IN-Voice4MPowerment
Fostering Social Inclusion in youth through the development of innovative choral pedagogies and digital technologies and practices
Website do projeto In-Voice4Empowerment já disponível!
O projeto Erasmus InVoice4MPowerment, do qual a APEM é parceira, já tem o seu website disponível: https://in-voice.schools.ac.cy/
O projeto tem como objetivo central a promoção da inclusão social através do desenvolvimento de um programa inovador multidisciplinar baseado nas artes, articulando-se em três eixos: práticas corais, criatividade e tecnologias. No novo website encontra informações sobre o projeto e seus parceiros – Espanha, Irlanda, Portugal, Letónia e Lituânia, coordenados pelo Ministério de Educação do Chipre, o promotor do projeto.
O site está em permanente construção e ambiciona tornar-se numa plataforma de recursos para o desenvolvimento articulado destes três eixos. Contemplará uma área de recursos formativos para profissionais ligados à música e à inclusão social, um e-book e uma plataforma de partilha de recursos.
Ler mais...InVoice4Empowerment - Projeto Piloto
Carolina Gaspar (esquerda) e Ana Leonor Pereira (direita)
Depois do Training and Learning Event no Chipre, no passado mês de março, as sócias da APEM Ana Leonor Pereira e Carolina Gaspar preparam-se para implementar o projeto piloto InVoice4MPowerment, focado na inclusão social da prática vocal, da exploração do potencial criativo e da integração das tecnologias nas práticas corais. A expetativa é que estas duas profissionais possam colocar em prática nos seus contextos profissionais as premissas que trouxeram deste rico evento formativo. Para isso, decorreram este mês várias reuniões online de preparação deste projeto piloto entre a equipa APEM, os coordenadores do Projeto e as duas professoras.
Ler mais...Erasmus In-Voice4MPowerment – Chipre
A APEM esteve no Chipre a participar no 2nd Transnational Meeting, de 6 a 11 de fevereiro, no contexto do projeto Erasmus In-Voice4MPowerment, promovido pelo Ministério de Educação do Chipre, do qual é parceira, juntamente com Espanha, Irlanda, Lituânia e Letónia. O In-Voice4MPowerment é um projeto focado na inclusão social através da articulação de três eixos: prática vocal, criatividade e tecnologias. Neste evento, a APEM foi representada por Carlos Batalha e Lina Trindade Santos, que trabalharam de forma intensa com os parceiros representantes destes países.
Durante este Transnational Meeting, decorreu o Training and Learning Event do projeto, com formandos de todos os países. A APEM levou consigo duas formandas, as sócias Ana Carolina Gaspar e Ana Leonor Pereira, que tiveram oportunidade de participar nos diversos workshops de preparação para poderem implementar o projeto piloto nos seus contextos profissionais.
A semana foi intensa, com workshops dinamizados por representantes de todos os países, dedicados à prática vocal, à inclusão, ao movimento e às tecnologias. Carlos Batalha e Lina Trindade Santos participaram também como formadores, dinamizando o workshop “Music technology: apps and tools for choir leaders, choir members, and choir performances”. Lina Trindade Santos colaborou ainda no workshop “Music Technology: BandLab”, da cipriota Katherine Xenophontos, com uma apresentação dedicada aos processos de gravação digital.
Ler mais...1º Encontro Internacional do projeto Erasmus InVoice4MPowerment
O projeto In-Voice4MPowerment: Fostering social inclusion in youth through the development of innovative choral pedagogies and digital technologies and practices tem como principal objetivo, o desenvolvimento de um modelo de pedagogia coral inovadora e multidisciplinar que promova a inclusão social.
De 2 a 5 de junho, a APEM esteve em Klaipėda, a terceira maior cidade da Lituânia, para o 1º Encontro Internacional do projeto Erasmus InVoice4MPowerment. Nesta bela cidade, situada na costa do Mar Báltico, Carlos Batalha e Carlos Gomes, respetivamente das Equipas APEM e Cantar Mais, foram irrepreensivelmente recebidos pelos anfitriões lituanos que proporcionaram no primeiro dia uma visita a uma das escolas públicas da cidade (1º ao 12º ano). Nesta escola pública especial, com um currículo voltado para as artes (música, teatro e artes plásticas), vários coros de crianças de diferentes idades mostraram aos presentes o resultado do magnífico trabalho coral que ali acontece. Com uma forte tradição da prática do canto, nas escolas lituanas a música tem mais espaço nos currículos ao longo da vida escolar dos alunos. Na escola que visitámos a prática coral e musical chega a ocupar cerca de 4 horas por semana!
