A presente ação de formação tem por base o princípio da valorização do património cultural português e tem como missão promover o Cavaquinho a ícone da identidade e cultura portuguesas atuais, contribuindo para o desenvolvimento da sua prática em contextos escolares.

Projeto Artístico: O Cavaquinho - Nível 2

Projeto Artístico: O Cavaquinho

ESGOTADO

Ação de formação Creditada

25h | Registo: CCPFC/ACC-114202/22

por

Daniel Pereira Cristo

Destinatários:

Professores de Música grupo 250 e 610

Datas:

6 de maio a 1 de julho de 2024

Valor da Inscrição:

Sócios da APEM1 - 50 €

Não Sócios2 - 100€

1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:

A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite. As sessões síncronas são nas seguintes horas e dias:

  • Segunda-feira - 6 de maio - 19h/20h
  • Segunda-feira - 13 de maio - 19h/20h
  • Terça-feira - 11 de junho - 19h/20h
  • Segunda-feira - 17 de junho - 19h/20h
Requisitos mínimos/Material necessário para participar na formação:
  • Cavaquinho simples: Sol, Sol, Si, Ré (GGBD)
  • Enrolador de cordas (recomendado)
  • Afinador (recomendado)
  • Calibres das cordas: 0.012, 0.012, 0.10, 0.009 (em polegadas);  ["Recomendação para durabilidade são as cordas de guitarra de aço inoxidável "Elixir", ou as tradicionais cordas "Dragão" - jogos com os calibres 0.011, 0.011, 0.10, 0.009"];
  • Unhas postiças ("Alaska Picks" recomendadas ou as mais habituais com elástico) (recomendado).
  • Loja recomendada que envia por correio o material - Porto Guitarra (Lg. dos Loios no Porto) - a.c/ Agostinho | para encomendas online geral@portoguitarra.com
  • Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
  • Auscultadores, câmara e microfone;
  • Ligação à internet.

Sinopse:

A presente ação de formação apresenta-se como o Nível 2 de uma ação com o mesmo título e que faz parte do plano de atividades do CFAPEM mantendo como fundamento para a sua realização o princípio da valorização do património cultural português e a missão de promover o Cavaquinho a ícone da identidade e cultura portuguesas atuais, contribuindo para o desenvolvimento da sua prática em contextos escolares.

Desta forma, esta ação de formação de nível 2, pretende continuar a proporcionar aos professores de música o conhecimento prático e teórico do cavaquinho e desenvolver a sua potencialidade na criação de projetos musicais de orquestras de instrumentos tradicionais portugueses nas escolas, capacitando os formandos com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento desses projetos nos seus contextos de ação através:

  • da promoção e valorização da cultura tradicional musical portuguesa;
  • da divulgação e promoção do "Cavaquinho" como um dos símbolos icónicos da cultura popular.
  • do desenvolvimento de modelos alternativos de educação não formal e informal e de práticas artísticas diversificadas e inovadoras;

Nota: Esta formação é recomendada para quem já conheça a técnica básica da utilização do cavaquinho ou já tenha realizado a formação de Nível 1

Objetivos a atingir:

No final da formação pretende-se que os formandos atinjam os seguintes objetivos:

  • Dar continuidade aos objetivos do projeto cavaquinho nível 1;
  • Relembrar o funcionamento do cavaquinho (afinar, selecionar e colocar corda);
  • Desenvolver técnicas, acordes e respetivas inversões;
  • Interpretar e harmonizar canções do repertório tradicional português;
  • Diversificar as afinações no uso do cavaquinho (GGBD e DABE) com a possibilidade de aplicar a afinação DABEA(B) na viola braguesa e na guitarra portuguesa;
  • Refletir sobre a criação de projetos artístico-musicais em contexto escolar a partir da prática musical do cavaquinho.

