O Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, aponta para uma educação participativa, científica e artística de base humanista. A presença das expressões artístico-musicais, no plano curricular, torna-se cada vez mais importante, pela sua contribuição para o desenvolvimento integral do indivíduo.. 

Diferenciação Pedagógica na Expressão Artística Musical

A diferenciação pedagógica na expressão artística musical

Esgotado

Ação de formação Creditada

25h | Registo:CCPFC/ACC-132090/24

por

Davys Moreno

Destinatários:

Professores dos Grupos 100, 110 e 150

Datas:

10 de fevereiro a 24 de março de 2025

Valor da Inscrição:

Sócios da APEM com as quotas regularizadas1 - 50 €

Não Sócios2 - 100€

1Os sócios com as quotas em dia para beneficiarem do desconto de sócio têm que fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:

A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite.

Existirão cinco sessões síncronas das 19h às 20h30 nos seguintes dias: 11, 18, 25 de fevereiro e 5 e 11 de março

Requisitos mínimos
  • Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
  • Auscultadores, câmara e microfone;
  • Ligação à internet.

Sinopse:

O Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, aponta para uma educação participativa, científica e artística de base humanista. A presença das expressões artístico-musicais, no plano curricular, torna-se cada vez mais importante, pela sua contribuição para o desenvolvimento integral do indivíduo. Apesar disso, a expressão musical na Educação Pré-escolar e no 1º CEB não é suficientemente potenciada para o desenvolvimento integral das crianças. Será importante promover a alteração das práticas pedagógicas e didáticas, nomeadamente na área da expressão musical, quer na educação pré-escolar, quer no ensino básico, junto dos educadores de infância, dos professores do 1º CEB promovendo a participação de todos em prol da inclusão, tal como estipulado na legislação vigente.

Objetivos a atingir:

  • Contribuir para melhorar as competências dos educadores de infância na área da expressão e comunicação, no subdomínio da música na educação pré-escolar;
  • Contribuir para melhorar as competências dos professores do 1º CEB na área da expressão artística – música;
  • Dotar os educadores de infância e os professores do 1º CEB de estratégias para desenvolver as aprendizagens comunicativas e expressivas das crianças na área da música;
  • Dar a conhecer recursos didáticos e tecnológicos que possam apoiar o desenvolvimento da expressão musical;
  • Dotar os educadores de infância e os professores do 1º CEB de estratégias que lhes permitam lidar com a diversidade de crianças, incluindo as crianças com Necessidades Educativas e as crianças com Necessidades de Saúde Especiais (NSE).

Conteúdos:

ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO
  1. Orientações curriculares da educação pré-escolar: domínio da educação artística, subdomínio da música;
  2. Aprendizagens Essenciais (AE) para o 1.º Ciclo do Ensino Básico estruturadas a partir dos três Domínios/Organizadores comuns à Educação Artística: Experimentação e criação; Interpretação e comunicação; Apropriação e reflexão;
  3. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO): A transversalidade da música nas diferentes áreas do Perfil;
  4. Decretos-Lei nº 344/1990, de 2 de novembro; n.º 54/2018 e n.º 55/2018, de 6 de julho: potencialidades e desafios.
ENQUADRAMENTO TEÓRICO
  • Ambientes de aprendizagem para todos:
    • A – Dar a conhecer e utilização de diferentes Aprendizagens Ativas (Gamificação; Ensino Híbrido; Mapa Conceptual; Sala de Aula Invertida; Tempestade de Ideias; Aprendizagem entre pares; Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Baseada em Projetos, etc.);
    • B - DUA - Design Universal como diferenciação pedagógica para a Aprendizagem;
    • C - Adaptações curriculares na área do ensino da música e o desenvolvimento das expressões artístico-musicais;
    • D - Desenvolvimento de competências digitais na utilização de tecnologias e produtos de apoio para o ensino da música e o desenvolvimento das expressões artístico-musicais;
    • E - Exploração, análise e avaliação de recursos didáticos digitais para crianças com Necessidades Educativas, e as crianças com NSE;
    • F - Trabalho em rede:
      • a) Construção de redes de colaboração entre docentes;
      • b) Construção de redes de apoio na comunidade educativa.

