Índice das Revistas/Boletins

Disponibilizamos nesta página os índices dos boletins/revistas da Revista Portuguesa de Educação Musical desde o número 1, publicado em novembro de 1972, até ao 148, publicado em dezembro de 2022.

Os artigos assinalados com a opção de download, podem ser descarregados pelos sócios da APEM.

Se já é sócio, faça login ou regularize as suas quotas para ter acesso à sua área reservada.

Caso não seja sócio, torne-se sócio e beneficie de todos os recursos e vantagens disponíveis para sócios APEM.


Ano Autor Título Descarregar
1 1972 Martins, Maria de Lourdes X Congresso Internacional ISME – Julho de 1972
1 1972 Delfrati, Carlo Os problemas da educação musical em Itália
2 1973 Papineau-Couture, Jean Educação Musical – uma pirâmide
2 1973 Krauss, Egon A música, o indivíduo e a sociedade
2 1973 Werner, Robert J. Sugestão de um programa internacional para a formação do professor de música
2 1973 Moura, Miguel Graça A propósito do 1.º encontro Ruvina – a música e a tecnologia
2 1973 Santos, Arquimedes A propósito de um seminário de musicoterapia
3 1973 McKellar, Donald A. A sociomusicologia – novos horizontes para a educação musical
3 1973 Noric, Blazenka Música contemporânea nos primeiros anos do ensino de piano
3 1973 Gomes, Graziela Cintra Centro Calouste Gulbenkian de Paralisia Cerebral – comunicação ao simpósio da secção francesa da ISME
3 1973 Gomes, Graziela Cintra (compiladora) I Simpósio da APEM – respostas a um questionário
3 1973 Leal, Maria Salomé (compiladora) Questionário sobre o tema «Alguns problemas actuais da educação musical em Portugal» - respostas
3 1973 Chapman, Diane Curso de artes combinadas – Lady Mabel College
4 1973 Miranda, Gil Um aspecto da relação entre a música e a consciência
4 1973 Sasportes, José Uma dança nova para uma escola nova
4 1973 Morais, Domingos A música como actividade criadora – resumo da introdução do livro “Sound and Silence” do John Paynter e P. Aston
4 1973 Gloton, Robert; Clero, Claude As crianças e a música como actividade criadora
5 1974 Krauss, Egon O ensino da música como matéria obrigatória nas escolas primárias (Alemanha)
5 1974 Brito, Ana Maria (tradução) Um compositor examina o ensino da teoria musical
5 1974 Conde, Cecília A música e o homem
5 1974 Gomes, Graziela Cintra A família das flautas de bisel
6 1974 Schafer, R. Murray O que é a música?
6 1974 Martins, Maria de Lourdes Viagem a Inglaterra organizada pelo British Council (16 a 23 de Setembro de 1973)
6 1974 Schafer, R. Murray Charles Ives e “Perspectivas”
6 1974 Krauss, Egon O mundo da educação no presente e no futuro
7 1974 Benson, Warren Qualquer criança pode criar
7 1974 Martins, Maria Helena Respostas ao inquérito sobre a aula de canto coral
7 1974 Schmidt, P. Integre-se no século XX – explore o conhecido e desconhecido na música contemporãnea
7 1974 Sousa, Maria de Jesus Oliveira Vantagens da educação musical
7 1974 Martins, Maria de Lourdes Relatório dos Cursos de Orff-Schulwerk realizados no Brasil
8 1975 Martins, Maria de Lourdes Seminário Internacional - Tóquio
8 1975 Martins, Maria de Lourdes XI Congresso Internacional ISME
8 1975 Gomes, Graziela Cintra I Congresso Internacional de Musicoterapia
8 1975 Ribeiro, Adriana de Oliveira Ritmo é tudo
9 1975 Schafer, R. Murray Música para papel e madeira
9 1975 Wild, Karen Educação rítmica com os invisuais
9 1975 Dilmore, Ward Participação dos pais
9 1975 Cykler, Edmund Objectivos de uma educação musical integrada
10 1975 Martins, Maria de Lourdes Seminário “Os princípios de Kodály na prática” – relatório do seminário de Lisboa
10 1975 Macedo, Maria Teresa Seminário “Os princípios de Kodály na prática” – relatório do seminário do Porto
10 1975 Sipos, Eva Seminário “Os princípios de Kodály na prática” – métodos para ditado musical
10 1975 Ugrin, Gabor Seminário “Os princípios de Kodály na prática” – o ensino de solfejo na escola secundária
10 1975 Sousa, Maria de Jesus Oliveira e outros Semana Nacional da Música – Relatório das sessões de música activa nas escolas
11 1976 Porchier, Louis Educação estética: luxo ou necessidade
11 1976 Martins, Maria de Lourdes Visita de estudo à Alemanha Federal
11 1976 Wandshneider, Maria Fernanda e Rebelo, Melina Curso de didáctica pianística pela professora Hanna Lachertowa
11 1976 Luna, Assis de O ensino da música na Polónia – entrevista de Hanna Lachertowa ao jornal O Dia
11 1976 Lachertowa, Hanna Chopin como pedagogo
12 1976 Cunha, Edna e outros Notação musical
12 1976 Martins, Maria de Lourdes Notação musical – resumo e adaptação do artigo correspondente da Enciclopédia de Música Fasquelle
12 1976 Martins, Maria de Lourdes Notação contemporânea
12 1976 Delfrati, Carlo Criatividade na educação musical – uma hipótese
13 1976 Ferrão, Ana Maria A educação musical na Polónia – impressões de uma breve estadia
13 1976 Gomes, Graziela Cintra Música, movimento e drama – um projecto experimental nas escolas primárias em Portugal
13 1976 Pessoa, Margarida A música na Índia
13 1976 Ferreira, Adília Nunes Estaremos finalmente no bom caminho?
14 1976 Peixinho, Jorge Algumas reflexões sobre a educação do músico criador
14 1976 Martins, Maria de Lourdes Elementos necessários à formação do professor de música tendo em vista a educação musical permanente
14 1976 Gainza, Violeta Hemsy de A música na educação especial
15 1977 Montbrun, Raymond Gallois A importância do ensino superior face às novas exigências das actividades profissionais
15 1977 Westervelt, Marie Uma experiência de educação integrada
15 1977 Wieblitz, Ernst Curso de construção de instrumentos – introdução ao filme realizado pelo ITE
16 1977 Moreno, Joseph A musicoterapia não directiva – uma abordagem à musicoterapia com crianças
16 1977 Ribeiro, Maria de Lourdes Álvares Sonoplastia de erros fonéticos – sua relação com a psicologia topológica
16 1977 Comissão do Conselho de Música da República Federal da Alemanha (trad. Maria Alice Barros) Educação musical pré-escolar (Congresso ISME 1976)
16 1977 Ribeiro, Bela Prémio Olga Violante
17 1977 Canhão, Joel Aspectos da técnica pianística
17 1977 Komorowska, Magorzata Relatório de uma viagem de estudo de 10 dias em Portugal
17 1977 Carvalho, Doris Hoyer de Etapas do processo musicoterápico
18 1977 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 1.ª Carta aos sócios
18 1977 APEM Programa de Actividades para o Biénio 1977/79
18 1977 Fonte, José Ribeiro da (relator) A educação do músico amador – relatório das conclusões do seminário realizado de 19 a 23/09/77
19 1978 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 2.ª Carta aos sócios
19 1978 Krauss, Egon Comunicação de fundo ao Seminário Internacional ISME 1977
19 1978 Gomes, Graziela Cintra e outros Meio ambiente sonoro – criatividade musical: relatório dos participantes no seminário orientado por R.M.Schafer
20 1978 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 3.ª Carta aos sócios
20 1978 Nunes, João David Curso de informação sobre música «pop»
20 1978 Macedo, Maria Teresa e outros Meio ambiente sonoro – criatividade musical: relatório dos participantes no seminário orientado por R.M.Schafer (continuação)
21 1978 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 4.ª Carta aos sócios
21 1978 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Breves recordações da introdução em Portugal do método Willems e um voto
21 1978 Correia, Maria Helena O ensino da música
21 1978 Ribeiro, Maria de Lourdes Álvares A pedagogia pianística da criança e a sua evolução
22 1978 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 5.ª Carta aos sócios
22 1978 Schafer, R. Murray O meio ambiente sonoro e a criatividade musical
22 1978 Soares, José Firmino de Morais Impressões de uma viagem de estudo a Paris
22 1978 Macedo, Maria Teresa Relembrando o Professor Edgar Willems
23 1979 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 6.ª Carta aos sócios
23 1979 Santos, Maria Luísa Gomes Franz Schubert – 150.º aniversário
23 1979 * Música para crianças – projectos vindos de todas as partes do mundo, apresentados em Bonn
24 1979 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 7.ª Carta aos sócios
24 1979 Portugal, José Blanc de Tradição e inovação – o ensino musical a partir do universo sonoro
24 1979 Correia, Fernanda Canelhas Escola dos Cedros – pequeno balanço de um ano de iniciação musical no serviço de recuperação de deficientes mentais
25 1979 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 8.ª Carta aos sócios
25 1979 Fleuret, Maurice A galeria sonora
25 1979 Rocha, Carmen Maria Mettig Edgar Willems
26 1979 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 9.ª Carta aos sócios
26 1979 APEM Programa de Actividades para o Biénio 1979/81
26 1979 Hennig, Heinz Aulas de regência coral – extractos dos livros de registo de aulas, compilados por Johannes Moesus
26 1979 * Musicoterapia – jornadas de informação da secção francesa ISME
27 1980 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 10.ª Carta aos sócios
27 1980 Popper, Karl Autocrítica criativa na ciência e na arte
27 1980 Jakoby, Richard Estimulando músicos jovens na Alemanha Federal
28 1980 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 11.ª Carta aos sócios
28 1980 Ribas, Tomás Folclore, cultura e educação
28 1980 APEM Homenagem a Frederico de Freitas
28 1980 Latino, Adriana; Gomes, Graziela Cintra Viagem de estudo à Alemanha Federal
29 1980 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 12.ª Carta aos sócios
29 1980 Soares, José Firmino de Morais Valor artístico e psico-pedagógico dos grupos corais e instrumentais no ensino preparatório
29 1980 Latino, Adriana; Gomes, Graziela Cintra Viagem de estudo à Alemanha Federal
30 1980 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 13.ª Carta aos sócios
30 1980 Martins, Maria de Lourdes Tradição nacional e educação musical
30 1980 Prim, Fernanda Magno Dança em cadeira de rodas
30 1980 Gomes, Graziela Cintra Musicoterapia/Reeducação expressiva – Portugal 1970-80
30 1980 Ernst, Berta Arte gráfica como novo método de ensino da música
31 1981 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 14.ª Carta aos sócios
31 1981 Lutoslawski, Witold A situação da música no mundo actual
31 1981 Gomes, Graziela Cintra Alguns aspectos da educação musical e da sua organização internacional – resumo da conferência de Frank Callaway
31 1981 Ávila, Humberto d’ Educar pela música
31 1981 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Regionalizar para nacionalizar
32 1981 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 15.ª Carta aos sócios
32 1981 Oliveira, Ernesto Veiga de O cavaquinho, o braguinha e o ukulele
32 1981 Morais, Manuel Um cancioneiro português inédito do século XVI
32 1981 Santos, Arquimedes Nota acerca duma reeducação expressivo-musical
32 1981 Rocha, Carmen Maria Mettig Problemas existem – soluções quais?