Conteúdos:

  • Revisão da técnica elementar e utilização básica do cavaquinho na afinação GGDB;
  • Revisão da colocação de cordas, utilização de unhas, colocação de cordas e afinação da escala do cavaquinho;
  • Revisão de melodia com harmonia na afinação GGDB;
  • Revisão da técnica do rasgueado;
  • Afinação DABE;
  • Calibre das cordas, escalas e desenhos harmónicos na afinação DABE;
  • Introdução à melodia com harmonia na afinação DABE;
  • Acordes e inversões na afinação DABE;
  • Melodia ou harmonia e suas inversões ou progressões na viola braguesa ou na guitarra portuguesa.

Metodologias de realização da ação:

A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem à distância com sessões síncronas e assíncronas.

Será criada uma disciplina na plataforma Moodle com todos os materiais que vierem a ser produzidos para contextualização da ação e leitura e criação de situações de aprendizagem musical.

A ação desenvolve-se em seis módulos apoiados por vídeos tutoriais de complexificação crescente para o ensino da prática musical/instrumental – O Cavaquinho. O último módulo incidirá também sobre a utilização da viola braguesa e guitarra portuguesa em contexto letivo como utilização de instrumento harmónico por parte do professor.

As sessões síncronas realizar-se-ão com recurso a videoconferências, com conteúdos essencialmente práticos, esclarecimento de dúvidas, avaliação e momentos de reflexão.

Regime de avaliação dos formandos:

  • Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
  • Elaboração de reflexão crítica individual sobre as atividades desenvolvidas.
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.

A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:

  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente
  • 5 a 6,4 valores – Regular
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom
  • 9 a 10 valores – Excelente

Bibliografia fundamental

Daniel Pereira Cristo

Daniel Pereira Cristo

Daniel Pereira Cristo é um músico, multi-instrumentista e cantautor bracarense, apaixonado pela música e instrumentos de raiz desde muito cedo, pela mão do pai também músico e fundador do grupo Origem Tradicional e do Grupo Cultural de S Mamede de Este, que acabaram por ser a sua grande escola de música e de vida. Neles ingressou com 10 anos, tendo aprendido vários instrumentos e canções tradicionais com os tocadores mais velhos, evoluindo sempre de forma autodidata, entre a teoria musical da escola e as novas aprendizagens.

Na Universidade do Minho, onde se licenciou em Ensino de Física e Quimica ingressou o Teatro Universitário do Minho e foi ensaiador, arranjador e director artístico da Azeituna (uma das tunas mais conceituadas do país). Deu aulas de cordofones tradicionais na Associação Recreativa e Cultural da Universidade do Minho, no IPCA em Barcelos, nas Academias de Música NuguelMusic e Headphone, e mais recentemente no Curso Livre do Conservatório Gulbenkian em Aveiro.

Depois de ter passado por diversos projectos musicais (Origem Tradicional, Suspeitos do Costume, Arrefole, Neurónios Abariados, Dança dos Homens, etc), dedica-se à carreira em nome próprio, tendo editado pela Associação Museu Cavaquinho, onde colabora com Júlio Pereira, o álbum "Cavaquinho Cantado". Vencedor do Galardão de Música "A Nossa Terra" em Braga em 2017, é galardoado com o Prémio Carlos Paredes em 2018. A partir daí, teve um trajeto recheado de momentos importantes, a Residência Artística na RTP1 no programa 7 Maravilhas à Mesa, um grande concerto no Terreiro do Paço para mais de 200 mil pessoas na passagem de ano 18/19 e vários concertos procedentes com muitos convidados de renome da cena artística nacional e internacional, com quem percorreu grandes palcos e festivais (Júlio Pereira, Ana Bacalhau, Rão Kyao, Tatanka dos Black Mamba, João Só, Uxia, Xabier Diaz, Aline Frazão, Manuel de Oliveira, entre outros).

A aposta passa agora por continuar a inovar, sem nunca deixar de ser fiel a um objetivo maior, que é o de mostrar ao mundo a riqueza das nossas raízes musicais, sonoridades, composições e instrumentos, com o novo e fundamental rigor que lhe é reconhecido.

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Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
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©  Associação Portuguesa de Educação Musical

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