A ação de formação "Psicologia da Performance" tem como objetivo disponibilizar recursos que permitam aos docentes e, inerentemente, aos discentes lidar com as dificuldades próprias do ensino e aprendizagem da música e com os momentos de performance.
Psicologia da performance
Estratégias na gestão da ansiedade e das emoções
ESGOTADO
Ação de formação Creditada
12.5h | Registo: CCPFC/ACC-111545/21
formador
Carlos Damas
Destinatários:
Professores dos Grupos M01 a M28, M32, M37 e M38
Datas:
3 de junho a 8 de julho de 2024
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM1 - 30 €
Não Sócios2 - 60€
1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e obtenha um desconto de 50% ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:
A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite.
Existirão quatro sessões síncronas cujo calendário é o seguinte:
Turma 1:
- 6 de junho | quinta-feira | 19h00 às 20h00
- 11 de junho | terça-feira | 19h00 às 20h00
- 20 de junho | quinta-feira | 19h00 às 20h00
- 27 de junho | quinta-feira | 19h00 às 20h00
Turma 2:
- 6 de junho | quinta-feira | 20h15 às 21h15
- 11 de junho | terça-feira | 20h15 às 21h15
- 20 de junho | quinta-feira | 20h15 às 21h15
- 27 de junho | quinta-feira | 20h15 às 21h15
Requisitos mínimos
- Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
- Auscultadores, câmara e microfone;
- Ligação à internet.
Sinopse:
A ação de formação "Psicologia da Performance" tem como objetivo disponibilizar recursos que permitam aos docentes e, inerentemente, aos discentes lidar com as dificuldades próprias do ensino e aprendizagem da música e com os momentos de performance.
O tão temido medo do palco, ou o medo de falhar, é um dos principais problemas que afeta os músicos. É essencial ter conhecimento tanto do problema como das formas de viver com ele. Importa abordar temas como a cognição, a emoção, a autoeficácia, a ansiedade. Como complemento à componente teórica, serão organizadas sessões práticas, individuais ou em conjunto, de ajuda para lidar com os problemas referidos.
Objetivos a atingir:
- Compreender os conceitos de cognição, emoção, autoeficácia, motivação, ansiedade e eficácia.
- Reconhecer a importância da motivação emocional no estudo e prática instrumental.
- Reconhecer a importância da preparação para a performance.
- Conhecer os problemas emocionais derivados da performance musical.
- Identificar as formas de manifestação da ansiedade.
- Gerir e ultrapassar problemas ansiógenos, emocionais, cognitivos, relativos à performance musical, ensino e aprendizagem.
Conteúdos:
Módulo 0: Apresentação e ambientação
Módulo 1: A ansiedade da performance musical
Módulo 2: A emoção e a motivação na vida dos performers
Módulo 3: Recursos para lidar com os problemas cognitivos e fisiológicos derivados da ansiedade relativa à performance musical
Módulo 4: A auto-confiança - teoria de Albert Bandura
Metodologias de realização da ação:
A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem à distância baseada em sessões assíncronas e síncronas.
A formação será distribuida através do LMS Moodle do Centro de Formação da APEM de acordo com o modelo pedagógico de ensino a distância da APEM.
A ação desenvolve-se em 4 módulos que contêm atividades formativas diversas e vários recursos. As sessões síncronas realizar-se-ão com recurso a videoconferências, com conteúdos teórico/práticos, com esclarecimento de dúvidas e momentos de reflexão.
Regime de avaliação dos formandos:
- Participação nas atividades, nas sessões síncronas e realização das tarefas propostas;
- Reflexão crítica.
A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente
- 5 a 6,4 valores – Regular
- 6,5 a 7,9 valores – Bom
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom
- 9 a 10 valores – Excelente
Bibliografia fundamental
- Alexander, F. M. (1923). Constructive Conscious Control of the Individual. London, UK: Chaterson Ltd.
- Bandura, A. (1988). Self-regulation of motivation and action through goal systems. In V, Hamilton, G. H. Bower, & N. H. Frijda (Eds.), Cognitive perspectives on emotion and motivation (pp. 37-61). Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers.
- Bandura, A. (1997). Self- Efficacy. The Exercise of Control. New York: Worth Publishers.
- Ellis, A. (2000). How to Control Your Anxiety Before It Controls You. N.Y.: Citadel Press.
- Kenny, D. T. (2011). The Psychology of Music Performance Anxiety (1st ed.). New York: Oxford University Press.
Carlos Damas
Notável violinista português com uma brilhante carreira internacional, foi considerado pelas revistas Gramophone e The Strad como um dos melhores intérpretes das obras de Fritz Kreisler. Estudou em Paris com Jacqueline Lefèvre e com o mestre Ivry Gitlis.
Durante os anos em que aí viveu encontrou-se regularmente com Yehudi Menhuin, que o orientou no plano artístico e violinístico. Na Áustria, Viena, foi orientado por Dora Shwarzberg. Foi convidado pela UNESCO a promover a multiculturalidade através da música. Participou como solista, com a Orquestra Nacional Checa, no concerto comemorativo dos 70 anos dessa instituição. Paralelamente à carreira concertística, realizou um Mestrado em Artes Musicais e um Doutoramento em Psicologia e Ensino da Música. É Professor Auxiliar convidado da Universidade de Évora.
Para se inscrever, clique na ligação seguinte e preencha o formulário:
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
Newsletter da APEM
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.
Apoios:
Contactos:
apem associação portuguesa de educação musical
Praça António Baião 5B Loja1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
© Associação Portuguesa de Educação Musical
© Associação Portuguesa de Educação Musical