Com o projeto Cantar Mais Liberdade pretende-se viver e refletir os ideais do 25 de Abril nas escolas a partir da criação e composição coletiva de novas canções com cantautores em Residências Artísticas. 3 turmas de 2º ciclo em 3 escolas vão receber 3 cantautores de gerações e estilos musicais diferentes e criar 3 canções.
Projeto Cantar Mais Liberdade
Aprender Abril Hoje
Concerto Cantar Mais Liberdade
Data: 26 de maio de 2024 - 18h
Local: Fórum Lisboa
Morada: Av. de Roma 14, 1000-143 Lisboa
Link google maps: https://maps.app.goo.gl/jjamKnvHit9BpAZeA
Clique no botão seguinte para comprar um bilhete para o Concerto Cantar Mais Liberdade:
Com o projeto Cantar Mais Liberdade pretendeu-se viver e refletir os ideais do 25 de Abril nas escolas a partir da criação e composição coletiva de novas canções com cantautores em Residências Artísticas. 3 turmas de 2º ciclo em 3 escolas receberam 3 cantautores de gerações e estilos musicais diferentes e criaram 3 canções.
A música - e especificamente a canção - é uma forma artística de expressar sentimentos, emoções e ideias. Cantar é o meio mais imediato e íntimo de relacionamento com a música. Com a voz se fala com a voz se canta. Muitas canções marcaram o 25 de Abril e tornaram-se símbolos dos seus ideais, contando muitas histórias e muitas vezes tornando-se até na própria História.
O projeto Cantar Mais Liberdade, com curadoria do músico Vitorino Salomé, e com os músicos residentes, Ana Bacalhau, Carlos Guerreiro e João Afonso, pretendeu aliar a História da Democracia em Portugal às canções, aos processos de criação musical, às práticas artísticas e apresentações públicas, envolvendo alunos e cantautores em Residências Artísticas nas escolas em articulação com os professores das turmas.
A inserção de um artista em ambiente escolar com a proposta de criação coletiva de uma canção a partir da reflexão com os alunos sobre os ideais do 25 de Abril - Democracia, Liberdade, Desenvolvimento, Descolonização, Paz – foi a missão do projeto Cantar Mais Liberdade. O processo artístico do projeto incluiu a realização de concertos nas escolas e a gravação das canções originais e a sua inclusão na plataforma digital Cantar Mais www.cantarmais.pt. O Cantar Mais Liberdade culminou com um grande concerto comemorativo no Fórum Lisboa* no dia 26 em maio de 2024 reunindo os produtos das Residências Artísticas e um repertório selecionado de outras canções que foram cantadas pelas crianças e os cantautores e os seus músicos.
O Projeto Cantar Mais Liberdade teve o apoio da:
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril
- Manuela Encarnação – conceção e gestão do projeto
- Gilberto Costa – conceção e direção artística do projeto
- Carlos Gomes – direção artística do projeto
- Carlos Batalha – gestão da divulgação do projeto
- Lina Trindade Santos - gestão contabilística do projeto
Residência Artística: Agrupamento de Escolas Gil Vicente (8 a 12 de janeiro de 2024)
Residência Artística: Agrupamento de Escolas da Boa Água (4 a 8 de março, 2024)
Residência Artística: Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra (18 a 22 de março, 2024)
Uma iniciativa APEM/CANTAR MAIS com o apoio de:
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
Newsletter da APEM
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.
Apoios:
Contactos:
apem associação portuguesa de educação musical
Praça António Baião 5B Loja1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
© Associação Portuguesa de Educação Musical
© Associação Portuguesa de Educação Musical