33 1981 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 16.ª Carta aos sócios
33 1981 Mednikarov Problemas vocais e de repertório na actividade dos coros infantis
34 1981 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 17.ª Carta aos sócios
34 1981 Uhro, Ellen Novos caminhos na educação musical e na formação dos professores na Finlândia
34 1981 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Educação artística
36 1982 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 18.ª Carta aos sócios
36 1982 Nobre, Maria José A formação do professor de música
36 1982 Roscher, Wolfgang Educação poli-estética
37 1982 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 19.ª Carta aos sócios
37 1982 Schafer, R. Murray Carta aos participantes portugueses do seminário “O meio ambiente sonoro – criatividade musical”
37 1982 Cresta, Michel A ilha da utopia existe… - as classes musicais de Thiais
37 1982 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Prémio Olga Violante
37 1982 Ribeiro, Bela Prémio Olga Violante
37 1982 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Palavras de Abertura do I Encontro Nacional de Musicologia
37 1982 Barbosa, Maria Augusta Alves Algumas palavras sobre o Departamento de Ciências Musicais da F.C.S.H. (Universidade Nova de Lisboa)
37 1982 Leça, Carlos Pontes A experiência de edição musicográfica na revista Colóquio-Artes 1971-1982 seguido de índice ideográfico dos textos sobre música
37 1982 Nery, Rui Vieira Relatório de uma iniciativa desapercebida
39 1983 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 20.ª Carta aos sócios
39 1983 Alvin, Juliette Fundamentos psicopedagógicos da musicoterapia
39 1983 Bang, Claus Um mundo do som e da música
39 1983 Gomes, Graziela Cintra A música ao serviço dos deficientes – educação especializada
39 1983 Wallin, Nils L. Seminário Internacional de Musicoterapia – palavras do secretário executivo do Conselho Internacional da Música
39 1983 Gainza, Violeta Hemsy de Reflexões acerca da musicoterapia e da educação especial
39 1983 Verdeau-Paillés, Jacqueline O papel da música no equilíbrio e adaptação do indivíduo
39 1983 Prim, Fernanda; Macedo, Margarida Interdisciplinaridade – uma experiência com crianças com paralisia cerebral
39 1983 Santos, Arquimedes Reeducação expressivo-musical
41 1984 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 21.ª Carta aos sócios
41 1984 Matos, Manuel Cadafaz de Entrevista com o professor Rodolfo Zubrisky
41 1984 Brito, Manuel Carlos de Dados inéditos sobre instrumentos musicais no século XVIII, Alguns
41 1984 Quinhones-Levy, Pilar Torres Sobre as diferenças existentes entre a família dos violinos e a das violas da gamba.
41 1984 Ferreira, João Trindade Notas à margem de uma experiência
41 1984 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Um projecto intitulado escolas/academias de função artística
41 1984 Azevedo, Luís Heitor Correia de Educação auditiva e música tradicional
41 1984 Scott, Carol Rogel Onde estivemos e para onde vamos?
41 1984 Bryan, John No nevoeiro dos tempos
42 1984 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 22.ª Carta aos sócios
42 1984 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Palavras de Abertura do II Encontro Nacional de Musicologia
42 1984 Morais, Domingos O estado presente da etnomusicologia em Portugal
42 1984 Kastner, Macário Santiago A harpa em Portugal (séculos XIV a XVIII)
42 1984 Brito, Manuel Carlos de Fontes para a história da ópera em Portugal no século XVIII (1708 a 1793)
42 1984 Cranmer, David A carreira de Carlos Porto, cantor português (?) do século XIX
42 1984 Portugal, José Blanc de Organistas e organeiros portugueses do século XIX num manuscrito de Melitão Lúcio Garcia Coelho
42 1984 Ávila, Humberto d’ José Relvas, político músico
42 1984 Oliveira, Fernando Corrêa de No 35.º aniversário do aparecimento do primeiro sistema português de composição: A simetria sonora
42 1984 Lima, Cândido Perspectivas do ensino da composição
44 1985 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 23.ª Carta aos sócios
44 1985 Ávila, Humberto d’ A conjuntura musical na sociedade portuguesa
44 1985 Nunes, António dos Santos Potencialidades dos instrumentos de plectro
44 1985 Gomes, Graziela Cintra Formação musical do professor do ensino primário em exercício
44 1985 Angeleri, Franco Interpretação musical e instrumentos históricos
44 1985 Alexander, Gerda A importância da eutonia na educação musical
44 1985 Gainza, Violeta Hemsy de Conversas com Gerda Alexander
44 1985 Martins, Maria de Lourdes Perspectivas do ensino da composição
44 1985 Martins, Maria de Lourdes O impacto do estudo da composição na atitude do jovem perante a vida
44 1985 Gomes, Graziela Cintra XVI Congresso Mundial ISME – música para um pequeno planeta
44 1985 Soares, Maria da Conceição Aprendizagem – desenvolvimento – criatividade da criança
45 1985 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 24.ª Carta aos sócios
45 1985 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Palavras de Abertura do Seminário de Educação Musical e Música no Ensino Especial
45 1985 Branco, João de Freitas Funcionalidade da disciplina de estética em diferentes ramos e graus de ensino
45 1985 Silva,Wanda Ribeiro da Projecto alternativo para a educação – Viver o corpo…Dançar a vida
45 1985 Uhro, Ellen The Role of Music in Finland from the Kindergarten to the University
45 1985 Mota, Graça Teorias da aprendizagem – que implicações na educação musical ao nível da escolaridade básica
45 1985 Verdeau-Paillés, Jacqueline Approche méthodologique en musicothérapie
45 1985 Santos, Arquimedes Acerca da musicoterapia e música no ensino especial
46 1985 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 25.ª Carta aos sócios
46 1985 Oliveira, Elisabete Dimensões e funções de uma educação estética integral
46 1985 Ferreira, Maria do Céu Matos As expressões artísticas na formação dos professores
46 1985 Batalha, Ana Paula Emergência do sentido rítmico
46 1985 Ribeiro, Maria de Lourdes Álvares A estética através da forma
46 1985 Smith, Ronald ISME: past, present and future
46 1985 Castelo-Branco, Salwa Perspectivas sobre a etnomusicologia e a educação musical em Portugal, Algumas
46 1985 Oliveira, Fernando Corrêa de Educação musical e pianística de vanguarda
46 1985 Warwick, Auriel Music Therapy – definition, training and application in special education
46 1985 Lecourt, Edith Musicothérapie de la structure musicale à la structure psychique
47 1985 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 26.ª Carta aos sócios
47 1985 Brito, Manuel Carlos de Bach, Händel, Scarlatti – um projecto para as escolas preparatórias
47 1985 Bryan, John Early music: the educational challenge
47 1985 Liberovici, Sergio L’opera dei bambini
47 1985 Sprogis, Eric L’institut de pédagogie musicale
47 1985 Glynne-Jones, Marjorie Profiling pupils achievments in music in Great Britain
47 1985 Rangel, Eugénia; Carneiro, Isabel O papel da investigação na implementação da educação musical em Portugal
47 1985 Oliveira, António José de Música e envolvimento
47 1985 Chamusco, Rui A música e a criança instável
47 1985 Rosa, Maria da Graça V. M. da Cruz Relato de uma experiência
47 1985 Moreno, Joseph Multi-Cultural music therapy and music education: the world music connection
48 1986 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 27.ª Carta aos sócios
48 1986 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Palavras de Abertura do III Encontro Nacional de Musicologia
48 1986 Blacking, John Musicology and the Extension of Musical Praxis and Human Musical Experience
48 1986 Castro, Paulo Ferreira de Conhecimento histórico em musicologia
48 1986 Nery, Rui Vieira A musicologia e a prática da música antiga
48 1986 Brito, Manuel Carlos de A musicologia portuguesa no contexto da musicologia internacional
48 1986 Lima, Cândido Xenakis, musicólogo
48 1986 Brito, Manuel Carlos de «A kinf of Rousseau but still more original»: novos dados sobre o abade António da Costa
48 1986 Cranmer, David Opiniões estrangeiras sobre dois músicos portugueses: J.D. Bomtempo e J.A. Canongia
48 1986 Ávila, Humberto d’ Claros e escuros na história da fundação do Conservatório de Lisboa
48 1986 Doderer, Gerhard Contribuição problemática da afinação dos instrumentos de tecla na Península Ibérica durante o século XVIII
48 1986 Castelo-Branco, Salwa A etnomusicologia urbana: uma introdução
48 1986 Cardoso, José Maria Pedrosa Papel social de um coro amador da área de Lisboa
48 1986 Aresta, Paula; Gomes, Bernardo Azevedo O Hotclub de Portugal: uma instituição sócio-musical lisboeta
48 1986 Giga, Idalete; Gaio, Ana Isabel O fenómeno rock em Lisboa
48 1986 Cymbron, Luísa; Cruz, Nuno Ivo A importância da música na publicidade em Portugal
49 1986 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 28.ª Carta aos sócios
49 1986 Blanco, José Discurso de Encerramento do III Encontro Nacional de Musicologia
49 1986 Nunes, Elisabeth Évora Algumas achegas da relação espacio-temporal na educação estética
49 1986 Morais, Domingos A música como factor determinante na prática associativa e cultural de um bairro suburbano do distrito de Lisboa
49 1986 Macedo, Maria Teresa A formação musical nas escolas profissionais de música
49 1986 Correia, Maria Helena A Educação Musical em países em vias de desenvolvimento (algumas achegas sobre o caso de Portugal)
49 1986 Fenwick, Angela M. Music therapy with partially-sighted children
49 1986 Moog, Helmut Systematic auditory education with menthally handicapped children
49 1986 Verdeau-Paillés, Jacqueline Approche méthodologique en musicothérapie
50 1986 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 29.ª Carta aos sócios
50 1986 Latino. Adriana 150 anos do Conservatório Nacional
50 1986 Canhão, Joel Perspectivas da minha vida de professor
50 1986 APEM Relatório e Contas da Direcção - Exercício de 1985/86
51 1986 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 30.ª Carta aos Sócios
51 1986 Mota, Graça A formação de professores de Educação Musical – que futuro?
51 1986 Gomes, Graziela Cintra Escola Superior de Educação pela Arte – Experiência pedagógica no Conservatório Nacional (1971-1984)
51 1986 Costa, Fernando Movimento e som – equação biunívoca
51 1986 Brito, Manuel Carlos de Tradição e inovação: lugar da perspectiva histórica no ensino e na prática musical
51 1986 Latino, Adriana Índice dos artigos publicados nos Boletins 1 a 50.
