À MESA NÃO SE CANTA

Um podcast da APEM sobre música e educação

Um podcast da APEM sobre percursos de vida e educação. Manuela Encarnação e Eduardo Lopes à conversa sobre o que a vida nos proporciona. Os convidados trazem-nos histórias e a vida na música e educação é o que nos desperta para as conversas e para uma reflexão sobre os grandes detalhes dos percursos de cada um.

No primeiro domingo de cada mês um novo episódio!

Powered by RedCircle

Um professor de música e um músico ou dois facilitadores em projetos de música em diversos contextos educacionais e na comunidade? Abel Arez e Filipe Sousa encontraram-se e conheceram-se na Skoola, uma Academia de Música Urbana situada no Village Underground em Alcântara. Conversámos sobre os percursos de cada um e cada um descobriu-se e deu-se a conhecer. O que une estes dois nossos convidados? Sem dúvida que a Música, mas a música numa educação não formal onde as regras são ditadas pelo interesse e necessidades dos participantes para fazer música. Aqui a liderança dos processos de ensino e aprendizagem é estruturada de uma forma flexível de acordo com o que se pretende fazer e numa perspetiva de música comunitária que tem por base a democracia cultural, a arte como direito humano e a valorização das diversas culturas. Uma conversa cheia a não perder.

Publicado em 6 de novembro de 2022

Powered by RedCircle

Com um percurso profissional na vida artística e na educação, António Moreira Jorge falou-nos da sua experiência de vida, olhando para o passado e perspetivando o futuro. A conversa abordou as suas vivências enquanto diretor do Conservatório de Música do Porto, uma das poucas escolas públicas com ensino integrado da música, onde se esbatem fronteiras entre ensino genérico e especializado.

Publicado em 2 de outubro de 2022

Powered by RedCircle

A cantar e a brincar com o piano da avó que havia na quinta nas Caldas da Rainha onde viveu na infância e juventude, foi a forma e o tempo de como se ligou emocionalmente e fisicamente à música. Depois seguiram-se as aulas de piano com uma professora discípula de Vianna da Motta e depois as audições com Campos Coelho e as aulas de harmonia por correspondência! E finalmente o exame final do curso que a fez fechar o piano... Mas, felizmente para a Luiza e para todos e tantos dos seus alunos, reconciliou-se com o piano quando descobriu a pedagogia Willems pelo próprio Professor Edgar Willems e pelo seu discípulo Jacques Chapuis. Um mundo novo para música e para a educação em Portugal que se abriu.

Na APEM, Luiza Gama Santos, foi do grupo de fundadores e fez parte de muitas direções desde 1976 sempre com uma presença discreta e sábia. A sua vida de professora desde o jardim de infância ao ensino especializado da música e a sua vida de pianista concertista e acompanhadora de cantores completaram-na e tocaram-se, tal como a Luizinha tocou em tantos de nós

Publicado em 5 de junho de 2022

Powered by RedCircle

No primeiro domingo de maio um episódio muito especial, não com um, mas com três convidados de peso: Domingos Morais, professor aposentado da Escola Superior de Teatro e Cinema, investigador e autor; José Pedro Caiado, músico, compositor e também ele professor aposentado da Escola Superior de Teatro e Cinema; Carlos Guerreiro, músico e construtor de instrumentos e elemento criador do grupo Gaiteiros de Lisboa.

Neste episódio, falam-nos dos seus percursos pela educação musical nos anos setenta e das suas perspetivas sobre o lugar das práticas artísticas na educação. Um encontro feito de reencontros de três músicos com uma dedicação à educação artística e musical marcante com vivências e experiências educativas únicas que não devem ser esquecidas e que também construíram a vida e identidade da APEM. .

Publicado em 1 de maio de 2022

Powered by RedCircle

Professora de referência de muitas gerações de professores de música, educadores de infância e professores do 1º ciclo, Ana Maria Ferrão, por onde passou, a todos tocou! Com música, empatia e uma curiosidade e sensibilidade pelos outros e com os outros, as suas canções e a forma de estar na música revelam toda uma história de vida que vamos conhecer neste primeiro episódio comemorativo dos 50 anos da APEM. Ana Maria Ferrão pertenceu ao grupo de fundadores da APEM em 1972 e desde sempre acompanhou o trabalho associativo que nas suas palavras nos enchem de orgulho.

