FÓRUM 23

Questões do ensino e da aprendizagem da música

“Fórum 23 - Questões do ensino e aprendizagem da música” é um espaço de partilha, análise e discussão de problemas na comunidade de professores de música do ensino geral e do especializado em formato de videoconferência..

Todos os fóruns têm um convidado que coloca à discussão dos participantes aspetos pedagógicos, técnicos e organizacionais inerentes a práticas online do ensino e aprendizagem musical.

A participação é gratuita e a inscrição obrigatória.

O número de participantes é limitado e respeita a ordem de inscrição.


Fóruns já realizados:
  • Terça-feira, 23 de maio de 2023 | Porque fogem as crianças e jovens do ensino da música? (convidados: Helena Marinho, Eduardo Lopes e Marta Moreira)
  • Segunda-feira, 23 de maio de 2022 (convidada: Marija Mihajlovic Pereira)
  • Quarta-feira, 23 de março de 2022 (convidadas: Cristina Cunha, Academia de Música José Atalaya de Fafe e Dulce Correia, Instituto Gregoriano de Lisboa)
  • Domingo, 23 de janeiro de 2022 (convidada: Manuela Encarnação)
  • 4ª feira, 23 de junho de 2021 (convidado: Óscar Rodrigues)
  • Domingo, 23 de maio de 2021 (convidado: Manuel Rocha)
  • 6ªfeira, 23 de abril de 2021 (convidada: Helena Vieira)
  • 3ªfeira, 23 de março de 2021 (convidada: Carolina Gaspar)
  • 3ªfeira, 23 de fevereiro de 2021 (convidado: Nuno Cintrão)
Veja ou reveja as gravações do Fórum23 aqui (disponível para sócios APEM). Caso não seja sócio APEM, torne-se sócio aqui.

Próximo Fórum 23 no dia 23 de Maio de 2023, pelas 21h.


Helena Marinho

Helena Marinho é Professora Associada no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e investigadora integrada do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md). Os seus interesses de pesquisa e docência centram-se nas áreas da investigação em performance e de história da música portuguesa dos séculos XX e XXI. É autora de vários capítulos de livros e artigos nessas temáticas, tendo também apresentado trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Pertenceu à equipa de investigação de vários projectos financiados pela FCT, tendo liderado o projecto "Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX". Consulte aqui o resumo completo

Eduardo Lopes

Eduardo Lopes, efetuou estudos de bateria jazz e percussão clássica no Conservatório Superior de Roterdão (Holanda). É Licenciado pela Berklee College of Music (EUA) em Performance e Composição com a mais alta distinção (Summa Cum Laude). É Doutorado em Teoria da Música pela Universidade de Southampton (Reino Unido), sob orientação de Nicholas Cook. Em 2015 prestou provas de Agregação em Música e Musicologia na Universidade de Évora, tendo sido aprovado por unanimidade. Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios e bolsas de estudo nacionais e internacionais. Atua regularmente com os mais relevantes músicos portugueses e artistas internacionais de renome, tais como: Mike Mainieri (Steps Ahead); Dave Samuels (Spyro Gyra); Consulte aqui o resumo completo

Marta Moreira

Marta Moreira (1990) é artista multidisciplinar e professora. Licenciada em Piano - Performance (2013) e Mestre em Ensino da Música (2017) pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Instituto Politécnico do Porto), actualmente, reside em Braga, é professora no Conservatório do Vale de Sousa, colabora com o BJazz Choir (sediado em Guimarães) e assume também a direção artística da Plataforma do Pandemónio, uma associação cultural sem fins lucrativos que fundou no deflagrar da pandemia e onde desenvolve trabalho regular nas áreas da programação, mediação cultural e criação artística.Consulte aqui o resumo completo

No mês de maio vamos ter uma edição do Fórum 23, um espaço destinado à discussão de questões do ensino e aprendizagem da música. Este Fórum terá como temática “Porque fogem as crianças e jovens do ensino da música?”. Os nossos convidados são Helena Marinho, Eduardo Lopes e Marta Moreira.

ESGOTADO


Muito obrigado pelo interesse!

A Equipa APEM

A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de abril acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


©  Associação Portuguesa de Educação Musical

©  Associação Portuguesa de Educação Musical