O ser humano é naturalmente dotado de um instrumento musical: a voz para cantar. A voz é o mais íntimo de todos os instrumentos. Cantar implica não só uma rápida interiorização do som como proporciona uma vivência imediata da experiência musical. A voz e o cantar são pontos de partida para a aprendizagem musical. A investigação sustenta a relação que existe entre o cantar, o cantar em grupo e o bem-estar, e aponta a música como um poderoso meio para o conhecimento pessoal e partilha de experiências e emoções. Os primeiros anos de escolaridade são fulcrais para estas vivências pessoais, sociais e musicais. Os professores dos primeiros anos de escolaridade em conjunto com os professores de música são os responsáveis por criar estas oportunidades de aprendizagem. A formação contínua nesta área é fundamental dada a pouca atenção ao cantar e ao repertório disponível.
Canções de bolso
Aprender à velocidade do som!
ESGOTADO
Ação de formação Creditada
12.5h | Registo: CCPFC/ACC-113368/21
por
Ana Leonor Pereira
Destinatários:
Professores dos Grupos 110, 250
Datas:
18 de novembro a 10 de dezembro de 2024
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM1 - 30 €
Não Sócios2 - 60€
1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:
A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite.
Sessões síncronas das 20h30 às 21h30 nos seguintes dias:
- 19 e 26 de novembro e 3 de dezembro de 2024
Requisitos mínimos
- Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
- Auscultadores, câmara e microfone;
- Ligação à internet.
Sinopse:
O ser humano é naturalmente dotado de um instrumento musical: a voz para cantar. A voz é o mais íntimo de todos os instrumentos. Cantar implica não só uma rápida interiorização do som como proporciona uma vivência imediata da experiência musical. A voz e o cantar são pontos de partida para a aprendizagem musical.
A investigação sustenta a relação que existe entre o cantar, o cantar em grupo e o bem-estar, e aponta a música como um poderoso meio para o conhecimento pessoal e partilha de experiências e emoções. Os primeiros anos de escolaridade são fulcrais para estas vivências pessoais, sociais e musicais.
Os professores dos primeiros anos de escolaridade em conjunto com os professores de música são os responsáveis por criar estas oportunidades de aprendizagem. A formação contínua nesta área é fundamental dada a pouca atenção ao cantar e ao repertório disponível.
Objetivos a atingir:
- Facultar aos formandos estratégias rápidas de aquisição de canções para levarem à sua prática pedagógica.
- Fornecer reportório adequado e interessante facilmente utilizável
- Fomentar gestos vocais e corporais saudáveis
- Facultar exercícios vocais e corporais simples e lúdicos
- Desenvolver processos criativos a partir das canções
Conteúdos:
- Estratégias diversas de aprendizagem de uma canção.
- Técnica vocal básica – produzir e fazer produzir gestos vocais e corporais saudáveis.
- Exercícios vocais e corporais simples e lúdicos para fazer com as crianças.
- Recriar as canções: processos de interpretação melódica-rítmica, harmónica e de forma. Movimentos e coreografias.
Metodologias de realização da ação:
A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem à distância baseada em sessões assíncronas e pelo menos uma sessão síncrona.
A formação será distribuida através do LMS Moodle do Centro de Formação da APEM de acordo com o modelo pedagógico de ensino a distância da APEM.
A ação desenvolve-se em 4 módulos que contêm atividades formativas diversas e vários recursos. As sessões síncronas realizar-se-ão com recurso a videoconferências, com conteúdos essencialmente práticos, com esclarecimento de dúvidas e momentos de reflexão.
Regime de avaliação dos formandos:
- Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
- Um registo vídeo demonstrando estratégias de aprendizagem de duas canções acompanhado por uma pequena reflexão crítica.
A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente
- 5 a 6,4 valores – Regular
- 6,5 a 7,9 valores – Bom
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom
- 9 a 10 valores – Excelente
Bibliografia fundamental
- https://www.cantarmais.pt/pt/
- Philips, Kennet, (1992) Teaching kids to sing, Schirmer, Cengage
- Pereira, A.L. (2009) A voz cantada infantil: Pedagogia e Didáctica, Revista de Educação Musical nº132, pp 33-45
Ana Leonor Pereira
Mestre em Ciências da Fala pela ESSA/Universidade Católica, licenciada e profissionalizada em Canto pelo Conservatório de Haia e em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É bacharel em Canto pela ESML. Formadora creditada pelo CCPFC. Tem vários artigos científicos publicados e discos editados. Fundou o Teatro de Ópera Infantil do qual é directora artística. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista em Música. Lecciona nos mestrados em Ensino Vocacional da Música no ISEIT do Instituto Piaget de Almada e nos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra sendo, deste último, Directora Pedagógica.
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Informações:
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A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
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