52 1987 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 31.ª Carta aos Sócios
52 1987 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Palavras de Abertura – IV Encontro Nacional de Musicologia
52 1987 Whittall, Arnold Current trends in musical analysis
52 1987 Brito, Manuel Carlos de Texto, contexto e discurso sonoro: o musicólogo histórico e o analista perante a música
52 1987 Castelo-Branco, Salwa Reflexões sobre a mudança musical
52 1987 Carvalho, João F. Soeiro de; Oliveira, M. de S. José Monsanto, uma tradição musical em mudança
52 1987 Borges, Maria José; Miranda, Zélia Maria O culto religioso judaico: alguns aspectos da actual prática musical da comunidade lisboeta
52 1987 Bustarret, Francisca Reynolds Mudança musical, um caso no Alto Alentejo
52 1987 Correia, Maria Clara; Neves, Rosa Clara «Sementes» e a etnomusicologia em Portugal
52 1987 Cuesta, Ismael Fernández de la La música medieval nel contexto ibérico
52 1987 Duprat, Régis A polifonia seiscentista portuguesa em Minas Gerais no século XVIII
52 1987 Cruz, Manuel Ivo Ópera portuguesa no Brasil no século XVIII
52 1987 Pina Filho, Braz Pompeu de O teatro e a música portugesa em Goiás, séculos XVIII e XIX – óperas
52 1987 Carvalho, Mário Vieira de Eça de Queiroz e a ópera
52 1987 Cranmer, David Bellini: uma perspectiva portuguesa
52 1987 Antelo, Xoan Manuel Carreira Os apuntes para la historia musical del reino lusitano de José M. Varela Silvari ( A Coruña, 1848-Madrid, 1926)
52 1987 Meer, John Henry van der Iconografia musical e organologia
52 1987 Andrade, Isabel Freire de Primeiros passos no levantamento da iconografia musical em Portugal.
52 1987 Latino, Adriana A representação de instrumentos musicais em alguns presépios de Machado de Castro
52 1987 Martín, Mariano Flauta de pico? Flauta travesera? Como saber cuando una obra fue escrita para flauta de pico o flauta travesera durante el perío
52 1987 Pereira, Luís Esteves Cravos, espinetas, virginais e que mais...?
52 1987 Meer, John Henry van der Um cravo português desconhecido em propriedade particular na Alemanha
52 1987 Doderer, Gerhard Subsídios para a história dos órgãos do Convento de Mafra
52 1987 Carvalho, João F. Soeiro de A sanfona em Portugal
52 1987 Cymbron, Luísa O piano e a sociedade oitocentista açoriana: subsídios para um estudo organológico dos instrumentos em Ponta Delgada
52 1987 Cranmer, David Órgãos dos Açores
53 1987 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 32.ª Carta aos Sócios
53 1987 Martins, Maria de Lourdes Carl Orff – o pedagogo
53 1987 Serrão, Maria João A voz – sinal do ser
53 1987 Tafuri, Johanella Educação Musical nas escolas primárias
53 1987 Peixoto, Domingos O ensino da música nos estabelecimentos de ensino particular
53 1987 Quartin, Glicínia A função do drama na educação
53 1987 Santos, Arquimedes Psicopedagogia da educação pela arte, sua razão de ser
54 1987 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 33.ª Carta aos Sócios
54 1987 Correia, Luísa ; Ferreira, Ilda O ensino da música nas escolas secundárias
54 1987 Flusser, Víctor Centre de formation de musiciens intervenant à l’école
54 1987 Alvin, Juliette Fundamentos psicopedagógicos da musicoterapia
54 1987 Nóvoa, António Para uma educação da arte pela arte
54 1987 Martins, Adelino Grupo de instrumentos de sopro de Coimbra
54 1987 APEM Relatório e contas da Direcção – Parecer do Conselho Fiscal. Exercício de 1986/87
54 1987 APEM Programa de actividades para 1987/89
55 1987 Perdigão, Maria Madalena Artur Santos
55 1987 Abreu, Maria Amélia Artur Santos
55 1987 Martins, Maria de Lourdes Artur Santos
55 1987 Mella, Maria Fernanda Artur Santos
55 1987 Pires, Filipe Artur Santos
55 1987 Rebello, Luiz Francisco Artur Santos
55 1987 Sousa, José Bom de Artur Santos
55 1987 Canhão, Joel Um músico português do século XVII na corte de Pequim – o Padre Tomás Pereira
55 1987 Verdeau-Paillés, Jacqueline; Caladou, Jean-Marie Guiraud As técnicas psicomusicais activas de grupo e a sua aplicação em psiquiatria
55 1987 Gomes, Maria do Carmo da Conceição Panorama actual do ensino da música na escola portuguesa
55 1987 Gomes, Graziela Cintra Índice das cassetes Inter Nationes
56 1988 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 34.ª Carta aos Sócios
56 1988 Leça, Carlos de Pontes Artur Santos
56 1988 Peixinho, Jorge Artur Santos
56 1988 Pais, Natália Intervenção da expressão criativa no centro artístico infantil
56 1988 Cruz, Cristina Brito Zoltán Kodály – um novo conceito de formação musical e a sua aplicação nas escolas húngaras
56 1988 Cabral, António Caldeira Situação e problemas do ensino da música em Portugal
56 1988 Rasmussen, Henning Bro A Educação Musical na Dinamarca hoje em dia
57 1988 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 35.ª Carta aos Sócios
57 1988 Brauchli, Bernard O clavicórdio
57 1988 Morais, Domingos Casa Verdades de Faria – Museu da Música Regional Portuguesa
57 1988 Ribeiro, Maria de Lourdes Álvares Os clusters na iniciação ao piano
57 1988 Kastener, M. Santiago; Levy, Pilar Torres de Quinhones; Brito, Manuel Carlos de Bach, Händel, Scarlatti, Berg
57 1988 Henriques, Miguel Concursos Juventude Musical Portuguesa 1988
57 1988 Artiaga, Maria José Introdução ao documento síntese: proposta de reorganização dos planos curriculares dos ensinos básico e secundário – a inserção
58 1988 Perdigão, Maria Madalena Palavras de Abertura – V Encontro Nacional de Musicologia
58 1988 Branco, João de Freitas; Nery, Rui Vieira; Kastner, M. Santiago; Brito, Manuel Carlos de A historiografia musical portuguesa – mesa redonda
58 1988 Meer, John Henry van der Um cravo português desconhecido em propriedade particular em Inglaterra
58 1988 Ávila, Humberto d’ O piano tessaradecatónico de Sampaio Bruno.
58 1988 Kirk, Carolyn A moda vienense da opéra-comique
58 1988 Cranmer, David Autógrafo ou cópia? Partituras das óperas de Marcos Portugal e Valentino Fioravanti escritas para o teatro São Carlos
58 1988 Barreto, Jorge Lima Música minimal repetitiva
58 1988 Cymbron, Luísa; Latino, Adriana Música e liturgia na historiografia açoriana quinhentista e seiscentista
58 1988 Alvarenga, João Pedro d’ A música litúrgica na Sé de Braga no século XVI: observações sobre o conhecimento actual
58 1988 Doderer, Gerhard A função do órgão na liturgia portuguesa do século XVII
58 1988 Borges, Maria José; Gomes, Bernardo Azevedo As representações musicais nos códices de Leitura Nova: elementos para o estudo da prática musical e o seu contexto ideológico n
58 1988 Sardo, Susana O papel do grupo folclórico (federado) no contexto da música popular portuguesa
58 1988 Correia, Maria Clara; Neves, Rosa Clara Análise da produção discográfica dos grupos de recolha e divulgação de música popular portuguesa
58 1988 Carreira, Xoan Manuel Reflexion biografica sobre Juan Pedro Almeyda Mota
59 1988 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 36.ª Carta aos Sócios
59 1988 Boal Palheiros, Graça Jos Wuytack – 30 anos ao serviço da pedagogia musical
59 1988 Kemp, Anthony; Freeman, Susan Novas directrizes para a música na escola primária e para a formação de professores
59 1988 Kárpati, Andrea Interdisciplinaridade - um novo projecto de educação artística na Hungria
59 1988 Correia, Maria Clara Recensão a: Carlos Gonçalves, Música para as Crianças
59 1988 Prim, Fernanda Magno Recensão a: Clifford K. Madsen e Charles H. Madsen, Investigación experimental en música
59 1988 APEM Relatório e contas da Direcção – Parecer do Conselho Fiscal. Exercício de 1987/88
59 1988 APEM Estatutos
60 1989 Perdigão, Maria Madalena 37.ª Carta aos Sócios
60 1989 Doderer, Gerhard; Latino, Adriana; Gaio, Ana Isabel; Alvarenga, João Pedro d’ Música e Músicos Ibéricos dos séculos XVI e XVII
60 1989 Prado, Laura Software com características musicais, algumas considerações
60 1989 Földes, Imre Vinte e cinco anos de ensino da história da música
60 1989 Santos, João Chaves Dia Mundial da Criança
60 1989 Pinto, Tiago de Oliveira Recensão a: Margot Dias, Instrumentos musicais de Moçambique
61 1989 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo 38ª Carta aos sócios
61 1989 Barreiros, Nuno Armando José Fernandes
61 1989 Falcão, Rui; Dias, António Sousa Projecto Intelmúsica – objectivos e situação actual
61 1989 Pereira, Paulo Valente O ensino da música em Portugal
61 1989 Doderer, Gerhard,; Latino, Adriana e Gaio, Ana Isabel; Alvarenga, João Pedro d’ Música e músicos ibéricos dos séculos XVI e XVII
61 1989 Correia, Maria Clara Recensão a: Maria de Lourdes Martins, A criança e a música
61 1989 Latino, Adriana; Gomes, Graziela Cintra Índice dos artigos publicados nos boletins 51 a 60
62 1989 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Palavras de Boas Vindas – VI Encontro Nacional de Musicologia
62 1989 Gerhard, Anselm Lieu et espace comme élements de une dramaturgie musicale
62 1989 Carvalho, Mário Vieira de Semiologia da Música e Dramaturgia Musical: aspectos de uma relação necessária
62 1989 Kirk, Carolyn M. Primeiros passos para o aparecimento do maestro de ópera nos países alemães
62 1989 Castro, Paulo Ferreira de Análise e dramaturgia: um exemplo mozartiano
62 1989 Cranmer, David As primeiras execuções em Portugal de óperas de Mozart
62 1989 Ávila, Humberto d’ Deveres de um mestre de música nos teatros de Lisboa nos começos do século XIX
62 1989 Blanquet, Maria Antónia Virgili Teatro y música en Castilla (1580-1650): aportación documental
62 1989 Klitz, Brian Phenomena of traditional urban music: Precursors of jazz in América 1865-1927
62 1989 Meer, John Henry van der O tratamento do património instrumental
62 1989 Manzano, Reynaldo Fernandez; Lazo, Francisco Senra La documentación musical de Andaluzia y su tratamiento
62 1989 Andrade, Isabel Maria Freire de Edições Periódicas de Música e Periódicos Musicais em Portugal
62 1989 Giga, Idalete Garcia O espólio etnomusicológico de Vergílio Pereira
63 1989 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Dia Mundial da Música – 1 de Outubro de 1989
63 1989 Branco, João de Freitas Mensagem
63 1989 Mbuyamba, Lupwishi Mensagem do presidente do Conselho Internacional da Música
63 1989 Leite, Teresa Paula Música: Terapia e Educação
63 1989 Prim, Fernanda Magno Subsídio para o estudo do jogo infantil no Alto Alentejo
63 1989 Leite, Teresa Paula Recensão a: E. Lecourt, La musicothérapie
63 1989 APEM Programa de Actividades para o Biénio 1989/91
63 1989 APEM Relatório e contas da Direcção – Parecer do Conselho Fiscal. Exercício de 1989.
