Corpos Sociais

Corpos Sociais

Os Corpos Sociais da APEM são compostos por cinco elementos da Direção (Presidente, Secretário, Tesoureiro e Dois Vogais), quatro elementos da Assembleia Geral e três elementos do Conselho Fiscal. Consulte os atuais membros dos Corpos Sociais da APEM - 2022/2024.

Manuela Encarnação

Manuela Encarnação

Cargo: Presidente

Mestre em Ciências da Educação especialização em orientação da aprendizagem pelo Instituto de Educação da Universidade Católica, tem o Curso de Formação Avançada do Doutoramento em Educação, na área de especialização em Formação de Professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o CESE em Supervisão Pedagógica e Gestão da Formação pela Escola Superior de Educação de Lisboa e o Curso Geral de Canto e Composição da Escola de Música do Conservatório Nacional.
Professora de Educação Musical do Agrupamento Almeida Garrett onde exerceu diversos cargos de gestão pedagógica de 1990 a 2006. Formadora credenciada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Educação Musical/ Música, Concepção e Organização de Projetos Educativos e Didáticas Específicas (Educação Musical/ Música).
Orientadora pedagógica e professora tutora nos cursos de formação inicial variante de Educação Musical, a convite da Escola Superior de Educação de Lisboa entre 1991 e 2003. Tem diversas publicações em coautoria de livros escolares e de canções infantis.
É membro da Direção da APEM desde 2005 e Diretora do Centro de Formação da APEM desde 2009. Presidente da Direção da APEM desde 2016.
Membro do Conselho Científico do IAVE desde 2014. Em representação deste órgão, foi Conselheira do Conselho Nacional de Educação entre 2015 e 2021.
Carlos Batalha

Carlos Batalha

Cargo: Secretário

Nasceu em 1978, é Mestre em Ciências da Educação – Informática Educacional - pela Universidade Católica Portuguesa e licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa. É membro da direção e colabora com a APEM a tempo inteiro desde 2016 como formador, web developer e gestor e criador de formações online para o Centro de Formação da APEM. Foi docente de Música e Educação Musical na Escola Portuguesa de Díli, em Timor-Leste, no Agrupamento de Escolas de Vialonga, na Escola Superior de Educação de Lisboa, na Universidade Aberta, entre outras instituições. Formador credenciado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua nas áreas da Educação Musical/Música.
Na sua dissertação de mestrado desenvolveu investigação sobre a interação online de centenas de professores de música numa comunidade virtual de prática. Nesta investigação-ação pretendeu diminuir constrangimentos que afetam estes docentes no seu contexto letivo, nomeadamente, o isolamento e acomodação, a carência de recursos para a prática letiva, as poucas oportunidades de formação contínua e a visão menor do professor e da sua área disciplinar.
São áreas de interesse o ensino a distância, as tecnologias e a música, o desenvolvimento web e programação.
Nos seus tempos livres dedica-se à família, à música, pedestrianismo e causas ambientalistas.
Lina Trindade Santos

Lina Trindade Santos

Cargo: Tesoureiro

Professora de Educação Musical e de Música no Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, em Loures. Lecionou as áreas de Expressão Musical nos cursos de Técnico de Apoio à Infância e de Técnico de Apoio Psicossocial na Escola Profissional IPTrans.É licenciada em Ciências Musicais e mestre em Gestão de Sistemas e-Learning pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Assinou a coautoria de diversos projetos de manuais escolares. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Educação Musical/ Música, Expressão Musical, Educação em Música e Didática Específicas da Música. Atualmente, encontra-se ao serviço da APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical.
Ana Leonor Pereira

Ana Leonor Pereira

Cargo: Vogal

Mestre em Ciências da Fala pela ESSA/Universidade Católica, licenciada e profissionalizada em Canto pelo Conservatório de Haia e em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É bacharel em Canto pela ESML. Formadora creditada pelo CCPFC. Tem vários artigos científicos publicados e discos editados. Fundou o Teatro de Ópera Infantil do qual é directora artística. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista em Música. Lecciona nos mestrados em Ensino Vocacional da Música no ISEIT do Instituto Piaget de Almada e nos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra sendo, deste último, Directora Pedagógica.
Nuno Mendes

Nuno Mendes

Cargo: Vogal

Realizou estudos superiores em Direção Coral e Estudos Superiores Gregorianos (ESML- IPL), bem como em Ciências Musicais (FCSH-UNL) e Música (Royal Holloway College, Univ de Londres, PhD). O seu doutoramento repensa criticamente o conceito de modernismo musical em Portugal através da produção de poemas sinfónicos de Luís de Freitas Branco até 1916. Todavia, o seu interesse interdisciplinar levou-o a adotar um percurso profissional eclético, desde o ensino, passando pela direção coral, acompanhamento de performers, o canto, até à investigação musicológica e à política educativa e cultural. Trabalhou no Ministério da Educação, entre 1998 e 2001, no âmbito da revisão curricular do ensino especializado da música. Foi Presidente do Conselho Pedagógico, durante quatro anos, da Escola Superior de Música de Lisboa, e titular da cadeira de Metodologia e Didática Geral Aplicada à Performance no mestrado em música aí ministrado, pela 1ª vez, em 2009/10. Entre 2016 e 2019 foi Diretor Pedagógico da Metropolitana e Presidente da Academia Nacional Superior de Orquestra onde impulsionou a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura e a abertura de um mestrado em ensino da música. Foi também diretor pedagógico no ensino especializado da música de nível secundário, em Évora (1989-91) e na Fig. da Foz (1995-97 e 2010-16). Tem mais de 30 anos de experiência pedagógica em diversas disciplinas dos cursos básicos e secundários de música (ATC, História da Música, Acústica, Formação Musical, Coro), e posteriormente, de diversas cadeiras no ensino superior (Estudos de Estilos Musicais, Estética da Música, História e Sociologia da Música, Acústica, Organologia, Repertório do Canto, Metodologia da Pesquisa Musical/Projeto Musical, Música Renascentista, Modernismo Musical, Prática Coral, Seminário de Coro e de Direção Coral). Com várias participações em seminários e colóquios sobre música, educação e cultura, atualmente é investigador em música na Universidade de Londres, vogal da Direção da APEM desde junho de 2016, e conselheiro cultural na Fundação D. Luís I, em Cascais, desde fevereiro de 2018.

Presidente

Maria Teresa Macedo

Vice-Presidente

Graça Boal Palheiros

Prof. Coordenadora na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

1º Secretário

Henrique Piloto

Maestro – Professor na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.

2º Secretário

Gilberto Costa

Agrupamento de Escolas de Mafra - Cantar Mais

Presidente

Ana Mafalda Pernão

Plano Nacional das Artes

Vice-Presidente

Carlos Gomes

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade - Cantar Mais

Vice-Presidente

Ana Venade

Professora de Educação Musical do Agrupamento Almeida Garrett

A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

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©  Associação Portuguesa de Educação Musical

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