Publicado em 3 de abril de 2022

Powered by RedCircle

No episódio n.º15 do podcast "À mesa não se canta" Manuela Encarnação e Eduardo Lopes conversam, desta vez, só os dois para fazerem um balanço dos episódios já publicados e procuram encontrar um denominador comum nas reflexões trazidas pelos diversos convidados sobre os seus percursos de vida na música e na educação. Um desafio também para os ouvintes deste podcast.

Mas, levanta-se o véu, e verifica-se que o acaso é um fator determinante na vida! E o que podemos aprender com os acasos? Que lições tiramos daqui? O que pode aprender "a escola"?

Venha daí e acompanhe esta conversa feita de muitas conversas.

Publicado em 6 de março de 2022

Powered by RedCircle

Foi com a voz que se ligou à música em criança e logo a seguir ao fascínio das flautas como prolongamento da voz, tudo embalado num berço musical chamado Hot Club.

Foi apenas o começo de uma conversa com o grande músico Rão Kyao, que nos fez viajar por muitos lugares, tempos e sonoridades, com a música na mente, no coração, na alma e a encher as nossas mais profundas emoções.

Rão Kyao colou-se à música ou a música é que se colou a si? Ou foram forças simultâneas?

Faça-se silêncio para podermos ouvir a Música!

Publicado em 6 de fevereiro de 2022

Powered by RedCircle

Calhou ser em Faro esta nossa conversa porque Elísio Donas é um músico em todo o lado e de todo o lado. Ao Porto volta sempre, o Porto é a sua cidade e foi lá que se fez músico. Foi na Orquestra Orff do Porto com 11 anos que começou a fazer música e a dar concertos. As bandas Rock começaram aos 13 anos. No liceu juntou-se aos Ornatos Violeta e nunca mais se largaram: uma banda carismática, irreverente, circense, muito enérgica e cuja sonoridade imediatamente se distinguiu.

O Gato Morto, o novo projeto musical do Elísio Donas é também tratado com muita exigência e amor. É possível ensinar a ser um músico de rock? Elísio Donas responde-nos com as suas regras e a sua linguagem musical, e deixa bem claro que as pessoas são o mais importante para fazer fluir a música.

Uma conversa com a "música de fundo" da vida da Associação Recreativa E Cultural De Músicos no edifício lindíssimo da Antiga Fábrica da Cerveja de Faro.

Publicado em 2 de janeiro de 2022

Powered by RedCircle

Nascido e criado em Portimão, Cristóvão Silva é compositor, músico e atualmente professor no Agrupamento de Escolas da Bemposta, uma organização educacional direcionada para as Artes Performativas, onde o ensino da música se integra no ensino geral das crianças e jovens de Portimão. Uma realidade que nem um sonho sonhado era na infância do nosso convidado.

A sua história, com pouco mais de 40 anos, fez-se sempre à procura da Música, sem nunca desistir e com as alegrias de um percurso que se constituiu como o certo: ensinar e criar Música.

Publicado em 6 de dezembro de 2021

Powered by RedCircle

"Um professor tem que estar aberto ao que acontece na sala de aula"; "Errar é o que me permite arriscar e construir mais e criar mais"; "Ter orgulho na nossa cultura"; "Incluir através da música"; "Saber fazer música em conjunto", são algumas das frases de Ana Teresa Mateus, professora de música responsável pelos blocos de música do módulo de Educação Artística do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico do #Estudo em Casa, emitidos na RTP durante o ano letivo de 2020/2021.

Uma conversa que fluiu a três marcada pela coragem, humildade e simpatia da Ana Teresa.

Publicado em 7 de novembro de 2021

Powered by RedCircle

Professora de Educação Musical há 18 anos tem estado nos últimos 9 anos em escolas portuguesas no estrangeiro, nomeadamente em Timor, Dili e este ano pela terceira vez em Cabo Verde, na cidade da Praia. Foi uma conversa à volta destas experiências: que música se faz nas salas de aula de escolas portuguesas noutros continentes? como se relacionam com a música as crianças timorenses, cabo-verdianas e de outras nacionalidades no ambiente escolar com um currículo português? Que desafios se colocam aos professores? Estamos num mundo global, mas o local é determinante? É com esta convidada especial que iniciamos o podcast deste ano letivo! .