64 1990 Latino, Adriana Luís de Freitas Branco
64 1990 Willems, Edgar Aspectos essencialistas da psicologia musical
64 1990 Tusa, Erzsébet Educação artística - ou a arte da educação
64 1990 Campen, Ank van A harpa céltica
64 1990 Correia, Maria Clara Recensão a: Natércia Dinis e outros, Música na escola
64 1990 Kastner, M. Santiago Recensão a: Nelly van Ree Bernard, Interpretation of 16th century iberian music on the clavichord
64 1990 Kastner, M. Santiago Recensão a: Nelly van Ree Bernard, The Psaltery. An annotated audio-visul review of different types of psaltery
65 1990 Latino, Adriana Luís de Freitas Branco – 2.ª Parte
65 1990 Swanwick, Keith Educação Musical numa sociedade pluralista
65 1990 Carreira, Xoan M. VI Encontro de Música Ibérica, Lisboa, 27/28-X-89
65 1990 Barreiros, Nuno Na morte de Francine Benoît – uma grande independência
65 1990 Santos, João Afonso Chaves Dia Mundial da Criança
66 1990 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Breves recordações da introdução em Portugal do método Willems e um voto
66 1990 Macedo, Maria Teresa Ferreira de Relembrando o professor Edgar Willems
66 1990 Simões, Raquel Biografia de Edgar Willems baseada em notas escritas e memórias
66 1990 Chapuis, Jacques Panorama pedagógico da educação Musical Willems – Da iniciação musical ao solfejo vivo
66 1990 Willems, Edgar Les différentes consciences dans la musique
66 1990 Willems, Edgar As diferentes consciências na educação musical
66 1990 Willems, Edgar À propos des rapports entre le chant choral et le solfège
66 1990 Willems, Edgar Alguns pensamentos de Edgar Willems
66 1990 Willems, Edgar Bibliografia
67 1990 Carvalho, Mário Vieira de Dia Mundial da Música
67 1990 Mbuyamba, Lupwishi Mensagem do presidente do Conselho Internacional da Música
67 1990 Aquino, José; Gomes, Graziela; Macedo, M. Teresa Ferreira de; Cidrais, M. Fernanda; Santos, Arquimedes e Chapuis, Jacques Seminários Edgar Willems
67 1990 Gainza, Violeta Hemsy de A improvisação musical
67 1990 Pereira, Paulo Valente A situação do músico em Portugal
67 1990 APEM Relatório e contas da Direcção - Exercício de 1989/90.
68 1991 Caiado, José Pedro Guia dos Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses
68 1991 Rodrigues, Helena Novas tecnologias no ensino musical
68 1991 Tillman, June Para um modelo de desenvolvimento da criatividade das crianças
68 1991 Valente, Lucília Investigação em dramaterapia
69 1991 Cardoso, J.M. Teatro Nacional de São Carlos (dia de visita)
69 1991 Artiaga, M. José O ensino de música na actual reforma do sistema educativo: que contributo para a modernidade?
69 1991 Gainza, Violeta Hemsy de XIX Congresso Internacional ISME – Impressões de um membro da Direcção
69 1991 Encarnação, Manuela Um encontro enriquecedor: Associação Acordar História Adormecida
69 1991 Costa, Clarice Moura Musicoterapia: conceitos
69 1991 Henrique, Luís A sala de música de la Chaux-de-Fonds
70 1991 Kemp, Anthony Initial teacher education in music at the University of Reading
70 1991 Barbosa, António Menéres O papel das escolas Superiores de Música na formação de professores.
70 1991 Doderer, Gerhard Reflexões sobre a actual formação de professores de música no ensino geral em Portugal
70 1991 Magno, Maria Manuela Formação de professores de música ou formação de músicos pedagogos?
70 1991 Oriol, Nicolás La enseñanza de la música en la educación general infantil y primaria. La formación del maestro especialista.
70 1991 Martinez, Rafael La música en la educación secundária en España
70 1991 Pérez, Mariano Las enseñanzas especializadas de la música en el esquema educativo español
70 1991 Vasconcelos, Maria do Céu Estrela Graça Os novos programas de Educação Musical em Portugal: aspectos gerais e coordenação
70 1991 Carneiro, Isabel Os processos de ensino e a reforma educativa
70 1991 Chaves, João Educação Musical no 3.º ciclo do ensino básico
70 1991 Neno, Pinho A Educação Musical no Ensino Básico – da obrigatoriedade à inexistência prática
70 1991 Simões, Raquel A tradição e a inovação nos programas da Educação Musical
71 1991 Colwell, Richard Assessment and Music Education in Portugal
71 1991 Formosinho, Maria das Dores Avaliação Formativa e Planificação da Actividade Didáctica
71 1991 Rodrigues, Helena Para pensar a avaliação
71 1991 Sousa, Alberto B. Problemas de avaliação em Educação Musical
72 1992 Swanwick, Keith The importance of research for music education
72 1992 Cunha, Maria da Conceição Barão da Investigações em Educação Musical – a audição. Algumas reflexões sobre uma investigação em curso.
72 1992 Prim, Fernanda Magno Investigação – via para o saber
72 1992 Mota, Graça Perspectivas para a investigação em Educação Musical em Portugal
72 1992 Boal Palheiros, Graça Investigação em Educação Musical: uma necessidade
72 1992 Gomes, Graziela Cintra; Latino, Adriana Índice dos artigos publicados nos boletins 61 a 70
73 1992 Castro, Paulo Ferreira de Dia Mundial da Música 1991
73 1992 Palheiros, Graça; Amado, Maria Luísa; Encarnação, Manuela Primeiras Jornadas de Educação Musical na Extremadura, Espanha
73 1992 Malta, Helena Maia David e a Musicoterapia
73 1992 Verdeau-Paillès, Jacqueline Musicoterapia: reflexões e perspectivas
73 1992 GETAP Educação artística especializada, preparar as mudanças qualitativas
74 1992 Doderer, Gerhard A Música Sacra nas Igrejas Joaninas
74 1992 Doderer, Gerhard Carlos Seixas versus Domenico Scarlatti
74 1992 Verdeau-Paillès, Jacqueline Musicoterapia: reflexões e perspectivas – 2.ª Parte
74 1992 Rodrigues, Helena Pedagogia Kodály – Entrevista a Peter Erdei
74 1992 DGEBS Ensino Básico – Programa do 1.º ciclo
74 1992 APEM Relatório e contas da Direcção - Exercício de 1991/92.
75 1992 Ribeiro, Miguel Ângelo A Música de Câmara nos Palácios da Sociedade Joanina
75 1992 Ribeiro, Miguel Ângelo A Música Dramática nos Palcos Palacianos e Públicos
75 1992 Nettl, Bruno A Etnomusicologia e o Ensino das Músicas do Mundo
75 1992 DGEBS Ensino Básico – Programa do 2.º ciclo
76 1993 Wuytack, Jos Actualizar as ideias educativas de Carl Orff
76 1993 Latino, Adriana Visitantes Ilustres
76 1993 Cintra, Graziela XX Congresso Mundial ISME
76 1993 DGEBS Ensino Básico – Programa do 3.º ciclo
77 1993 Capdeville, Constança Criatividade – Programa destinado a sessões de criatividade musical para adultos não músicos
77 1993 Verdeau-Paillès, Jacqueline Musicothérapie - forme de psycothérapie à mediation musicale
77 1993 APEM Homenagem a Constança Capdeville
78 1993 Snow, Robert Music in the age of the discoveries: Guatemala.
78 1993 Brito, Manuel Carlos de A música nos documentos da expansão portuguesa: um projecto de investigação.
78 1993 Cranmer, David Libretos, uma fonte… de erros?
78 1993 Soares, Margarida O Teatro Micaelense: funcionamento e actividade até ao ano de 1890.
78 1993 Castro, Paulo Ferreira de O que fazer com o século XIX? – um olhar sobre a historiografia musical portuguesa
78 1993 Vasconcelos, António A Orquestra da Real Academia de Amadores de Música
78 1993 Viso, Margarida Soto Marcial de Torres Adalid. La recepción del harmonium en el salón lisboeta de los Krus
79 1993 Cintra, Graziela; Santos, Arquimedes Palavras de Abertura, Encontro de Educadores pela Arte
79 1993 Santos, Maria Emília Brederode A avaliação da Escola Superior de Educação pela Arte
79 1993 Melo, Maria do Céu As expressões artísticas e a formação de professores
79 1993 Carvalho, M. Isabel Lemos Projecto Educação e Desenvolvimento pela Expressão Infantil
79 1993 Santos, Jorge Tomás Educação artística na escola; um desafio para os anos próximos
79 1993 Sousa, Alberto B. A importância de uma psicopedagogia da educação artística na formação de professores
79 1993 APEM Relatório e contas da Direcção - Exercício de 1992/93.
79 1993 APEM Programa de Actividades para 1993/95
80 1994 Pombo, Fátima Guilhermina Suggia e a didáctica do violoncelo
80 1994 APEM Encontro de Educadores pela Arte – Mesas Redondas
80 1994 Morais, Domingos Expressão e Educação Musical em Cabo Verde – os novos programas para o ensino básico integrado.
81 1994 Pinheiro, João O Bacharelato em Formação Musical – Escola Superior de Música de Lisboa
81 1994 Camargo, Nelly de Uma abordagem holística na formação estética: música, literatura e identidade musical.
81 1994 Angulo, Manuel La proyeccion del compositor actual en el âmbito de la enseñanza de la musica
81 1994 Gomes, Vítor Ferreira Panorama actual do ensino musical.
81 1994 APEM Índice dos artigos publicados nos Boletins da Associação Portuguesa de Educação Musical de 71 a 80
82 1994 Lessa, Elisa Concepções e práticas dos professores de Educação Musical no 2.º ciclo do Ensino Básico – contributos para uma reflexão.
82 1994 Montes, Francisca Diós La improvisación como expresión musical
82 1994 Relvas, Mário Novas tecnologias na Educação Musical
82 1994 Giménez, Jesús Tejada Nuevas tecnologías aplicadas a la enseñanza de la música.
83 1994 Boal Palheiros, Graça A prática da audição na disciplina de Educação Musical
83 1994 Gómez, Maravillas Díaz Diseño curricular de aula: la música y la unidad didactica.
83 1994 Firmino, Joaquim A utilização do computador na produção de documentos e no ensino assistido.
83 1994 Borges, Maria José Publicações
83 1994 APEM Relatório e contas da Direcção da APEM – Parecer do Conselho Fiscal. Exercício de 1993/94.
83 1994 APEM Programa de Actividades para 1994/95
84 1995 Graça, Fernando Lopes Fernando Lopes Graça - Apontamentos Autobiográficos.
84 1995 Frega, Ana Lucía La investigación y la actualización de la enseñanza de la música.
84 1995 Giga, Idalete A importancia da educação vocal na pedagogia musical Ward.
84 1995 Martins, Maria de Lourdes 1995 – Centenário de Carl Orff
84 1995 Carvalho, Eduarda Canção de Embalar – uma abordagem psicológica
84 1995 Santos, Arquimedes Publicações
85 1995 Nery, Rui Vieira Dido and Aneas – Cruzamento de Influências e Soluções de Continuidade na Ópera Barroca.
85 1995 Latino, Adriana Instrumentos musicais em azulejos: os jardins do Palácio Fronteira.