Metodologias de realização da ação:

A ação será realizada via online, em modalidade E-Learning com sessões síncronas e assíncronas, valorizando quer os processos de reflexão e troca de experiências e ideias quer a exploração prática dos conteúdos trabalhados. Este tipo de metodologia permite que os formandos estudem no seu próprio ritmo, de acordo com a sua disponibilidade.

As sessões síncronas serão em parte expositivas e em parte colaborativas, valorizando processos de reflexão e troca de experiências e ideias. Utilizaremos:

  • Ações de pesquisa e análise de recursos e atividades pedagógicas com suporte tecnológico;
  • Planificação de atividades e práticas que valorizem o preconizado no DL n.º 54/2018 e nº 55/2018 de 6 de julho.

As sessões assíncronas serão sessões de trabalho autónomo contemplando:

  • A realização de pequenas tarefas;
  • Reflexão, preparação e implementação de atividades a expressão musical.

Será fomentada a utilização da dimensão digital como instrumento facilitador e o estabelecimento de redes colaborativas.

Regime de avaliação dos formandos:

  • Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
  • Reflexão crítica.
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.

A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:

  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente
  • 5 a 6,4 valores – Regular
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom
  • 9 a 10 valores – Excelente

Bibliografia fundamental

  • Dalagna, G., Caro, I., Foletto, C., Caixinha, H., Moreno, D., Silva, J. (2024). DigiMusi: promovendo a transformação digital no ensino e aprendizagem da música: guia de boas práticas, UA Editora, ISBN: 978-972-789-916-6. http://hdl.handle.net/10773/42203
  • Espíndola, D. (2024). Inclusion of children with cerebral palsy in arts education programmes of music: from research to action, UA –Teses Doutoramento. http://hdl.handle.net/10773/42051
  • Moreno, D, Maia, A., & Jacob, P. (2023a). Music for all: finding digital resources. In L. Gabrielli (ed.), Corpi Fisici: Physical Bodies, Atti del {XXIII} Colloquio di Informatica Musicale, p. 156-164. http://cim.lim.di.unimi.it/2022_CIM_XXIII_Atti.pdf
  • Moreno, D., & Maia, A. (2022). Accessible Music for Everyone: Discovering Resources. In: Mesquita, A., Abreu, A., Carvalho, J.V. (eds) Perspectives and Trends in Education and Technology. Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 256. Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-16-5063-5_73
  • Moreno, D., Azevedo, J., Lima, B., & Davanzo, N. (2023e). Music for All: An Intervention Project in an Artistic School in Portugal. The Qualitative Report, 28(10), p. 2953-2979. https://nsuworks.nova.edu/tqr/vol28/iss10/8/
Davys Moreno

Davys Moreno

Davys é violinista, professor de música, musicoterapeuta e maestro de orquestras infantis com uma vasta experiência profissional. Tem promovido o desenvolvimento de orquestras infantis para democratizar a aprendizagem musical no 1º e 2º CEB e a intervenção em musicoterapia. Foi recentemente galardoado com o título de Doutor Europeu em Educação pela Universidade de Aveiro com a tese intitulada: "Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral no Ensino Artístico Especializado da Música: Da Investigação à Ação". Durante o desenvolvimento do seu doutoramento, realizou um estágio doutoral no Departamento de Informática Musical da Universidade de Milão (Itália). Possui mais de 50 trabalhos publicados, dos quais 10 estão indexados nas bases de dados SCOPUS e WoS com 22 citações e h-index 3, relacionados com a temática da participação pela inclusão na área da música. A sua atual área de investigação centra-se na promoção da participação de todas as crianças nos processos de ensino/aprendizagem da música, fazendo sobressair o melhor de cada uma delas para que não seja necessário falar de inclusão.

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A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

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Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

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©  Associação Portuguesa de Educação Musical

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