XVII Encontro Nacional da APEM 2023

Música na Educação: Inclusão na pluralidade

XVII Encontro Nacional da APEM 2023

Sócio APEM (necessário fazer login no site da APEM e ter as quotas atualizadas)

Presencial e online: 40€
Presencial: 30€
Online: 15€

Não Sócio (para se tornar sócio APEM, clique aqui)

Presencial e online: 80€
Presencial: 60€
Online: 30€

Ação de Formação de curta duração (6h) reconhecida e certificada pelo CFAPEM para os grupos 100, 110, 150, 250, 610 e todos os grupos M, de acordo com os artigos 6ºd), 7º n.2 e 8ºb) do RJFC - Dec.- Lei n.º22/2014 de 11 de fevereiro.

Nota: Se já é sócio, ou participou neste encontro faça login para ter acesso às gravações de todas as conferências e workshops.

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XVII Encontro Nacional da APEM 2023 - Resumo do dia presencial (18 de novembro de 2023)


A temática que selecionámos este ano para o nosso Encontro Nacional visa colocar em primeiro plano as dimensões ética, política e das práticas pedagógicas que a Música na Educação integra quando falamos na sua potencialidade para a promoção da inclusão. E de que forma pensamos essas dimensões da inclusão?

A dimensão ética da música na educação inclusiva refere-se ao compromisso moral e ético de garantir que todos os alunos tenham igualdade de acesso à música e às músicas envolvendo o reconhecimento e a valorização da diversidade humana, incluindo diferenças culturais, sociais e económicas, étnicas, de género, de orientação sexual, de capacidades e de necessidades.

A dimensão política da música na educação inclusiva refere-se à mudança de políticas e práticas e à disponibilização de ferramentas da política educativa para assegurar que a música seja acessível e inclusiva para todos.

A dimensão prática da música numa educação inclusiva refere-se às estratégias e práticas que são implementadas no sentido de todos os alunos poderem ter acesso à prática musical, ao fazer música. E isso inclui a adaptação e gestão do currículo para responder às necessidades das aprendizagens dos alunos, a oferta de apoio adicional para alunos com necessidades específicas, a formação de professores para trabalhar com uma diversidade de alunos e a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos e inclusivos.

A relevância do papel da música na promoção da inclusão na educação, especialmente quando se trata de celebrar a pluralidade e a diversidade dos alunos, é hoje inquestionável, tal como as práticas musicais diversas para o incremento da criatividade e da expressão individual dos alunos, permitindo que se expressem através da música de maneira única e pessoal.

O conceito de inclusão ligado à música reforça o papel da música como ferramenta para promover a inclusão social e cultural em diversos contextos e comunidades no refortalecimento da democracia e do bem-estar. Através da música podem-se criar espaços abertos, seguros e acessíveis onde as barreiras culturais e linguísticas se podem quebrar porque as crianças e jovens podem comunicar e expressar-se livremente com música sentindo-se bem-vindos e representados, independentemente das suas diferenças culturais, sociais ou físicas.

Manuela Encarnação
Presidente da Direção da APEM

O XVII Encontro Nacional da APEM 2023 vai dedicar três dias online a comunicações sobre a temática do tema do Encontro.

Queremos apresentar e divulgar práticas/ projetos/investigações que destaquem exemplos do papel da música para promover a inclusão social e cultural em diversos contextos, assim como os efeitos da música na promoção da inclusão.

As propostas podem cobrir uma variedade de tópicos, incluindo, mas não se limitando a:

  • Exemplos de projetos que usam a música para promover a inclusão em comunidades marginalizadas ou grupos de pessoas com deficiência ou necessidades específicas.
  • Estudos de caso que demonstram como a música tem sido usada para ligar pessoas de diferentes origens e culturas.
  • Investigações que analisam o impacto da música na promoção da inclusão social e cultural.
  • Projetos que envolvem a criação de espaços inclusivos para performances musicais ou eventos relacionados com a música.

Comissão científica do XVII Encontro Nacional da APEM 2023

  • António Ângelo Vasconcelos (Instituto Politécnico de Setúbal)
  • Eduardo Lopes (Universidade de Évora)
  • Helena Vieira (Universidade do Minho)
  • Manuela Encarnação (APEM)
  • Mário Cardoso (Instituto Politécnico de Bragança)
Programa do Encontro Nacional da APEM 2023

Comunicações online

Oradores convidados

LUKAS PAIRON
GRAÇA MOTA
RUI LEITÃO

Comunicações

ANTÓNIO VASCONCELOS
JOSÉ SILVA
MARIJA PEREIRA
PEDRO CUNHA
IRENE RIBEIRO
ANA VELOSO
MARGARIDA ROCHA
JOÃO REIGADO
EDUARDA FERREIRA

Comunicações e workshops presenciais

Keynote

OSCAR ODENA

Workshops

ANA PEREIRA
PABLO CERNIK
CARLOS GUERREIRO
ANA QUíLEZ
ESTEVÃO MARQUES

Encerramento/Concerto final

CARLOS ISAAC
FRED MARTINS
NILSON DOURADO
WALTER AREIA
JOANA AMENDOEIRA

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A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

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©  Associação Portuguesa de Educação Musical

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