85 1995 Straub, Dorothy A. O estatuto da Educação Musical nos Estados Unidos e mudanças futuras
85 1995 Santos, João Afonso Chaves Música no Ensino Genérico é Cenário
85 1995 Oliveira, Floriana; Rodrigues, Helena e Vasconcelos, António As Escolas Profissionais de Música em Portugal em 1995
86 1995 Brito, Manuel Carlos de Óperas, Concertos e Música Religiosa no século XVIII
86 1995 Kemp. Anthony E. Cinco razões para que os professores de música se tornem investigadores
86 1995 Tejada, Jesús Educación multimedia y CD-ROM
86 1995 Cunha, Maria da Conceição Barão da Investigação na Formação do professor: um luxo ou uma necessidade?
86 1995 APEM Dia Mundial da Música
86 1995 APEM Declaração de Princípios da ISME
87 1995 Cruz, Cristina Brito da Conceito de Educação Musical de Zóltan Kodály e Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon – uma abordagem comparativa
87 1995 Martins, Maria de Lourdes Carl Orff no Simpósio Internacional de Salzburg
87 1995 Brasão, Lígia Expressão Musical e Dramática na Região Autónoma da Madeira
87 1995 Morais, Domingos Teatralização de um romance popular português – Nau Catrineta
87 1995 Correia, Avelino Rodrigues Ensino assistido por computador – um olhar sobre a psicologia educacional
87 1995 APEM Relatório e contas da Direcção da APEM – Parecer do Conselho Fiscal. Exercício de 1994/95. Programa de Actividades para o biénio
88 1996 Doderer, Gerhard A arte organística no passado e no presente.
88 1996 Rodrigues, Helena “Thank you Doctor Gordon”
88 1996 Santos, Jorge Tomás Educação Artística em Portugal
88 1996 APEM XXII Congresso Mundial ISME 22-27 Julho 1996 – Amesterdão, Holanda
89 1996 Calazans, Fernando Nótulas sobre o projecto de Kontsky para o Conservatório Real de Lisboa.
89 1996 Mourão, Maria Fernanda A flauta doce.
89 1996 Santos, Arquimedes La "Troisiéme oreille" et la pensée musicale
89 1996 Sandberg, Roland Música e Multimedia – Relatório do MILIA 96, vista por um leigo em assuntos técnicos
89 1996 Cintra, Graziela Relatório de uma reunião do Conselho Europeu da Música
89 1996 Calazans, Fernando A propósito do I Seminário de Música de Câmara Barroca, organizado pela APEM
89 1996 APEM Índice dos artigos de Musicologia publicados nos Boletins da Associação Portuguesa de Educação Musical 82 a 93
90 1996 APEM Dia Internacional da Música
90 1996 Rodrigues, Helena Entrevista a Edwin Gordon
90 1996 Cruz, Cristina Brito da MUS-E PORTUGAL – Fonte de Equilíbrio e Tolerância
90 1996 Ribeiro, Jorge Castro Xarabanda – um projecto global de investigação e divulgação do património cultural da Madeira
90 1996 APEM CD-Rom e CD-I Materiais para a Educação Musical
91 1996 Schafer, R. Murray Carta aos portugueses participantes no seminário “O meio ambiente sonoro – criatividade musical”
91 1996 Grilo, Eduardo Marçal Intervenção do Senhor Ministro da Educação na Conferência da ELIA
91 1996 Tejada, Jesus Listas musicales por correo electrónico: una forma de intercambio e interacción entre músicos
91 1996 Joubert, Claude-Henry O canto coral
91 1996 Joubert, Claude-Henry Virtuosismo
91 1996 Lemos, João de; Machado, Jorge Sá; Castanheira, Teresa Homenagem a Jorge Peixinho
91 1996 Martins, Maria de Lourdes XXII Congresso Mundial ISME
91 1996 APEM Relatório e Contas da Direcção - Parecer do Conselho Fiscal. Exercício 1995/96
92 1997 Cabral, António Caldeira A Educação Artística no Sistema Educativo
92 1997 Santos, Arquimedes Madalena de Azeredo Perdigão - uma promotora da educação através das artes
92 1997 Mourato, João Carlos Iowa Tests of Music Literacy – Edwin E. Gordon
92 1997 Ferreira, Ilda Recensão Histoires de Musiques – L’Improvisation, Patrick, Scheyder, Cité de La Musique 1996
92 1997 Ferreira, Ilda Recensão Musica Domani, n.º 97, ano XXV, 1995
92 1997 Ferreira, Ilda (trad.) Resumos de Publicações do International Journal of Music Education, n.º 27, 1996
92 1997 Cintra, Graziela XXII Congresso Mundial ISME
92 1997 Sousa, Ana Cláudia Índice dos artigos publicados nos boletins 81 a 90.
93 1997 Dias, António de Sousa; Moura, Janine; Matta, Jorge; Delgado, Alexandre Homenagem a Constança Capdeville
93 1997 APEM XXIII Congresso Mundial ISME
93 1997 Schafer, R. Murray O ouvido pensante
93 1997 Aguiar, Eleutério Gomes de A Formação em Musicoterapia na Madeira
93 1997 Sousa, Ana Cláudia Música e dança na escola
93 1997 Machado, José; Machado, Jorge Catálogo da obra completa de Jorge Peixinho
93 1997 Pedrosa, Eugénia Recensão Voz e relação educativa, Margarida Magalhães Vieira, Edições Afrontamento, 1996
93 1997 Lessa, Elisa (trad.) Resumos de Publicações do International Journal of Music Education, n.º 28, 1996
94 1997 Fonterrada, Marisa Trench de O. Murray Schafer – um olhar panorâmico
94 1997 Cruz, Manuel Ivo A Quinta Temporada da Orquestra Clássica do Porto
94 1997 Rodrigues, Helena Música, chocolate para os ouvidos – elementos para uma reflexão sobre filosofia do ensino da música
94 1997 Gouveia, M.T.; Gouveia, Odette; Santos, L.G.; Leal, S.; Lancastre, T.; Rêgo, C. Cursos de Formação de Professores – no percurso de Edgar Willems
94 1997 Cintra, Graziela Acção e pesquisa em educação Musical – A função pedagógica e artística de uma associação como a APEM
95 1997 Palacios, Fernando Escuchar – Reflexiones sobre música y educación musical
95 1997 Sá, Bernardo Valentim Moreira de A Moderna Technica do Piano
95 1997 Sá, Bernardo Valentim Moreira de Músicos do passado
95 1997 Vallejo, Polo Hacer música “sin saber música”: África como modelo
95 1997 Rodrigues, Helena Música para os pequeninos – elementos da perspectiva de Edwin Gordon
95 1997 Serradas, F. (trad.) Resumos de Publicações do International Journal of Music Education, n.º 29,1997
95 1997 APEM Relatório e Contas da Direcção - Parecer do Conselho Fiscal. Exercício 1996/97
96 1998 Ávila, Humberto d’; Frega, Ana Lucia; Boal Palheiros, Graça; Chaves, João Comemorações dos 25 anos da APEM
96 1998 Verdeau-Paillès, Jacqueline Qui est l’Isolde de Richard Wagner ?
96 1998 Gonçalves, Cecília de Almeida Créditos no Ensino Superior Português: Um descrédito para o ensino superior artístico?
96 1998 Vasconcelos, António; Cruz, Cristina Brito da; Artiaga, Maria José Encontro Ibérico - Sobre a Situação do Ensino da Música em Portugal e Espanha
96 1998 APEM Programa de Actividades para o Biénio 1997/99
97 1998 Paynter, John Música como pensamento
97 1998 Verdeau-Paillès, Jacqueline Qui est l’Isolde de Richard Wagner ? II
97 1998 Cruz, Manuel Ivo A zona do silêncio
97 1998 Caires, Carlos; Jerónimo, Manuel Plano de Actividades – A Face Vísivel da escola
97 1998 Dias, António de Sousa Constança Capdeville
97 1998 Direcção Regional de Educação do Algarve Projecto “Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico”
98 1998 Cruz, Cristina Brito da Sobre Kodály e o seu conceito de Educação Musical – abordagem geral e indicações bibliográficas
98 1998 Abreu, Margarida de Jaques Dalcroze, o Pai da Rítmica
98 1998 Boal Palheiros, Graça Jos Wuytack – músico e pedagogo
98 1998 Giga, Idalete Pedagogia Musical Ward
99 1998 Martins, Maria de Lourdes Orff Schulwerk – Obra escolar de Carl Orff
99 1998 Latino, Adriana Orff Schulwerk – Um testemunho
99 1998 Maschat, Verena As ideias pedagógicas na Orff Schulwerk
99 1998 Maschat, Verena Orff Schulwerk – alguns dados cronológicos
99 1998 Oliveira, Fernando Corrêa de Formação do ouvido musical dodecafónico
99 1998 Rodrigues, Helena Pequena crónica sobre notas de rodapé na Educação Musical
99 1998 Ferreira, Ilda (trad.) Resumos de Publicações do Bulletin of the Council for Research in Music Education, n.º 133, 1997
99 1998 APEM Relatório e Contas da Direcção - Parecer do Conselho Fiscal. Exercício 1997/98
99 1998 APEM Programa de Actividades para 1999
100 1999 Ávila, Humberto d’ Nota de Abertura – Boletim 100
100 1999 Macedo, Maria Teresa Edgar Willems
100 1999 Gouveia, Odette Edgar Willems e os Príincípios de Piano
100 1999 Santos, Luísa da Gama Relato de uma sessão prática
100 1999 Pinheiro, João A iniciação instrumental: o necessário e o suficiente
100 1999 Goodkin, Doug Orff Schulwerk – uma abordagem universal
100 1999 Ribeiro, Jorge Castro Música tradicional da Madeira
100 1999 Solbu, Einar Extractos da carta do novo presidente da ISME
100 1999 Sá, Raquel Palermo de Miguel Azguime -38 anos - compositor
101 1999 Joubert, Claude-Henry SOP - OPERA
101 1999 Tejada, Jesús Editores de partituras y contenidos de armonía, arreglo y composición en la formación de maestros especialista de música. Una ex
101 1999 Morais, Domingos Música na escola. Um desafio a todos os professores do 1.º ciclo
101 1999 Verdeau-Paillès, Jacqueline; Kieffer, Michel La musique, le corps et l'expression créative - Séminaire de Musicothérapie
101 1999 Prim, Fernanda Congressos Mundiais da Sociedade Internacional de Educação Musical - ISME
101 1999 Francesco Esposito Recensão Voci, ritmi e strumenti nel Medioevo e Musica e societá nel Rinascimento, Maurizio Padovan, Maurizio Mingardi e Nicola
101 1999 Rodrigues, Paulo Ferreira Índice dos artigos publicados nos boletins 91 a 100
102 1999 Cruz, Cristina Brito da Homenagem a Yehudi Menuhim
102 1999 Boal Palheiros, Graça Estudo comparativo de metodologias de Educação Musical - abordagens temáticas
102 1999 Frega, Ana Lucía Meta-análisis y metodologia comparada de la educación musical: una perspectiva possible
102 1999 Faria, Cristina Breve abordagem sobre o ensino da figuração rítmica
102 1999 Maschat, Verena Vivir el Ritmo a través del movimiento
102 1999 Verdeau-Paillès, Jacqueline; Kieffer, Michel La musique, le corps et l'expression créative - Séminaire de Musicothérapie
103 1999 Boal Palheiros, Graça Metodologias e Investigação sobre o ensino do ritmo. Algumas reflexões
103 1999 Monteiro, Francisco Educação Musical versus Música Contemporânea
103 1999 Caspurro, Helena A improvisação no processo de significação - uma abordagem com base na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon
103 1999 McNair, Nicholas Some Notes on Improvisation
103 1999 Rodrigues, Paulo Ferreira Pierre van Hauwe - Pensamentos em Acção
103 1999 APEM Relatório e Contas da Direcção da APEM – Parecer do Conselho Fiscal. Exercício de 1998/99. Programa de Actividades para o Biénio
104 2000 Swanwick, Keith Ensinar Música Musicalmente
104 2000 Giga, Idalete A improvisação na Pedagogia Ward
104 2000 Castro, Antónia Uma Visão sobre a Avaliação em Educação Musical no 2.º Ciclo do Ensino Regular Básico
104 2000 Pinheiro, João O Instrumento ao Serviço do Desenvolvimento Musical da Criança
104 2000 Vieira, Maria Helena Actividades na Universidade do Minho
104 2000 Perdigão, Maria Madalena de Azeredo Breves recordações da introdução em Portugal do Método Willems e um voto
105 2000 Ávila, Humberto d' José Blanc de Portugal - Breve evocação sentimental
105 2000 Hargreaves, David Criatividade musical e improvisação em Jazz
105 2000 Levy, Joana de Quinhones Voz - breves noções
105 2000 Encarnação, Manuela As aprendizagens estruturantes para a iniciação ao conhecimento musical: uma proposta de reflexão
105 2000 Vieira, Maria Helena Onde está a dança nas escolas portuguesas?
