Laboratório lúdico-musical para o desenvolvimento individual e coletivo da criatividade, espontaneidade e cognição, através da utilização e criação de jogos musicais. Assente em princípios pedagógicos e sociais diferenciadores, o Ginásio Musical pretende contribuir para desenvolver novas práticas e aprendizagens que podem reinventar o ensino da música.
Ginásio Musical
Ação de formação de curta duração*
6h | Certificada pelo Centro de Formação da APEM
por
Bitocas Fernandes
Destinatários:
Professores dos grupos 100, 110, 150, 250 e 610, todos os grupos M e todos os interessados.
Data:
7 de dezembro de 2024
Horário:
10h às 13h e das 14h30 às 17h30
Valor da Inscrição:
- Sócios da APEM - 20€
- Outros - 40€
Local:
- Biblioteca Palácio Galveias | Campo Pequeno 1049-064 Lisboa
Apoio:
*Ação de formação de curta duração certificada e reconhecida pelo CFAPEM nos termos do disposto na alínea d) do ponto 1 do artigo 6º, no ponto 2 do artigo 7º e no ponto 2 do artigo 19º do Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro e do Despacho e do Despacho no 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de Retificação no 470/2015 de 11 de Junho
Nota: A emissão de certificado desta ação implica uma participação, no mínimo, de 2/3 do tempo da ação e ao preenchimento de um questionário de avaliação.
Laboratório lúdico-musical para o desenvolvimento individual e coletivo da criatividade, espontaneidade e cognição, através da utilização e criação de jogos musicais. Assente em princípios pedagógicos e sociais diferenciadores, o Ginásio Musical pretende contribuir para desenvolver novas práticas e aprendizagens que podem reinventar o ensino da música.
Objetivos
Na criatividade:
- Proporcionar novas ferramentas criativas e lúdicas.
- Fantasiar, simular e descobrir no coletivo.
- Conhecer mais sobre a relação entre música, improvisação e jogo.
Na terapia:
- Gerar apetências para uma prática musical informal e descontraída.
- Usar contextos lúdicos para desmontar bloqueios.
- Promover o encontro com o estranho e o inesperado.
- Aproveitar a música como um meio para a interação e socialização.
Na cultura, na didáctica e na cidadania:
- Relacionar a música com todas as áreas de conhecimento.
- Eliminar pré-conceitos e abrir caminhos para novos paradigmas.
- Reutilizar materiais, aproveitando os recursos disponíveis.
Conteúdos
Música
- Música enquanto arte exploratória
- Improvisação e jogos performativos
- Estratégia musical, música e ludicidade
- Jogos enquanto partituras vivas e dinâmicas
- Parâmetros sonoros e musicais
- Ritmo, Harmonia e sincronicidade
Diversidade
- Jogos, diversidade e simulação de mundos,
- Ordem e caos
- Exercícios, joguetes, jogos e rituais lúdicos
- Recursos sonoros expandidos
Criatividade
- Transdisciplinar e Multidisciplinar
- Axiomas, representação simbólica e semântica
- A exploração e a criatividade
- Imaginação e inventividade
- Pensamento, comunicação, movimento e descoberta
- Provocadores lúdicos
- Liberdade e disponibilidade
Natureza
- Competição e colaboração
- Super poderes naturais, a natureza do ser humano e ludicidade
- Jogo, autonomia e autopoiesis
- Os sentidos, os poderes de reação e flexibilidade
- Regras, lógica e aleatoriedade
Inclusão
- Níveis de aprendizagem e interação multinível
- Música com tudo o que vem à mão e ao pensamento
- Terra de todos - trautear, rabiscar, gingar e maquetar
- Erros, distrações e preconceitos vários
- Memória e esquecimento
Interação
- Jogar e brincar no coletivo
- Comunicação subjetiva e linguagens inventadas
- Relações intra e interpessoais
- Adaptação a novos contextos e atualização dos mesmos
- Avatares, interação e mudança de papéis.
- Nós e os outros como partes de um sistema social
- Cidadania musical
Metodologia
A formação será dividida em 4 blocos de aproximadamente 1h30m cada, dois blocos de manhã e dois blocos de tarde.
De manhã:
Bloco 1: Jogos de quebra-gelo e abordagem lúdica ao conceito de jogo performativo sem materiais.
Bloco 2: Jogos com peças dinâmicas e expandidas.
De tarde:
Bloco 3: Mixer 3.0 e a tecnologia áudio sem eletrónica
Bloco 4: Fábrica de jogos - Criação lúdica em equipas, com aceleradores de criatividade.
Todas as práticas são desenvolvidas com recurso a jogos performativos em contexto de laboratório e os conteúdos teóricos vão surgindo em pequenos debates entre jogos.
Bibliografia
- Hermann Hesse (1989), O jogo das contas de vidro, Publicações Dom Quixote
- Carlos D. Fregtman (1996), Música transpessoal, Editora Pensamento-Cultrix
- Murray Schafer (1991), O ouvido pensante, Fundação Editora da UNESP
- Johan Huizinga(1971), Homo Ludens, Editora perspectiva
- Bitocas Fernandes, https://bitocasfernandes.wordpress.com/
Bitocas Fernandes
Facilitador criativo, artista plástico, performer e pedagogo. Nasceu em 1968, numa família de músicos. Estudou no Conservatório de Música de Aveiro e na Escola Profissional de Música de Espinho mas, foi de forma autodidata que desenvolveu as suas pesquisas pedagógico-musicais. Os seus métodos muito pessoais encontram-se espelhados no projecto O Jogo Aberto que envolve design de jogos, laboratórios temáticos e eventos interativos, gerando contextos para uma prática musical mais criativa através do lúdico. Co-fundou com seus irmãos a d'Orfeu - Associação Cultural, coordenou o AparqA! - Centro Criativo da Alta Vila (2008-2011), atualmente, é membro fundador da Glocalmusic, cooperativa para o desenvolvimento da música criativa e colabora regularmente com várias instituições promovendo iniciativas que misturam arte, ludicidade e interação.
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A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
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