A ação de formação tem como objetivo mostrar as potencialidades do computador de bolso Microbit no trabalho com os alunos, nomeadamente no âmbito da disciplina de Educação Musical. O Microbit é um computador de bolso, criado pela BBC, que pode ser usado para a criação de robôs, instrumentos musicais ou outros projetos. Tem um ecrã de LEDs, botões, sensores e muitas funcionalidades de entrada/saída que, quando programadas, permitem-no interagir com o utilizador e com o meio.

Iniciação ao Micro:Bit - O computador de bolso

Iniciação ao MicroBit - O computador de bolso

ESGOTADO

Ação de formação Creditada

25h | Registo: CCPFC/ACC-118997/22

formador

Rui Santos

Destinatários:

Professores dos Grupos 150, 250 e 610

Datas:

15 de janeiro a 8 de março de 2024

Valor da Inscrição:

Sócios da APEM1 - 75 € (Inclui envio de pack Microbit via CTT)

Não Sócios2 - 125€ (Inclui envio de pack Microbit via CTT)

1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e obtenha um desconto de 50% ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:

A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite.

Existirão duas sessões síncronas que serão calendarizadas durante a formação.

Requisitos mínimos
  • Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
  • Auscultadores, câmara e microfone;
  • Ligação à internet.

Sinopse:

A ação de formação tem como objetivo mostrar as potencialidades do computador de bolso Microbit no trabalho com os alunos, nomeadamente no âmbito da disciplina de Educação Musical. O Microbit é um computador de bolso, criado pela BBC, que pode ser usado para a criação de robôs, instrumentos musicais ou outros projetos. Tem um ecrã de LEDs, botões, sensores e muitas funcionalidades de entrada/saída que, quando programadas, permitem-no interagir com o utilizador e com o meio. O Microbit inclui um microfone e uma coluna incorporados, assim como um botão tátil de entrada e um botão para desligar.

Objetivos a atingir:

  • Explorar o Microbit e as suas potencialidades;
  • Explorar as diferentes componentes da programação tais como variáveis, estruturas de decisão e de repetição, eventos, ou outros;
  • Criar desafios musicais com e sem a integração de sensores;
  • Analisar e refletir sobre o desenvolvimento de projetos que possam ser utilizados em sala de aula.

Conteúdos:

Módulo 1:
  • O que é programar;
  • Como funciona a programação por blocos;
  • O que é o Microbit.
Módulo 2:
  • Apresentação da ferramenta Makecode que serve para programar o Microbit.
  • As funções base no Microbit;
  • Programação de ações simples com o Microbit.
Módulo 3:
  • Programação com variáveis, estruturas de decisão e repetição e eventos disponíveis no ambiente de programação.
Módulo 4:
  • Programação com recurso a sensores externos;
  • Criação de desafios multidisciplinares através do Microbit.

Metodologias de realização da ação:

O curso será realizado totalmente a distância com recurso à plataforma moodle do CFAPEM (Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical) em atividades síncronas e assíncronas.

A ação de formação desenvolve-se em quatro módulos, cada um deles dividido em dois momentos: a apresentação e exploração do robô e das suas potencialidades e o tempo de exploração de cada uma dessas ferramentas. Em cada um dos módulos os formandos são convidados a desenvolver uma atividade individual na qual terão de aplicar os novos conhecimentos e os anteriormente adquiridos.

No final, os formandos deverão ser capazes de realizar funções simples com o Microbit e de a utilizarem na concretização de atividades com os seus alunos, quer no âmbito da disciplina de Educação Musical, quer em projetos multidisciplinares.

Regime de avaliação dos formandos:

  • Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
  • Elaboração de reflexão crítica individual sobre as atividades desenvolvidas
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.

A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:

  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente
  • 5 a 6,4 valores – Regular
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom
  • 9 a 10 valores – Excelente

Bibliografia fundamental

  • Oliveira, Carla Adelaide Silva Tavares (2021). Desenvolvimento de pensamento computacional em abordagens curriculares com utilização do Micro:bit. https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/17923
  • Papert, S. (2008). A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da Informática. Artmed Editora.
  • Wainewright, M. (2016). Vamos Programar, Cria os teus Próprios Jogos e Programas de Computador. Booksmile
  • Governo Regional da Madeira. Manual de Iniciação Microbit. https://aia.madeira.gov.pt/images/files/manual_kit_robotica_microbit.pdf
Rui Santos

Rui Santos

Rui Santos é licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Em 2009 concluiu o Curso de Mestrado em Ciências da Educação na área de especialidade em Formação de Professores no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e encontra-se atualmente a frequentar a Pós-Graduação em Tecnologias e Robótica no Ensino Básico na mesma instituição.

Estudou Guitarra no Conservatório de Música da Física de Torres Vedras mas, atualmente, dedica-se em exclusivo à Educação, dividindo-se entre as duas escolas onde leciona Expressão e Educação Musical, desde a Creche até ao final do 2.º Ciclo e Programação e Robótica ao 1.º Ciclo.

Trabalha Cavaquinhos com os seus alunos do 2.º Ciclo e o seu interesse pelas tecnologias leva-o numa busca constante pela utilização e criação de novas ferramentas para as suas aulas.

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A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

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Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
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©  Associação Portuguesa de Educação Musical

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