105 2000 Santos, João Chaves Reorganização curricular do ensino básico
105 2000 Cintra, Graziela Convénio Internacional SIEM - A investigação em Didáctica Musical
106 2000 Paynter, John Conceito de Música. Como a própria música nos mostra o que deveríamos fazer na Educação Musical
106 2000 Canhão, Joel O órgão de tubos do Seminário Maior de Coimbra
106 2000 Nejmeddine, Mafalda Regras para acompanhar para cravo ou órgão de Alberto José Gomes da Silva: análise preliminar
106 2000 Tafuri, Johanella Convénio Internacional SIEM
106 2000 Cardoso, Gilson Reflexões sobre a prática da Capoeira
106 2000 Santos, Maria Luiza da Gama XXX Congresso de Educação Musical e Instrumental Willems em Lisboa
106 2000 Delekat, Thomas A orquestra mais instável do mundo
107 2000 Vasconcelos, António Ângelo Saberes e competências à procura de outros olhares e sentidos
107 2000 Souza, Jusamara Uma história da educação Musical no Brasil (1930-1945)
107 2000 Cruz, Manuel Ivo Krus e Cruges, o Maestro Cruges de "Os Maias"
107 2000 Ávila, Humberto d' Educação Musical
107 2000 Onofre, Pedro Soares As crianças descobrem que podem criar e tocar a sonoridade que lhes pertence
107 2000 Cintra, Graziela Simpósio Internacional Orff-Schulwerk
107 2000 Cintra, Graziela Blanche Leduc
108 2001 Chapuis, Jacques XXX Congresso Willems 2000 Lisboa
108 2001 Gainza, Violeta Hemsy de Entrevista com Violeta Hemsy de Gainza
108 2001 Canhão, Joel Sete razões para cantar seguidas de breves reflexões
108 2001 Cintra, Graziela Cigarras em Flor - Canções de Encantar. Homenagem a Joel Canhão
108 2001 APEM Relatório e Contas da Direcção da APEM – Parecer do Conselho Fiscal. Exercício de 1999/2000. Programa de Actividades para 2000/2
109 2001 Cintra, Graziela A função pedagógica e artística da APEM
109 2001 Cruz, Manuel Ivo Alfredo Napoleão - Um compositor a descobrir
109 2001 Siegert, Stefan A minha pátria é a minha música
109 2001 World Music Centre
110 2001 Ruiter, Frans de Mensagem do Presidente do Conselho Internacional da Música - Dia Internacional da Música, 1 de Outubro de 2001
110 2001 Cruz, Maria Alfreda; Oliveira, Elisabete As artes numa educação cidadã - uma questão urgente
110 2001 Chapuis, Jacques Aspectos de vida e música
110 2001 Regner, Hermann Música para crianças - 50 anos de experiência com Orff - Schulwerk
110 2001 Pestana, Nuno Nóbrega; Bogalho, Pedro Jorge Músicos
110 2001 Cruz, Manuel Ivo Reflexões Camonianas
111 2001 Padovan, Maurizio Era uma vez - Música, dança e poesia nos castelos medievais
111 2001 Lessa, Elisa Maria Eurico Thomaz de Lima - Pianista, Compositor e Pedagogo
111 2001 Cruz, Maria Alfreda; Oliveira, Elisabete As artes numa educação cidadã - uma questão urgente II
111 2001 Chapuis, Jacques A propósito do lugar da música na vida da criança
111 2001 Hartman, Wolfgang O ensino musical criativo através da Orff-Schulwerk
111 2001 Monteiro, Isabel Viola ou guitarra? - As diferentes designações do mesmo instrumento
111 2001 Cintra, Graziela Concerto com instrumentos de alta tecnologia
111 2001 APEM Relatório e Contas da Direcção – Exercício de 2000/2001
112 2002 Ávila, Humberto d' Testemunhos evocativos de João de Freitas Branco
112 2002 Leça, Carlos de Pontes Homenagem a João de Freitas Branco
112 2002 Canhão, Joel Alguns factos e ideias sobre a criança e a música em Portugal
112 2002 Editorial da Revista espanhola de pedagogia musical "Música y Educación", nº 47, Outubro 2001, p. 5
112 2002 Ferrão, Ana Cantar - espaço de prazer, arte e educação
112 2002 Associação Portugesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de Foles
112 2002 Discurso de Kifah Fakhouri, Presidente do Conselho Internacional da Música
113 2002 Castro, Paulo Ferreira de João de Freitas Branco ou O Gosto pela Música
113 2002 Liberal, Ana Maria Miguel Ângelo Pereira (1843-1901) - Apontamentos para uma biografia
113 2002 Simões, Carla Joaquim Santos - uma referência no panorama musical português contemporâneo
113 2002 Oliveira, Elisabete Comunicado: José Alberto Gil e as Marionetas de S. Lourenço e o Diabo
113 2002 Morais, Maria João de Reorganização curricular do ensino básico e Educação Musical no 3.º ciclo
113 2002 Cruz, Manuel Ivo Notícias do Conservatório de Música da Maia
113 2002 Revista Portuguesa de Musicologia (Extractos)
113 2002 Rodrigues, Paulo Ferreira Índice dos artigos publicados nos boletins 101 a 110
114 2002 Encarnação, Manuela Algumas questões curriculares da Educação Musical no Ensino Básico
114 2002 Nejmeddine, Mafalda Os compositores portugueses na carreira de Luísa Todi
114 2002 Canhão, Joel Incursões profanas no espaço sagrado da liturgia católica
114 2002 Godinho, José Carlos; Silva, Pedro Fragoso da; Xavier, Carlos Barreto; Duarte, Isabel Produção, realização e assistência a um espectáculo: relato de um projecto pedagógico em torno de uma ópera ligeira infantil
114 2002 Vieira, Maria Helena Recensão a: António Vasconcelos O Conservatório de Música - professores, organização e políticas
115 2003 Lessa, Elisa; Santos, Arquimedes da Silva; Cabral, António Caldeira; Martins, Maria de Lourdes; Frega, Ana Lucía; Diaz, Maravill Maria Graziela Lindley Cintra Gomes. Esboço para um perfil.
115 2003 Vasconcelos, António Ângelo Políticas no ensino da música em Portugal nas últimas duas décadas do século XX: contributos para uma análise crítica
115 2003 Barbosa, Jorge Alves Mito e magia na música de temática infantil
115 2003 Costa, Jorge Alexandre João Domingos Bomtempo e a transformação social e artística
115 2003 Carvalho, João Soeiro de Recensões a: Jos Wuytack (1998) Canções Tradicionais Portuguesas para Coro e acompanhamento instrumental; Jos Wuytack (1999) Can
115 2003 Lessa, Elisa Recensão a: Fernanda Magno Prim (2001) Brincar com a Música
116 2003 Henrique, Luís L. Acústica musical e percepção auditiva
116 2003 Lessa, Elisa; Abrunhosa, Maria Cristina A Formação Musical nos Cursos de Educação de Infância em Portugal
116 2003 Nunes, Carla O baile em Portugal como performance colectiva
116 2003 Santos, Margarida Fonseca Recensão a: Paulo Maria Rodrigues e Helena Rodrigues (2003) Andakibebé
116 2003 Ribeiro, Jorge Castro Recensão a: Luís Henrique (2002) Acústica Musical
117 2003 Boal Palheiros, Graça Educação Musical em diferentes contextos
117 2003 Sousa, Rui O abandono no ensino especializado em Portugal
117 2003 Oliveira, Daniel Pedro Fontes Reflexões acerca de identificação e identidade
117 2003 Peres, Miguel Nabais O Achamento do Brasil - uma ópera para todos
117 2003 Liberal, Ana Maria Recensão a: Alda Oliveira (2003) Passeio no Zoológico
117 2003 Vieira, Maria Helena Recensão a: Jos Wuytack Cantar o Natal
118 2004 Paiva, Rui A Academia de Música de Santa Cecília
118 2004 Lima, Cândido Contributos para uma história da música em Portugal (1972-2002)
118 2004 Ilari, Beatriz Aspectos da cognição musical implícitos em notações inventadas e desenhos de crianças e adultos
118 2004 Vasconcelos, Maria João Pinto de O ensino da música nas bandas filarmónicas em Portugal. Transformar para existir
118 2004 Santos, Margarida Fonseca Quando a música e a literatura se tocam
118 2004 Dias, António Sousa Recensão a: Cândido Lima Origens e Segredos da Música Portuguesa Contemporânea
118 2004 Vale, Luís Recensão a: João Cristiano Rodrigues Cunha Raízes musicais de terras e gentes de Vinhais
120 2004 Carriço, José Abel Josué Trocado (1882-1962) - Uma presença musical
120 2004 Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de Formação continuada em educação musical
120 2004 Leite, Conceição Dias Actividades de composição no 3.º ciclo do ensino básico: contributos para uma aprendizagem significativa
120 2004 Feio, Rui Clube do cavaquinho - projecto artístico e cultural
120 2004 Vieira, Maria Helena Recensão a: Joel Canhão (2005). O Órgão barroco da capela da Universidade de Coimbra
120 2004 Sardo, Susana Recensão a: Jos Wuytack e Graça Boal Palheiros (2004) Carmina Europea: Songs and Dances from the 25 EU Countries for Orff Instru
121 2005 Ferreira, Manuel Pedro Proporções na música da Antiguidade e Medieval
121 2005 Eftekhari, Ladan Taghian Bomtempo e o seu tempo
121 2005 Carvalho, Mário Veira de O erro criativo na leitura da ópera barroca: a encenação de Serse e Giustino de Haendel respectivamente por Herz (1972) e Kupfer
121 2005 Ribeiro, Paula Gomes Ópera, Loucura, Sociedade: o complexo de Elektra
121 2005 Henriques, Tomás O Cérebro, Cibernética e Som organizado
121 2005 Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Maria A educação e a música no divã - "nóias", paranóias, dogmas e paradigmas - seguido de apontamento sobre uma "gota no oceano"
124 2006 Azevedo, Sérgio Maria de Lourdes Martins, uma compositora a descobrir
124 2006 Mendes, Rita Ensino do violino na escola EB1 n.º 2 de Vialonga
124 2006 Bochmann, Christopher Para uma formação actualizada
124 2006 Cruz, Cristina Brito da Artur Santos e a etnomusicologia em Portugal (1936-1969)
124 2006 Mateiro, Teresa O professor de música em formação: analisando a experiência documentada
124 2006 Cruz, Cristina Brito da Recensão a: Christopher Bochmann (2003) A linguagem harmónica do tonalismo
124 2006 Vieira, Maria Helena Recensão a: Companhia de Música Teatral (2003) BebéBaba - Da musicalidade dos afectos à música com bebés
125 2006 Cruz, Angélica Lima;Lessa, Elisa; Dias, Maria Flôr; CABEÇUDAS E CABEÇUDOS: a diferença no olhar
