Comunicação aos Agrupamentos de Escolas
Práticas musicais nas escolas em tempos de pandemia
Exmo(a). Senhor(a) Diretor(a) do Agrupamento/Escola Não Agrupada,
Após estes meses de isolamento social, as escolas retomam as suas dinâmicas diárias e alunos e professores voltam a encontrar-se na sala de aula. Face à inexistência de orientações oficiais relativamente à realização das atividades musicais presenciais nas escolas, no atual contexto de pandemia por COVID-19, a APEM toma a iniciativa de fazer chegar às direções dos agrupamentos e aos professores um conjunto de recomendações que assegurem a continuidade das práticas musicais nas melhores condições de segurança.
Tomando a música nas escolas como bem essencial para o equilíbrio e bem-estar social e emocional das crianças e jovens, vimos propor um conjunto de práticas pedagógicas e de organização educativa que sejam concomitantemente adequadas à aprendizagem musical e compatíveis com a atual conjuntura.
A dimensão coletiva e a natureza prática desta área artística - cantar, tocar, movimentar-se, criar e experimentar em grupo - exigem cuidados que vão além do uso da máscara e dos processos de higienização. Nestas recomendações, temos em conta as orientações da DGS, da DGE e os documentos de apoio ao trabalho das escolas no regresso à nova normalidade divulgado pelo Ministério da Educação.
São estas as sugestões/ contribuições da APEM para o desenvolvimento da prática musical nas escolas, em segurança:
- Considerar o desdobramento de turmas de música;
- Entrar no espaço de aula ou ensaio sempre com máscara;
- Reorganizar a sala de aula de música para ganhar espaço, por exemplo, retirando mesas e colocando cadeiras em círculo, evitando a disposição que implique os alunos virados frente a frente, como recomendado no documento1;
- Ter sempre disponível um pano e desinfetante com álcool a 70% para mãos, instrumentos musicais e outros acessórios acústicos ou eletrónicos (estantes, pequena percussão, baquetas, teclados, mesas de mistura, microfones, etc.) cada vez que são usados;
- Nunca partilhar instrumentos de sopro e avisar os encarregados de educação das regras;
- Manter porta e/ou janelas abertas;
- Recorrer ao espaço exterior da escola – recreios - para atividades de movimento e trabalho por grupos;
- Recorrer aos auditórios;
- Incluir na planificação das atividades musicais o recurso a plataformas, software e aplicações já usadas e com bons resultados para uma comunicação assíncrona (ver página de recursos web da APEM2 e do Plano Nacional das Artes3, entre outras);
- Planificar considerando que algumas atividades de performance musical podem ser gravadas pelos alunos para partilha em sala de aula e/ou enviadas ao professor.
- Incluir nas planificações atividades de aprendizagem autónoma de modo a facilitar a gestão do grupo e a realização de atividades diferenciadas em pequenos grupos.
- Adaptar instrumentos de avaliação às práticas pedagógicas adotadas e considerar a avaliação formativa no centro dos processos de ensino e aprendizagem.
As primeiras sessões/aulas de música, no reencontro dos alunos e dos professores de música no espaço específico da sala de música, são a oportunidade de se estabelecerem e clarificarem as regras e as rotinas específicas e próprias das atividades artísticas e musicais, que deverão acontecer ao longo do ano letivo, para a segurança de todos.
As regras e rotinas musicais estabelecidas numa interação construtiva entre professor e alunos, permitindo dar voz aos alunos sobre o que viveram e pensaram, possibilitará uma muito melhor interiorização desta “nova normalidade” que todos devemos cumprir. A música deve contribuir para o bem-estar dos alunos e é preferível cantar, tocar, e compor com máscara do que deixar de fazer música.
Aproveitamos para divulgar o Cantar Mais, uma plataforma online completamente gratuita, desenvolvida pela APEM. O universo de recursos artísticos e pedagógicos aqui reunido serve para apoiar o trabalho dos professores e as práticas musicais nas escolas, sendo esta plataforma uma ferramenta pedagógica com grande potencial para o desenvolvimento do trabalho musical autónomo dos alunos.
Deixamos ainda, um conjunto de sugestões de recursos de apoio ao trabalho dos professores – presencial e à distância - disponíveis na nossa página:
https://www.apem.org.pt/apoio-ao-professor/recursos-web/
1 https://www.dgeste.mec.pt/wp-content/uploads/2020/07/Orientacoes-DGESTE-20_21.pdf
2 https://apem.org.pt/apoio-ao-professor/recursos-web/
3 https://www.pna.gov.pt/recursos-educativos/
Manuela Encarnação
(Presidente da Direção da APEM)
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
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