XVII Encontro Nacional da APEM 2023
Música na Educação: Inclusão na pluralidade

A temática que selecionámos este ano para o nosso Encontro Nacional visa colocar em primeiro plano as dimensões ética, política e das práticas pedagógicas que a Música na Educação integra quando falamos na sua potencialidade para a promoção da inclusão. E de que forma pensamos essas dimensões da inclusão?
A dimensão ética da música na educação inclusiva refere-se ao compromisso moral e ético de garantir que todos os alunos tenham igualdade de acesso à música e às músicas envolvendo o reconhecimento e a valorização da diversidade humana, incluindo diferenças culturais, sociais e económicas, étnicas, de género, de orientação sexual, de capacidades e de necessidades.
A dimensão política da música na educação inclusiva refere-se à mudança de políticas e práticas e à disponibilização de ferramentas da política educativa para assegurar que a música seja acessível e inclusiva para todos.
A dimensão prática da música numa educação inclusiva refere-se às estratégias e práticas que são implementadas no sentido de todos os alunos poderem ter acesso à prática musical, ao fazer música. E isso inclui a adaptação e gestão do currículo para responder às necessidades das aprendizagens dos alunos, a oferta de apoio adicional para alunos com necessidades específicas, a formação de professores para trabalhar com uma diversidade de alunos e a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos e inclusivos.
A relevância do papel da música na promoção da inclusão na educação, especialmente quando se trata de celebrar a pluralidade e a diversidade dos alunos, é hoje inquestionável, tal como as práticas musicais diversas para o incremento da criatividade e da expressão individual dos alunos, permitindo que se expressem através da música de maneira única e pessoal.
O conceito de inclusão ligado à música reforça o papel da música como ferramenta para promover a inclusão social e cultural em diversos contextos e comunidades no refortalecimento da democracia e do bem-estar. Através da música podem-se criar espaços abertos, seguros e acessíveis onde as barreiras culturais e linguísticas se podem quebrar porque as crianças e jovens podem comunicar e expressar-se livremente com música sentindo-se bem-vindos e representados, independentemente das suas diferenças culturais, sociais ou físicas.
Manuela Encarnação
Presidente da Direção da APEM
O prazo para a submissão de comunicações para o XVII Encontro Nacional da APEM terminou. As respostas de admissão serão comunicadas até 30 de junho de 2023.
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
Newsletter da APEM
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.
Apoios:
Contactos:
apem associação portuguesa de educação musical
Praça António Baião 5B Loja1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
© Associação Portuguesa de Educação Musical
© Associação Portuguesa de Educação Musical