125 2006 Carpintero, Pablo; Oliveira, Henrique Análise comparativa das escalas de vinte e uma gaitas de fole de Portugal
125 2006 Lessa, Elisa Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º ciclo do ensino básico - Ensino da Música
125 2006 Barroso, Sandra Recensão a: Maria Luísa Amado e Isabel Monteiro (2005) Música para olhar. Instrumentos musicais na pintura portuguesa
126 2006 Azevedo, Sérgio Do mesmo lado do espelho: A música para crianças de Fernando Lopes Graça
126 2006 Lessa, Elisa; Peixoto, Célio Fernando Lopes Graça e Sérgio Azevedo: as Cantatas de Natal para a Infância
126 2006 Martingo, Ângelo Modernidade como tensão: tradição, autonomia e vanguarda em Fernando Lopes Graça
126 2006 Lessa, Elisa; Rodrigues, Alexandre de Sousa À Descoberta da Música: os concertos didácticos
126 2006 Cardoso, Sara Recensão a: Carla Simões (2003) Sons p'ra guitarra da boneca
127 2007 Rocha, Maria Isabel dos Reis Ferreira da Conservatório de Música do Porto - 90 anos
127 2007 Cardoso, Francisco Papel da Motivação na Aprendizagem de um Instrumento
127 2007 Caspurro, Helena Audição e audiação. O contributo epistemológico de Edwin Gordon para a história da pedagogia da escuta
127 2007 Esteireiro, Paulo A conservação do património musical regional através da educação. O Processo de Regionalização do Currículo de Educação Musical
127 2007 Magna, Ferreira Recensão a: Margarida Fonseca Santos (2006) Histórias de Cantar
128 2007 Vasconcelos, António Ângelo A Música no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o estado, a sociedade, a escola e a criança
128 2007 Mota, Graça A Música no 1.º Ciclo do Ensino Básico - contributo para uma reflexão acerca do conceito de enriquecimento curricular
128 2007 Castro, Maria Antónia As Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo
128 2007 Boal Palheiros, Graça; Encarnação, Manuela Música como Actividade de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico
128 2007 Veloso, Ana Luísa A Actividade de Música na EB1 de Real: relato de um caminho possível
128 2007 Mendes, Maria Inês; Branco, Carlos Do "Nós e a Música" ao "Bloco com Notas" - reflexões sobre a evolução do ensino da música no 1.º CEB nos concelhos do Fundão e P
128 2007 Ribeiro, Jorge Humberto Actividades de Enriquecimento Curricular: o ensino da música no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento Bernardino Machado de
128 2007 Sousa, Maria do Rosário Um programa musical intercultural no ensino básico: traços de uma investigação-acção
128 2007 Teixeira, Hector Teatro musical em escolas do 1.º ciclo e ensino secundário
128 2007 Ferreira, António José Expressão e Educação Musical em rede
128 2007 Veloso, Ana Luísa Recensão a: João Lóio (2006) O Segredo maior: Canções a brincar
130 2008 Boal Palheiros, Graça Uma conversa com Teresa Macedo
130 2008 Soares, Inês A vibração do som e a sua repercussão na performance musical
130 2008 Giga, Idalete E. Garcia Efeitos da pedagogia Musical Ward no desenvolvimento musical e desempenho vocal de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
130 2008 Negreiros, Vasco Um Jogo de Retórica Musical
130 2008 Sabbatella, Patricia A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na aula de educação musical: um diálogo entre a musicoterapia educati
130 2008 Rodrigues, Paulo Maria O Serviço Educativo da Casa da Música
130 2008 Artiaga, Maria José Recensão a: Ana Maria Ferrão e Paulo Ferreira Rodrigues (2008) Sementes de música para bébés e crianças
131 2008 Feliciano, Paulo Propostas de reforma do Ensino Artístico Especializado da Música: algumas reflexões
131 2008 Rocha, Isabel A cultura/formação geral nos currículos do ensino especializado da música
131 2008 Diniz, António Wagner Um modelo possível e simples de coexistência dos ensinos especializado e genérico da música
131 2008 Santos, Alexandre Ensino especializado na música: novos e velhos desafios
131 2008 Rocha, Manuel Vaz Educação Musical: uma janela para o ensino especializado de música
131 2008 Correia, João Ensino artístico especializado: novos desafios
131 2008 Vieira, Agostinho Ensino especializado da música: um subsistema em emergência
131 2008 Cruz, Cristina Brito da POLIFONIA: um projeto da Associação Europeia de Conservatórios, Academias e Escolas Superiores de Música (AEC)
131 2008 Caldas, Matilde A música como meio de intervenção social: a importação de um modelo de sucesso para o contexto português
131 2008 Castro, Paulo Ferreira de Recensão: Alexandre Delgado, Ana Telles e Nuno Bettencourt Mendes (2007), Luís de Freitas Branco, Lisboa, Editorial Caminho
132 2009 Gonçalves, Cecília de Almeida Escola Superior de Música. Uma composição para o século XXI
132 2009 Vasconcelos, António Ângelo Ensino especializado da música: um debate político em torno das políticas públicas
132 2009 Pereira, Ana Leonor A voz cantada infantil: Pedagogia e didática
132 2009 Correia, Isabel Eufrásio Os procedimentos dos professores de educação musical face à inclusão de jovens com necessidades educativas especiais na aula reg
132 2009 Góis, Ana Paula B. de e Freitas, Maria de Fátima Q. de Música nos Hospitais em Portugal: algumas reflexões a partir da Psicologia Social Comunitária
132 2009 Ribeiro, Jorge Castro Recensão: Joana Amorim e Vasco Negreiros | Eu toco flauta de bisel: um livro para aprender música e flauta, através de jogos, le
133 2009 Latino, Adriana Maria de Lourdes Martins, uma biografia
133 2009 Cruz, Manuel Ivo Reflexões em Dó Maior, Maria de Lourdes Martins
133 2009 Vieira, Sofia Sousa Doces vozes e ternas canções. Simplificação e louvor de Maria de Lourdes Martins
133 2009 Vieira, Maria Helena Maria de Lourdes Martins e a introdução da metodologia Orff em Portugal
133 2009 Galán, Maria Elena Riaño Mais de um século de pedagogia e investigação em educação musical não formal
133 2009 Lima, Helena Orquestra Geração
133 2009 Calheiros, António Per´curtir - Como tornar um grupo musical criativo?
133 2009 Rodrigues, João Orquestra Kajabucalho
133 2009 Mobilha, Elsa Félix BelaBatuque. Educar para valores: um projeto de percussão na promoção da formação/socialização
133 2009 Figueira, Jorge Bandas Pop em sala de aula. Um estímulo à aprendizagem
133 2009 Cipriano, Luís Projecto Zéthoven
133 2009 Ralha, Suzana Crescer com arte, porquê? Contributos da arte em geral e da música em particular na educação
133 2009 Ferreira, Sónia Rio; Vieira, Maria Helena; Rodrigues, Helena O impacto do projeto artístico-formativo Grande Bichofonia no contexto das AEC
133 2009 Coimbra, Daniela Recenção: Helena Rodrigues e Christopher Johnson (coordenadores) | Investigação em Psicologia da Música - Estudo críticos
134 2010 Aston, Peter Relembrando John Paynter
134 2010 Blake, David Lembrando John Paynter
134 2010 Burnard, Pam Crianças compositoras: em memória de John Paynter, 1931-2010
134 2010 Mateiro, Teresa A contribuição de John Paynter para a educação musical
134 2010 Palheiros, Graça Boal As ideias de John Paynter em Portugal
134 2010 Rodrigues, Helena e Rodrigues, Paulo Ferreira Reconhecimento de canções por crianças de 4 e cinco anos de idade: palavra ou melodia
134 2010 Araújo, Rosane Cardoso de Música e motivação: algumas perspetivas teóricas
134 2010 Lourenço, Sofia As escolas de piano europeias no século XX: personalidade e identidade estética dos intérpretes
134 2010 Milhano, Sandrine Aprendizagem assistida - da inovação tecnológica aos novos modos de integração da interação pedagógica
134 2010 Cruz, Manuel Ivo Eça de Queiroz e o Himno da carta
134 2010 Cruz, Manuel Ivo Don Sebastiano Re di Portogallo, de Gaetano Donizetti
134 2010 Szczypa, Kuba Misomusic Portugal. Uma janela aberta para o mundo da música contemporânea
134 2010 Santos, Milice Ribeiro dos Recenção: Graça Mota (org.) | Conhecer nas bandas filarmónicas - um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens po
135 2010 Welch, Graham; Himonides, Evangelos; Saunders, Jo e Papageorgi, Ioulia O impacto de Sing up: avaliação baseada numa pesquisa independente (2007-2010)
135 2010 Fiadeiro, João Composição em Tempo Real: a anatomia de uma decisão
135 2010 Cruz, Cristina Brito da Aprender a ler música sem partitura
135 2010 Silva, Catarina Costa e Aprender a música dançando: o caso específico das Airs de mouvement no século XVIII
135 2010 Santos, Margarida Fonseca O som das histórias
135 2010 Melo, Rui O quadro interactivo na Educação Musical
135 2010 Palheiros, Graça Boal; Pinheiro, Sara e Ferreira, Vera ‘A música toma conta de mim’, um projecto educativo da Casa da Música
136 2011 Azevedo, Sérgio Christopher Bochmann, compositor e pedagogo
136 2011 Gonçalves, Emília Supervisão e avaliação no ensino artístico especializado de Música
136 2011 Correia, Luísa Manuel de Tavares e as suas funções pedagógicas como Mestre de Capela
136 2011 Castro, Isabel Cantar cedo para as crianças, uma forma de aprender
136 2011 Sena, Eugénio Vamos construir uma cidade Um projecto para todas as escolas do ensino básico
137 2011 Hargreaves, David J. Criatividade, bem-estar e improvisaçãoo musical das crianças, em casa e na escola
137 2011 Lessa, Elisa “Estes senhores não têm mais peças de violoncelo?” Notas sobre a criação musical portuguesa para a infância
137 2011 Azevedo, Sérgio A relação do piano com a voz nas minhas canções para coro de crianças
137 2011 Bastos, Paulo Que músicas infantis?
