O curso Música 3D traz a metáfora da teoria musical e dos principais conceitos musicais a partir de objetos da infância e instrumentos alternativos. Aros coloridos, tubos percussivos ocupam o centro da sala para investigar a música, fazendo do chão da sala o seu quadro branco e organizando o ambiente estético, ético e lógico. Venha conhecer a música 3D.
MÚSICA 3D - Práticas e processos em educação musical ativa
ESGOTADO
Ação de formação de curta duração*
6h | Certificada pelo Centro de Formação da APEM
por
Uirá Kuhlmann
Destinatários:
Professores dos grupos 100, 110, 150, 250, D06 e 610, todos os grupos M e todos os interessados.
Datas:
27 de abril de 2024
Horário:
- Sábado - 27 de abril das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30
Valor da Inscrição:
- Sócios da APEM - 20 €
- Outros - 40€
Número máximo de participantes: 30
Local:
Museu da Música Portuguesa | Avenida de Sabóia, 2765-420, Estoril - Localização google maps: https://maps.app.goo.gl/e3qXFFiG5kPGZERf6
*Ação de formação de curta duração certificada e reconhecida pelo CFAPEM nos termos do disposto na alínea d) do ponto 1 do artigo 6º, no ponto 2 do artigo 7º e no ponto 2 do artigo 19º do Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro e do Despacho e do Despacho no 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de Retificação no 470/2015 de 11 de Junho
Nota: A emissão de certificado desta ação implica uma participação, no mínimo, de 2/3 do tempo da ação e ao preenchimento de um questionário de avaliação.
A formação Música 3D traz a metáfora da teoria musical e dos principais conceitos musicais a partir de objetos da infância e instrumentos alternativos. Aros coloridos, tubos percussivos ocupam o centro da sala para investigar a música, fazendo do chão da sala o seu quadro branco e organizando o ambiente estético, ético e lógico.
Objetivos
- Explorar diversas propostas de atividades músicais usando arcos e tubos coloridos;
- Conhecer e explorar um conjunto de repertório musical variado baseado em pedagogias musicais ativas;
- Criar novas propostas de atividades musicais com os recursos disponibilizados.
Metodologia
Ao longo do dia serão exploradas diversas propostas de atividades musicais e apresentado um conjunto de repertório musical com destaque para a utilização de aros e boomwackers na construção de cenas, esculturas e paisagens sonoras. Estes objetos serão utilizados em diversos contextos ludico-musicais com o intuito de desenvolver a percepção auditiva, incentivar práticas colaborativas e integradoras, e enriquecer o ambiente educativo.
Bibliografia
- Fermanelli, L. (2021). *Musica in tutti i sensi*. Progetti Sonori.
- Goodkin, D. (2002). *Play, Sing, and Dance: An Introduction to Orff Schulwerk*. Schott Music.
- Kuhlmann, U. A. (2024). *Ensaio sobre Educação Musical Ativa e o uso de novos materiais*.
- López Ibor, S. (2011). *Blue is the Sea: Music, Movement and Visual Arts in the Early Childhood*. The Pentatonic Press Integrated Learning Series.
Uirá Kuhlmann
Consultor em educação musical ativa para educadores de um modo geral, Endorsee dos Boomwhackers (tubos sonoros) no Brasil e Diretor da empresa Música e Movimento - Núcleo de Pesquisa e Formação em Educação Musical Ativa Lda. Formou-se pela EMESP em piano erudito, em Áudio e Acústica pelo IAV, e possui Licenciatura em Educação Musical pela UFSCar. É graduado em Orff/Schulwerk pela San Francisco School "The Certification Orff Program", Califórnia, EUA, e pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, no curso de "Reeducação do Movimento". Atualmente, está a desenvolver a sua franquia de cursos regionais pelo Brasil e a dedicar-se à expansão da sua loja online e à importação de materiais alternativos para o ensino da educação musical ativa.
É professor de Vivência Musical na região do Porto, Portugal, Pesquisador e Arranjador na área da educação musical ativa e da cultura brasileira. Autor dos livros: "Música para Cartelas e Tubos Percussivos" e "Ensaio sobre Educação Musical Ativa e o uso de novos materiais".
Capacita professores por todo o Brasil e no estrangeiro. No Brasil, já realizou cursos em mais de 50 cidades diferentes, incluindo as capitais: São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Salvador, Goiânia, Natal, Fortaleza e Belém. No exterior, já ministrou cursos no Uruguai, Argentina, Colômbia, Portugal, Espanha, Itália, Finlândia, Polônia, Turquia, Irão, China e Hong Kong.
Clique na ligação em baixo para efetuar a sua inscrição:
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
Newsletter da APEM
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.
Apoios:
Contactos:
apem associação portuguesa de educação musical
Praça António Baião 5B Loja1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
© Associação Portuguesa de Educação Musical
© Associação Portuguesa de Educação Musical