XVII Encontro Nacional da APEM 2023

Música na Educação: Inclusão na pluralidade

XVII Encontro Nacional da APEM 2023

A temática que selecionámos este ano para o nosso Encontro Nacional visa colocar em primeiro plano as dimensões ética, política e das práticas pedagógicas que a Música na Educação integra quando falamos na sua potencialidade para a promoção da inclusão. E de que forma pensamos essas dimensões da inclusão?

A dimensão ética da música na educação inclusiva refere-se ao compromisso moral e ético de garantir que todos os alunos tenham igualdade de acesso à música e às músicas envolvendo o reconhecimento e a valorização da diversidade humana, incluindo diferenças culturais, sociais e económicas, étnicas, de género, de orientação sexual, de capacidades e de necessidades.

A dimensão política da música na educação inclusiva refere-se à mudança de políticas e práticas e à disponibilização de ferramentas da política educativa para assegurar que a música seja acessível e inclusiva para todos.

A dimensão prática da música numa educação inclusiva refere-se às estratégias e práticas que são implementadas no sentido de todos os alunos poderem ter acesso à prática musical, ao fazer música. E isso inclui a adaptação e gestão do currículo para responder às necessidades das aprendizagens dos alunos, a oferta de apoio adicional para alunos com necessidades específicas, a formação de professores para trabalhar com uma diversidade de alunos e a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos e inclusivos.

A relevância do papel da música na promoção da inclusão na educação, especialmente quando se trata de celebrar a pluralidade e a diversidade dos alunos, é hoje inquestionável, tal como as práticas musicais diversas para o incremento da criatividade e da expressão individual dos alunos, permitindo que se expressem através da música de maneira única e pessoal.

O conceito de inclusão ligado à música reforça o papel da música como ferramenta para promover a inclusão social e cultural em diversos contextos e comunidades no refortalecimento da democracia e do bem-estar. Através da música podem-se criar espaços abertos, seguros e acessíveis onde as barreiras culturais e linguísticas se podem quebrar porque as crianças e jovens podem comunicar e expressar-se livremente com música sentindo-se bem-vindos e representados, independentemente das suas diferenças culturais, sociais ou físicas.

Manuela Encarnação
Presidente da Direção da APEM


O prazo para a submissão de comunicações para o XVII Encontro Nacional da APEM terminou. As respostas de admissão serão comunicadas até 30 de junho de 2023.


O XVII Encontro Nacional da APEM 2023 vai dedicar três dias online a comunicações sobre a temática do tema do Encontro.

Se está envolvido em projetos ou investigações sobre música e inclusão, temos o prazer de o/a convidar a submeter uma proposta de comunicação no nosso Encontro.

Queremos apresentar e divulgar práticas/ projetos/investigações que destaquem exemplos do papel da música para promover a inclusão social e cultural em diversos contextos, assim como os efeitos da música na promoção da inclusão.

As propostas podem cobrir uma variedade de tópicos, incluindo, mas não se limitando a:

  • Exemplos de projetos que usam a música para promover a inclusão em comunidades marginalizadas ou grupos de pessoas com deficiência ou necessidades específicas.
  • Estudos de caso que demonstram como a música tem sido usada para ligar pessoas de diferentes origens e culturas.
  • Investigações que analisam o impacto da música na promoção da inclusão social e cultural.
  • Projetos que envolvem a criação de espaços inclusivos para performances musicais ou eventos relacionados com a música.

Se estiver interessado em apresentar uma comunicação durante o XVII Encontro Nacional da APEM 2023, submeta a sua proposta de comunicação de acordo com as condições e prazos em baixo apresentados.

Queremos divulgar e aprender mais sobre os projetos e investigações realizados ou em curso e podermos proporcionar um diálogo significativo sobre a forma como a música pode ser uma ferramenta importante na promoção de uma verdadeira inclusão nas escolas e nas comunidades em geral.

Comissão científica do XVII Encontro Nacional da APEM 2023

  • António Ângelo Vasconcelos (Instituto Politécnico de Setúbal)
  • Eduardo Lopes (Universidade de Évora)
  • Helena Vieira (Universidade do Minho)
  • Manuela Encarnação (APEM)
  • Mário Cardoso (Instituto Politécnico de Bragança)

Submeter no formulário abaixo um único documento com a seguinte informação:

  • Título da comunicação
  • Resumo da comunicação - entre 500 e 750 palavras.
  • Referências bibliográficas – entre 3 e 6 referências
  • Palavras chave – entre 3 e 5 palavras
  • Nota biográfica do autor - até 250 palavras.

Critérios de avaliação:

As propostas de comunicação para o XVII Encontro Nacional da APEM 2023 serão avaliadas pela Comissão Ciêntífica de acordo com os critérios de:

  1. Adequação à temática;
  2. Clareza da exposição;
  3. Pertinência do projeto/estudo/investigação.

Prazos

  • Data limite de submissão de comunicações – 31 de maio de 2023
  • Respostas de admissão – até 30 de junho de 2023
Caso seja sócio APEM, não preencha este formulário.Faça login primeiro para ter acesso ao formulário de desconto (sócios com as quotas em dia).
Caso não seja sócio preencha este formulário. Durante o processo de inscrição poderá optar pela adesão a Sócio APEM com a quota atualizada até ao final deste ano estatutário (31 de maio de 2023)

A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de maio acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


©  Associação Portuguesa de Educação Musical

©  Associação Portuguesa de Educação Musical