137 2011 Cardoso, Francisco A improvisação vocal como ferramenta para as aulas de Educação Musical
137 2011 Penha, Rui Da improvisação à composição colectiva com materiais sonoros contemporâneos
137 2011 Moser, Peter Técnicas de composição criativa
137 2011 Dâmaso, Luís Composição, criatividade e desenvolvimento musical
138 2012 Lessa, Elisa; Rocha, Carmen Metting; Madalozzo, Tiago Jos Wuytack: Pedagogia Musical com sorriso
138 2012 Mateiro, Teresa e Duarte, Maria Lúcia Batezat Procedimentos multimodais em uma aula de música para crianças
138 2012 Hallam, Susan Psicologia da música na educação poder da música na aprendizagem
138 2012 Lopes, Vivianne Perspetivas sobre o papel do professor de Canto
138 2012 Duarte, Sónia Imagens de música na pintura retabular portuguesa
138 2012 Costa, Gilberto Canções pop/rock, da composição ao palco
138 2012 Cunha, Paulo Música tradicional portuguesa na sala de aula
138 2012 Rocha, António Reflexões sobre a Educação Musical nos currículos escolares
138 2012 Lessa, Elisa Educação e Cultura Artística: o exemplo da Orquestra de Câmara do Minho
138 2012 Lucena, Rosário MÚSICAS & MUSICAIS: um projeto musical em contexto escolar
139 2013 Palacios, Fernando Contos Musicais, A estrutura da música
139 2013 Vargas, António Pinho Como se ouve aquilo que não se conhece
139 2013 Cruz, Cristina Brito O tradicional e o erudito, o som e a escrita, a técnica e a arte. Uma Choradinha açoriana e uma Ungaresca italiana, com Saltarel
139 2013 Godinho, José Carlos Audição musical participada
139 2013 Santos, Margarida Fonseca Tokáscrever uma canção!
139 2013 Pais, Matilde Quem está a ouvir o quê? Uma investigação sobre ouvir música
139 2013 Nogueira, Carla e Santana, Helena Fernando Corrêa de Oliveira e o ensino de piano
139 2013 Caspurro, Helena Palco maior: da escola para a boca de cena. Uma reflexão sobre experiências educativas migradas para o contexto do espetáculo
140 2014 Creech, Andrea Aprendizagem musical e participação
140 2014 Vallejo, Polo Conceção polifónica da música: África e Geórgia
140 2014 Pessoa, Ana Maria A Academia de Amadores de Música
140 2014 Reigado, João Ouvir, comunicar, cantar – orientações musicais para a 1ª infância
140 2014 Mota, Graça Olhares cruzados: formação, investigação e dinamização artística
140 2014 Lopes, Eduardo O Jazz como paradigma da democracia contemporânea
140 2014 Sardinheiro, José Júlio Música e território: uma experiência de vida
140 2014 Cunha, Paulo Descentralização do ensino da música e da produção musical no Algarve
140 2014 Pereira, António Alferes Uma retrospetiva sobre a vida musical no Algarve
140 2014 Faria, Cristina Ideias para a formação e intervenção na música comunitária
140 2014 Rocha, Manuel Música, músicos e condições de trabalho
140 2014 Lameiro, Paulo A escola, a formação e novos paradigmas de práticas artísticas
140 2014 Castelo-Branco, Salwa As Ciências Musicais, o Ensino Superior e a Investigação: um balanço
140 2014 Cruz, Cristina Brito da Sobre a formação de performers, investigadores e docentes de música
140 2014 Pernão, Ana Mafalda A Escola de música do Conservatório Nacional e as políticas públicas
140 2014 Bunard, Pamela Ensinar música criativamente e o pluralismo no desenvolvimento de criatividades
140 2014 Venade, Ana; Vasconcelos, António Ângelo; Gomes, Carlos; Costa, Gilberto e Encarnação, Manuela Cantar Mais: uma plataforma ao serviço da educação artístico-musical e da comunidade
140 2014 Cunha, João C. R. Abordagem Orff-Schulwerk e(m) Portugal
140 2014 Cunha, Pedro Filipe Didática da Música. De Dentro para Fora
142 2016 Westerlung, Heidi “Renarrar” o Futuro da Educação Musical: Como a Sociedade desafia a nossa profissão no Século XXI
142 2016 Philpott, Chris A justificação da música no currículo revisitado
142 2016 Nunes, Cláudia Braz Jovens instrumentistas e os seus hábitos de audição musical erudita. Um estudo de caso de um grupo de jovens estudantes de músic
142 2016 Sousa Tiago e Almeida, Ana Tocar e compor? Integrando a prática da composição na aula de guitarra clássica
142 2016 Mota, Graça Performance, Educação Musical e Investigação: Uma reflexão partilhada
142 2016 Andrade, Ana Paula Um olhar pelo ensino da Música nos Açores
142 2016 Rocha, Carlos A performance e a ansiedade musical: o papel do professor na prática individual
142 2016 Dutra, Pedro Buscando Novas Epistemologias em Educação Musical: Cantos das Margens
142 2016 Lopes, Filipe LabJázzica: a afinação das sementes
144 2018 Dias, José Popular Songwritting no Contexto da Educação Musical
144 2018 Reigado, João Novos referenciais curriculares e implicações na Educação Musical
144 2018 Galon, Mariana S. E Joly, Ilza Zenker Leme Criando a várias mãos: Por uma Educação Humanizadora na Infância Musical
144 2018 Lopes, Vivianne e Roldão, Maria do Céu Diferenciação curricular no ensino superior de música em Portugal: Perspetivas sobre as aulas de canto
144 2018 Gomes, João A memória musical no espaço da formação musical: conceções e estratégias para o seu desenvolvimento
144 2018 Costa, Jorge Alexandre; Pais-Vieira, Luísa e Pinto, Inês Costa A ausência de outras músicas nas aprendizagens em formação musical
144 2018 Pais-Vieira, Luísa O que é isso de disciplina de Formação Musical?
144 2018 Fox, Duncan Gap filling: um modelo para a promoção da criatividade musical
144 2018 Pereira, Ana Leonor Recenção crítica da obra “Crescer a Cantar” de José Bago d’Uva
144 2018 Vieira, Maria Helena Panorama da Produção Científica dos Cursos de Pós Graduação da área da Música em Portugal: Relatórios de Estágio e Teses de Dout
145 2019 Pinto, Ana Rita e Rodrigues, Paula A técnica Alexander na prevenção de lesões em pianistas e os seus benefícios na pedagogia do piano
145 2019 Rodrigues, Tiago da Silva e Vieira, Maria Helena A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante
145 2019 Vieira, Inês Pedroso Análise musical como ferramenta para o desenvolvimento instrumental: contribuições de dois estudos de caso.
146 2020 Cidade, José As Bandas de Música Civis em atividade no final do primeiro vinténio do século XXI
146 2020 Cunha, João Se eu fosse professor de Educação Musical da minha turma? Um estudo de caso baseado na voz de alunos portugueses
146 2020 Pereira, Ana e Rodrigues, Helena Avaliar o desenvolvimento da voz cantada de crianças: As perspetivas de Graham Welch e Joanne Rutkowski
146 2020 Medeiros, Ana As Bachianas Sertanejas e a relação da obra com o ouvinte
146 2020 Moreira, Francieli e Nassif, Silvia Tensões e contradições entre herança cultural e desempenho acadêmico em um curso de Licenciatura em Música no Brasil
146 2020 Bochmann, Christopher GMC - Grupo de Música Contemporânea: uma atividade fundamental no panorama do ensino atualizado da música
146 2020 Lopes, Eduardo e Quintas, Rui Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula
146 2020 Encarnação, Manuela e Vieira, Maria Helena As disciplinas de FormaçãoMusical do ensino especializado e de Educação Musical do ensino geral em tempos de pandemia: partilhas
146 2020 Nogueira, João O “Cantar Mais” visto pelos seus utilizadores
146 2020 Castilho, Luísa Correia Panorama da Produção Científica dos Cursos de pós-Graduação da Área de Música em Portugal: Os relatórios de estágio e trabalho de projeto dos Mestrados na Área de Música do Instituto Politécnico de Castelo Branco
147 2021 Cardoso, Mário "o tu como repouso do eu": olhares sobre a aprendizagem , desenvolvimento e (trans)formação do professor
147 2021 Paula, Rodrigo T. de Por uma educação sonoro-musical e patrimonial através dos sinos
147 2021 Guerreiro, Lino e Lopes, Eduardo Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI
147 2021 Baquero, Ángel Alfonso Rivera Procesos pedagógicos y psicológicos básicos en la formación auditiva del músico
147 2021 Silva, Bianca Viana Monteiro da e Sulpicio, Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Música, linguagem e movimento nos processos de mediação e de aprendizagem na aula de Piano em Grupo
147 2021 Limpo, Pedro O Cancioneiro Tradicional Português como proposta curricular e pedagógica no Jardim de Infância e 1º Ciclo de Aprendizagem
147 2021 Ramos-Sadio, Fernando José; Molina-Ortiz, María Angustias e Bernabé-Villodre, María del Mar Formación de profesores de Música y desarrollo de competencias através de las TIC: uma experiencia biográfica
147 2021 Neves, Fausto Mestrado em Ensino de Música (MEM) na Universidade de Aveiro: considerações e reflexões várias, descrição e listagem dos projetos educativos levados a cabo
39 1983 Chamusco, Rui IV Congresso Mundial de Musicoterapia
148 2022 Branco, Joaquim Lourenço Fragoso As Aprendizagens Essenciais para a disciplina de Formação Musical do ensino especializado da música: uma oportunidade perdida
148 2022 Pais-Vieira, Luísa Contributos de Rogers (1984), Pratt, Henson & Cargill (1990) e Karpinski (2000) para uma Formação Musical mais musical
148 2022 Carvalho, Ana Lúcia; Ruiz, Janete Costa O desenvolvimento de competências na disciplina de Classe de Conjunto – Coro do ensino artístico especializado
148 2022 Lima, Rodrigo Marques Pires de The Use of Human Echolocation in Music
148 2022 Reigado, João Pedro Lopes Na ausência da fala, um rasgo de voz que cantando, comunica
148 2022 Malotti, Ana Paula; Vieira, Maria Helena A música na educação pré-escolar em Portugal. Mapeamento da temática nas produções académicas
148 2022 Malotti, Ana Paula; Vieira, Maria Helena Mapeamento da temática da música em contexto pré-escolar nas produções académicas dos cursos de pós-graduação em Portugal: relatórios de estágio e teses de mestrado e doutoramento
148 2022 Cruz, Cristina Brito da Zoltán Kodály, Edgar Willems, Carl Orff, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Portuguesa de Educação Musical
148 2022 Fragoso, Pedro Aquele Sorriso
148 2022 Palheiros, Graça Boal Celebrar 50 Anos da APEM
148 2022 Lessa, Elisa APEM - Memórias e Afetos
148 2022 Vasconcelos, António Ângelo Reimaginar a relação “Músicas, Educação e Comunidades”: por uma ecologia de ação criativa
148 2022 Encarnação, Manuela Um trajeto de 50 anos pela música na educação

A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de junho/julho acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


©  Associação Portuguesa de Educação Musical

©  Associação Portuguesa de Educação Musical