Publicado em 3 de outubro de 2021

Powered by RedCircle

Uma conversa feita das memórias musicais infantis e juvenis vividas, adquiridas e refletidas que construíram a vida de Rui Ferreira. Os acasos da vida, os contextos sociais e políticos marcantes do atual vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto, 30 anos Professor de música da Escola Superior de Educação do Porto, foi membro do grupo Música Viva e fundador do Instituto Orff do Porto. Histórias de vida que cruzam professores, músicos e pedagogos.

Publicado em 4 de julho de 2021

Powered by RedCircle

A música ao serviço das crianças é a essência do projeto artístico e pedagógico do Bando dos Gambozinos que se desenvolve no cruzamento das várias expressões e áreas artísticas, numa liberdade rigorosa e inspirada por muitos mestres que atravessaram e marcaram a vida da Suzana Ralha, fundadora dos Gambozinos. Uma conversa que nos mostra as influências de uma vida e nos explica a dinâmica educativa, criativa e crítica que sustenta a formação de muitas gerações de crianças.

Publicado em 6 de junho de 2021

Powered by RedCircle

Quem tem coragem para dizer que enquanto miúdo não teve nenhum gosto pela música e foi aprender música por ciúmes do irmão que já trazia um instrumento musical para casa, foi o nosso convidado Délio Gonçalves, atual Maestro Chefe da Banda da Armada Portuguesa com o posto Capitão-de-fragata. A vida faz-se de histórias e esta é bem ilustrativa da importância das bandas filarmónicas, das associações locais e neste caso do Centro Cultural Azambujense. Esta organização ressuscitou no pós 25 de abril e foi nas escolas do 1º ciclo que se foi apresentar para motivar as crianças para a vida artística e associativa. Uma conversa que navegou em muitas águas!

Publicado em 2 de maio de 2021

Powered by RedCircle

Foi a propósito de um recente artigo da Revista Rolling Stone sobre a sobrevivência da Julliard School neste tempos de tantas músicas e repertórios, que estivemos à conversa com Ana Mafalda Pernão, Professora de Formação Musical na Escola de Música do Conservatório Nacional há mais de 30 anos, na Comissão Instaladora durante 3 anos e diretora desta escola durante mais 8 anos. Uma experiência acumulada riquíssima e uma visão muito abrangente sobre o que pode e deve ser o ensino especializado da música e o ensino da música para todos: duas faces da mesma moeda.

Publicado em 4 de abril de 2021

Powered by RedCircle

Não é por acaso que a música se entranha na nossa alma. A família e o ambiente cultural determinam essa vivência. Não importa onde. Esta história nasce no Redondo. Vitorino conta-a com maestria, poesia e, sobretudo, com uma paixão enorme que nos faz viajar pelo percurso musical que criou e nos ofereceu.

Publicado em 7 de março de 2021

Powered by RedCircle

As histórias contadas da vida do músico, professor, clarinetista António Saiote, da sua aprendizagem musical na família, na banda, no conservatório, na vida profissional. Uma maneira de estar e ser na vida.

Publicado em 7 de fevereiro de 2021

Powered by RedCircle

As emoções da música e da vida musical da Professora Teresa Macedo no desenrolar de uma conversa feita de histórias com personalidades marcantes desde Luís Costa, Edgar Willems, passando por Nadia Boulanger e Wilhelm Backhaus.

Publicado em 3 de janeiro de 2021

Powered by RedCircle

Professora de música e investigadora numa conversa com divertidos olhares nos acontecimentos do passado que constroem os presentes e os futuros.

Publicado em 6 de dezembro de 2020

Powered by RedCircle

Uma conversa cheia de acontecimentos, música, feitos, humor, histórias da vida pelo músico que se intitula ativista musical.

Publicado em 1 de novembro de 2020

Powered by RedCircle

* Produção: Eduardo Lopes e Manuela Encarnação | Edição áudio e imagem: Lina Trindade Santos e Gilberto Costa | Música: Paredes que nos rodeiam - Mário Laginha Trio (Mário Laginha: piano, Bernardo Moreira: contrabaixo e Alexandre Frazão: bateria).

A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

A APEM é filiada na ISME - Internacional Society for Music Education como INA - ISME National Affiliate

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de outubro/novembro acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


©  Associação Portuguesa de Educação Musical

©  Associação Portuguesa de Educação Musical