O curso Música 3D traz a metáfora da teoria musical e dos principais conceitos musicais a partir de objetos da infância e instrumentos alternativos. Aros coloridos, tubos percussivos ocupam o centro da sala para investigar a música, fazendo do chão da sala o seu quadro branco e organizando o ambiente estético, ético e lógico. Venha conhecer a música 3D.

MÚSICA 3D - Práticas e processos em educação musical ativa

MÚSICA 3D - Práticas e processos em educação musical ativa

ESGOTADO

Ação de formação de curta duração*

6h | Certificada pelo Centro de Formação da APEM

por

Uirá Kuhlmann

Destinatários:

Professores dos grupos 100, 110, 150, 250, D06 e 610, todos os grupos M e todos os interessados.

Datas:

27 de abril de 2024

Horário:
  • Sábado - 27 de abril das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30
Valor da Inscrição:
  • Sócios da APEM - 15 €
  • Outros - 30€
Número máximo de participantes: 30
Local:

Museu da Música Portuguesa | Avenida de Sabóia, 2765-420, Estoril - Localização google maps: https://maps.app.goo.gl/e3qXFFiG5kPGZERf6

*Ação de formação de curta duração certificada e reconhecida pelo CFAPEM nos termos do disposto na alínea d) do ponto 1 do artigo 6º, no ponto 2 do artigo 7º e no ponto 2 do artigo 19º do Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro e do Despacho e do Despacho no 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de Retificação no 470/2015 de 11 de Junho

Nota: A emissão de certificado desta ação implica uma participação, no mínimo, de 2/3 do tempo da ação e ao preenchimento de um questionário de avaliação.


A formação Música 3D traz a metáfora da teoria musical e dos principais conceitos musicais a partir de objetos da infância e instrumentos alternativos. Aros coloridos, tubos percussivos ocupam o centro da sala para investigar a música, fazendo do chão da sala o seu quadro branco e organizando o ambiente estético, ético e lógico.


Objetivos

  • Explorar diversas propostas de atividades músicais usando arcos e tubos coloridos;
  • Conhecer e explorar um conjunto de repertório musical variado baseado em pedagogias musicais ativas;
  • Criar novas propostas de atividades musicais com os recursos disponibilizados.

Metodologia

Ao longo do dia serão exploradas diversas propostas de atividades musicais e apresentado um conjunto de repertório musical com destaque para a utilização de aros e boomwackers na construção de cenas, esculturas e paisagens sonoras. Estes objetos serão utilizados em diversos contextos ludico-musicais com o intuito de desenvolver a percepção auditiva, incentivar práticas colaborativas e integradoras, e enriquecer o ambiente educativo.


Bibliografia

  • Fermanelli, L. (2021). *Musica in tutti i sensi*. Progetti Sonori.
  • Goodkin, D. (2002). *Play, Sing, and Dance: An Introduction to Orff Schulwerk*. Schott Music.
  • Kuhlmann, U. A. (2024). *Ensaio sobre Educação Musical Ativa e o uso de novos materiais*.
  • López Ibor, S. (2011). *Blue is the Sea: Music, Movement and Visual Arts in the Early Childhood*. The Pentatonic Press Integrated Learning Series.
Uirá Kuhlmann

Uirá Kuhlmann

Consultor em educação musical ativa para educadores de um modo geral, Endorsee dos Boomwhackers (tubos sonoros) no Brasil e Diretor da empresa Música e Movimento - Núcleo de Pesquisa e Formação em Educação Musical Ativa Lda. Formou-se pela EMESP em piano erudito, em Áudio e Acústica pelo IAV, e possui Licenciatura em Educação Musical pela UFSCar. É graduado em Orff/Schulwerk pela San Francisco School "The Certification Orff Program", Califórnia, EUA, e pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, no curso de "Reeducação do Movimento". Atualmente, está a desenvolver a sua franquia de cursos regionais pelo Brasil e a dedicar-se à expansão da sua loja online e à importação de materiais alternativos para o ensino da educação musical ativa.

É professor de Vivência Musical na região do Porto, Portugal, Pesquisador e Arranjador na área da educação musical ativa e da cultura brasileira. Autor dos livros: "Música para Cartelas e Tubos Percussivos" e "Ensaio sobre Educação Musical Ativa e o uso de novos materiais".

Capacita professores por todo o Brasil e no estrangeiro. No Brasil, já realizou cursos em mais de 50 cidades diferentes, incluindo as capitais: São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Salvador, Goiânia, Natal, Fortaleza e Belém. No exterior, já ministrou cursos no Uruguai, Argentina, Colômbia, Portugal, Espanha, Itália, Finlândia, Polônia, Turquia, Irão, China e Hong Kong.

Clique na ligação em baixo para efetuar a sua inscrição:
Olá, torne-se sócio APEM aqui para poder beneficiar de um desconto de 50% nesta formação. Caso seja sócio APEM, faça login para ter acesso ao desconto.


Informações:
apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email

A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de abril acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


©  Associação Portuguesa de Educação Musical

©  Associação Portuguesa de Educação Musical