XVIII Encontro Nacional da APEM 2024
Música na Educação: A arte de selecionar repertório
Sócio APEM (necessário fazer login no site da APEM e ter as quotas atualizadas)
Presencial e online: 40€
Presencial: 30€
Online: 15€
Não Sócio (para se tornar sócio APEM, clique aqui)
Presencial e online: 80€
Presencial: 60€
Online: 30€
Ação de Formação de curta duração (6h) reconhecida e certificada pelo CFAPEM para os grupos 100, 110, 150, 250, 610 e todos os grupos M, de acordo com os artigos 6ºd), 7º n.2 e 8ºb) do RJFC - Dec.- Lei n.º22/2014 de 11 de fevereiro.
Os repertórios musicais na formação e educação musical e artística de crianças e jovens desempenham um papel crucial tanto no seu desenvolvimento musical, como cultural e social. A variedade de experiências musicais e culturais que a seleção de repertório pode trazer para o espaço do ensino e da aprendizagem musical, implica uma consideração de critérios que devem ser bem pensados, pesados, refletidos e equilibrados.
Sabendo-se que podem e devem existir especificidades de seleção de repertório de acordo com o nível, tipologia e objetivos do ensino e formação musical, a reflexão sobre a música enquanto objeto artístico e o seu impacto social, emocional e cognitivo, deve procurar ser abrangente, policentrada e flexível e incorporar ela própria o sentir de uma sociedade cada vez mais complexa e em constante e rápida mutação.
Neste sentido, e para que essa reflexão se adeque aos propósitos da contemporaneidade social, cultural, artística e educacional, inventariaram-se algumas ideias e possíveis implicações a ter em conta para a seleção de repertório, tais como:
- Diversidade cultural – incluir e explorar diferentes culturas e géneros musicais;
- Tipologias musicais – apresentar uma ampla variedade de géneros e estilos musicais;
- Relevância cultural – incluir músicas que se liguem às experiências e identidades das crianças e jovens;
- Desafio e acessibilidade – selecionar músicas tanto desafiadoras como acessíveis, adequadas ao nível das crianças e jovens e com grau de complexidade crescente;
- Contexto histórico – explorar repertórios de diferentes períodos históricos e ligar eventos históricos e culturais relevantes a peças musicais;
- Contribuição cultural e social – explorar músicas que se liguem a questões sociais e promovam reflexão crítica e democrática;
- Interdisciplinaridade – integrar músicas que se relacionem com outras áreas do conhecimento;
- Variedade de instrumentação – selecionar repertório para diferentes formações musicais e com diversidade de instrumentos;
- Envolvimento dos alunos – integrar a seleção de repertório das crianças e jovens.
Ao incorporar uma série de princípios, critérios e conceitos estruturantes na seleção de repertório musical para a formação e educação musical e artística das crianças e jovens, complexifica o processo, mas, simultaneamente, transforma a seleção de repertório num ato criativo formativo e formador.
É no quadro desta temática que se organiza o XVIII Encontro Nacional da APEM 2024 em duas modalidades: primeiro com apresentações online, decorrentes da chamada de comunicações e depois, presencialmente, com uma conferência e workshops. Pretendemos neste Encontro conhecer e divulgar projetos nas escolas e/ou nas comunidades, estudos de caso e projetos de investigação que se focaram na seleção de repertório musical, assim como proporcionar aos participantes um dia de vivências práticas, diversificadas e intensas de Música que, ao ser selecionada com Arte, pode transformar o processo e o ambiente de ensino e aprendizagem numa enriquecedora memória futura.
Manuela Encarnação
Presidente da Direção da APEM
O XVIII Encontro Nacional da APEM 2024 vai dedicar três dias online a comunicações orais sobre a temática do tema do Encontro.
Se está envolvido em projetos ou investigações sobre repertório musical, critérios de seleção, adequação de materiais musicais para o ensino, aprendizagem e fruição da música, temos o prazer de o/a convidar a submeter uma proposta de comunicação para avaliação e possível inclusão no programa do nosso Encontro.
Queremos apresentar e divulgar práticas/projetos/investigações que destaquem exemplos da relevância e impacto da seleção de repertório musical na aprendizagem musical em diversos níveis e contextos de ensino, assim como práticas pedagógicas e metodologias de trabalho para o uso do repertório.
As propostas podem cobrir uma variedade de tópicos, incluindo, mas não se limitando a:
- Exemplos de projetos que focam determinados repertórios para aprendizagens específicas, sejam aprendizagem instrumentais, sociais, históricas e/ou culturais.
- Estudos de caso que demonstram como a seleção de determinado repertório tem sido usada para ligar pessoas de diferentes origens e culturas.
- Investigações que analisam o impacto da seleção musical na motivação para a improvisação e criação musical.
- Projetos de investigação sobre análise de repertório para fins específicos.
Se estiver interessado em propor uma comunicação para apresentação durante o XVIII Encontro Nacional da APEM 2024, submeta a sua proposta de comunicação de acordo com as condições e prazos em baixo apresentados.
Estamos ansiosos para divulgar e aprender mais sobre os projetos e investigações realizados ou em curso e podermos proporcionar um diálogo significativo sobre a forma como o repertório musical e a seleção desse repertório tem um propósito e, nesse sentido, constitui uma dimensão essencial no conjunto de competências profissionais dos professores.
Condições para a Submissão de Propostas de Comunicações
Enviar num único documento a seguinte informação:
- Título da comunicação.
- Resumo da comunicação - entre 500 e 750 palavras.
- Palavras-chave – entre 3 e 5 palavras.
- Referências bibliográficas – mínimo 3 referências.
- Nota biográfica do autor - até 250 palavras.
O documento deve ser submetido através do preenchimento do formulário presente nesta página.
Prazos
- Data limite de submissão de comunicações – 30 de junho de 2024
- Respostas de admissão – até 15 de julho de 2024
Comissão Científica do XVIII Encontro Nacional da APEM 2024
- António Ângelo Vasconcelos (Instituto Politécnico de Setúbal)
- Eduardo Lopes (Universidade de Évora)
- Helena Vieira (Universidade do Minho)
- Manuela Encarnação (APEM)
- Mário Cardoso (Instituto Politécnico de Bragança)
Para submeter a sua proposta de comunicação, clique no seguinte link e preencha o formulário:
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
Newsletter da APEM
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.
Apoios:
Contactos:
apem associação portuguesa de educação musical
Praça António Baião 5B Loja1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
© Associação Portuguesa de Educação Musical
© Associação Portuguesa de Educação Musical