Os dias seguintes decorreram na Faculdade das Artes de Klaipėda e, após várias sessões em videoconferência, foi bom poder interagir presencialmente e conhecer de outra forma cada um dos participantes. Seguindo o programa delineado pelo Chipre - coordenadores do projeto – foi possível assistir a várias apresentações e workshops programados, partilhar e conhecer as realidades da prática coral e musical de cada país.
Inclusão social, práticas corais e tecnologia foram alguns dos temas que estiveram contidos nas apresentações e discussões - à APEM coube a apresentação do Projeto Cantar Mais e uma apresentação sobre “O lugar da tecnologia musical nos coros”.
Nestas apresentações foram identificadas práticas e necessidades muito diversas, tanto ao nível do número de horas dedicado à música ou à existência ou não de coros nas escolas, como pela carência de formação em diversas áreas como as tecnologias ou a utilização do movimento na performance coral.
Um dos pontos fortes deste projeto Erasmus será a possibilidade de aprender e partilhar formas de fazer música e incluir todos com a música de todos, mas, sem dúvida, será também um desafio criar um programa de formação ideal, inovador e transformador - um dos resultados planeados - e identificar e integrar os professores e especialistas necessários para atingir os objetivos delineados.
Este será o trabalho a desenvolver nos próximos meses para o encontro formativo em fevereiro no Chipre.
Greitai pasimatysime! (Até breve, em Lituano)
Preparação do 1º Encontro na Lituânia (Klaipèda)
Já tiveram início os trabalhos relativos ao Projeto Erasmus + IN-Voice4MPowerment promovido pelo Ministério de Educação do Chipre e no qual a APEM é parceira, juntamente com instituições de Espanha, Irlanda, Letónia e Lituânia.
Tal como havíamos anunciado na nossa NL de fevereiro, o projeto, com o nome completo - In-Voice4MPowerment: Fostering social inclusion in youth through the development of innovative choral pedagogies and digital technologies and practices - tem como principal objetivo, o desenvolvimento de um modelo de pedagogia coral inovadora e multidisciplinar que promova a inclusão social.
Nesta primeira fase o coordenador do projeto, o Ministério da Educação do Chipre, organizou toda a documentação e apresentou o plano a seguir até 31 de janeiro de 2024. Desde o dia 1 de fevereiro de 2022, data oficial de arranque do projeto, realizaram-se já quatro encontros online entre os parceiros, com recurso a videoconferência. Nestes encontros, a APEM teve a oportunidade de conhecer as diferentes realidades de cada país participante no que diz respeito à prática do canto e ainda de dar a conhecer aos parceiros as nossas práticas corais e tradições nacionais. Esta fase de conhecimento mútuo é fundamental para se poder delinear uma estratégia de formação e de construção de recursos que permita atingir os vários resultados e objetivos propostos no plano do projeto.
A primeira reunião presencial está já agendada para o início do próximo mês de junho. Entre 3 e 5 de junho, Carlos Batalha e Carlos Gomes, Equipa APEM/CantarMais, estarão a representar a APEM na Lituânia, mais precisamente em Klaipėda, cidade que tem o único porto lituano no Mar Báltico.
Ler mais...1ª Reunião - Projeto Erasmus: In-Voice4Empowerment
A APEM irá participar e representar Portugal num novo projeto Erasmus que será realizado em colaboração com 6 países (Chipre, Espanha, Irlanda, Letónia, Lituânia e Portugal) e tem como principal objetivo desenvolver um modelo de pedagogia coral inovadora e multidisciplinar que promova a inclusão social. Pretende-se inspirar e capacitar não só professores de música e maestros de coros, mas todos os profissionais relacionados com a educação nas escolas. Serão também proporcionadas oportunidades de envolvimento de jovens que vivem em zonas de risco em projetos relacionados com a prática coral, resultando na sua inclusão nas escolas, comunidades locais e na sociedade em geral.
Iremos relatando nesta newsletter e no nosso site todos os desenvolvimentos deste projeto que ainda agora começou e que irá decorrer ao longo dos próximos dois anos.
Ler mais...Website do projeto In-Voice4Empowerment já disponível!
InVoice4Empowerment - Projeto Piloto
Erasmus In-Voice4MPowerment – Chipre
1º Encontro Internacional do projeto Erasmus InVoice4MPowerment
Preparação do 1º Encontro na Lituânia (Klaipèda)
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
Newsletter da APEM
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.
Apoios:
Contactos:
apem associação portuguesa de educação musical
Praça António Baião 5B Loja1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
© Associação Portuguesa de Educação Musical
© Associação Portuguesa de Educação Musical