A ação de formação tem como objetivo mostrar as potencialidades da ferramenta Scratch no trabalho com os alunos no âmbito da disciplina de Educação Musical, nomeadamente na aprendizagem das figuras rítmicas e no desenvolvimento das leituras rítmicas e melódicas.
O Scratch é um software de programação baseado na linguagem LOGO (linguagem de programação interativa cujo resultado é mostrado de imediato, permitindo a identificação imediata de erros e a sua correção. É uma linguagem destinada sobretudo a crianças e jovens baseada na teoria construcionista de Papert).
O Potencial do Scratch na Educação Musical
ESGOTADO
Ação de formação Creditada
25h | Registo: CCPFC/ACC-114450/22
formador
Rui Santos
Destinatários:
Professores dos Grupos 250 e 610
Datas:
7 de outubro a 19 de novembro de 2024
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM1 - 50 €
Não Sócios2 - 100€
1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e obtenha um desconto de 50% ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:
A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite.
Existirão duas sessões síncronas em data a agendar durante a formação (em horário pós laboral).
Requisitos mínimos
- Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
- Auscultadores, câmara e microfone;
- Ligação à internet.
Sinopse:
A ação de formação tem como objetivo mostrar as potencialidades da ferramenta Scratch no trabalho com os alunos no âmbito da educação musical, nomeadamente na aprendizagem das figuras rítmicas e no desenvolvimento das leituras rítmicas e melódicas.
O Scratch é um software de programação baseado na linguagem LOGO (linguagem de programação interativa cujo resultado é mostrado de imediato, permitindo a identificação imediata de erros e a sua correção. É uma linguagem destinada sobretudo a crianças e jovens baseada na teoria construcionista de Papert).
Objetivos a atingir:
- Conhecer o Scratch e as suas funções base;
- Gravar e modificar sons com o Scratch;
- Programar diferentes ações para a concretização de frases rítmicas e/ou melódicas.
Conteúdos:
Módulo 1:
- O que é programar;
- Como funciona a programação por blocos;
- Apresentação da ferramenta Scratch.
Módulo 2:
- As funções base no Scratch (movimento, controlo, aparência, sensores, som, operações, caneta e variáveis);
- A mudança de ator e de cenário;
- Programação de ações simples.
Módulo 3:
- Construir frases rítmicas e melódicas;
- Programar sons e silêncios de diferentes durações;
- Alterar andamento;
- Alterar timbres.
Módulo 4:
- Programar diferentes ações em simultâneo ou ações que se desencadeiam mediante diferentes eventos (ações/ordens).
Módulo 5:
- Gravar e modificar sons com o Scratch;
- Utilizar sons gravadas e/ou modificados nas ações programadas.
Metodologias de realização da ação:
O curso será realizado totalmente a distância com recurso à plataforma moodle do CFAPEM (Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical) em atividades síncronas e assíncronas.
A ação de formação desenvolve-se em cinco módulos, cada um deles dividido em dois momentos: a apresentação e exploração das ferramentas e suas potencialidades e a o tempo de exploração de cada uma dessas ferramentas. Em cada um dos módulos os formandos são convidados a desenvolver uma atividade individual na qual terão de aplicar os novos conhecimentos e os anteriormente adquiridos.
No final, os formandos deverão ser capazes de realizar funções simples com a ferramenta Scratch e de a utilizarem na concretização de atividades com os seus alunos no âmbito da disciplina de Educação Musical.
Regime de avaliação dos formandos:
- Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
- Reflexão crítica.
A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente
- 5 a 6,4 valores – Regular
- 6,5 a 7,9 valores – Bom
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom
- 9 a 10 valores – Excelente
Bibliografia fundamental
- Jesus, C., Vasconcelos, J, B., & Lima, R. (2016). Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico. Lisboa: FCA Editora.
- Papert, S. (2008). A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da Informática. Artmed Editora.
- Wainewright, M. (2016). Vamos Programar, Cria os teus Próprios Jogos e Programas de Computador. Booksmile
- Santos, Hugo Renato Saraiva (2020): O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical. https://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/7498
Rui Santos
Rui Santos é licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Em 2009 concluiu o Curso de Mestrado em Ciências da Educação na área de especialidade em Formação de Professores no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e encontra-se atualmente a frequentar a Pós-Graduação em Tecnologias e Robótica no Ensino Básico na mesma instituição.
Estudou Guitarra no Conservatório de Música da Física de Torres Vedras mas, atualmente, dedica-se em exclusivo à Educação, dividindo-se entre as duas escolas onde leciona Expressão e Educação Musical, desde a Creche até ao final do 2.º Ciclo e Programação e Robótica ao 1.º Ciclo.
Trabalha Cavaquinhos com os seus alunos do 2.º Ciclo e o seu interesse pelas tecnologias leva-o numa busca constante pela utilização e criação de novas ferramentas para as suas aulas.
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
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