A Ciência da Voz Cantada tem trazido importantes contributos para a pedagogia do canto sendo o impacto deste contributo enorme e relevante para a pedagogia e didática da voz. Urge, pois, rever e atualizar as práticas à luz deste conhecimento, quer através do aprofundamento dos conhecimentos da fisiologia e acústica da voz cantada, quer através do valioso contributo da neurociência   obrigando ao repensar dos processos de aprendizagem musical. 

Estratégias didáticas para o ensino do canto

Estratégias didáticas para o ensino do canto

Esgotado

Ação de formação Creditada

25h | Registo:CCPFC/ACC-119933/23

por

Ana Leonor Pereira

Destinatários:

Professores dos Grupos 250, 610 e M01 a M38

Datas:

8 de abril a 20 de maio de 2024

Valor da Inscrição:

Sócios da APEM com as quotas regularizadas1 - 50 €

Não Sócios2 - 100€

1Os sócios com as quotas em dia para beneficiarem do desconto de sócio têm que fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:

A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite. Estão, no entanto, calendarizadas as seguintes sessões síncronas:

Sessões síncronas das 19h00 às 20h30 nos seguintes dias:
  • 9, 16, 23 e 30 de abril
  • 7 e 14 de maio
Requisitos mínimos
  • Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
  • Auscultadores, câmara e microfone;
  • Ligação à internet.

Sinopse:

A Ciência da Voz Cantada tem trazido importantes contributos para a pedagogia do canto sendo o impacto deste contributo enorme e relevante para a pedagogia e didática da voz. Urge, pois, rever e atualizar as práticas à luz deste conhecimento, quer através do aprofundamento dos conhecimentos da fisiologia e acústica da voz cantada, quer através do valioso contributo da neurociência   obrigando ao repensar dos processos de aprendizagem musical. Este corpo de conhecimento leva à construção de novas ferramentas didáticas, incluindo ferramentas digitais, que os professores que ensinam ou lidam com a voz, nas suas diversas manifestações (solísticas, corais, em música de câmara, em turma de formação musical ou educação musical, em grupos formais ou informais, ou mesmo noutros contextos de utilização da voz cantada)  devem ter oportunidade de conhecer e dominar.  

Objetivos a atingir:

  • Discutir o impacto da neurociência da voz cantada na didática do canto.
  • Compreender os processos neuromusculares, motores, propriocetivos, emocionais e interpretativos da produção vocal.
  • Desenvolver o conhecimento sobre anatomofisiologia e acústica da voz cantada. 
  • Reconhecer as diferenças psicofísicas, anatomofisiológicas e comportamentais relacionadas com a voz nos seus diversos estádios de desenvolvimento e implicações no ensino/ aprendizagem do canto. 
  • Trocar e validar experiências pedagógicas e didáticas de ensino do canto.
  • Compreender a importância da fundamentação científica para a implementação de estratégias didáticas eficazes.
  • Tomar conhecimento de softwares de feedback visual da voz em tempo-real úteis na aula de canto.
  • Discutir a importância da higiene e saúde vocal na didática do canto

Conteúdos:

  1. Impacto da neurociência da voz cantada na didática vocal: o cérebro do cantor.
  2. Processos neuromusculares, motores, propriocetivos, emocionais e interpretativos na produção vocal.
  3. Ciência da voz cantada: anatomofisiologia.
  4. Ciência da voz cantada: acústica.
  5. Princípios didáticos para a voz cantada.
  6. Ferramentas digitais: VoceVista, Sing&See.
  7.  Diferentes estádios de desenvolvimento psíquico, físico e motor, e a necessária diferença de abordagens ensino/aprendizagem.
  8.  Estádios de desenvolvimento vocal e práticas pedagógicas consequentes: a voz infantil.
  9. Estádios de desenvolvimento vocal e práticas pedagógicas consequentes: a muda vocal
  10. Estádios de desenvolvimento vocal e práticas pedagógicas consequentes: a voz adolescente.
  11. Reportório
  12.  Higiene e saúde vocal.

Metodologias de realização da ação:

A ação será fundamentalmente de índole prática (15 horas). Será posta em prática a didática do canto e observada e discutida a transversalidade da mesma relativamente às didáticas dos instrumentos musicais. Serão ainda dadas 10 horas de aulas teóricas nas quais serão apresentados os conteúdos teóricos da ação. 

Regime de avaliação dos formandos:

  • Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
  • Reflexão crítica.
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.

A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:

  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente
  • 5 a 6,4 valores – Regular
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom
  • 9 a 10 valores – Excelente

Bibliografia fundamental

  • Sundberg, J. (1987). The science of the singing voice. DeKalb: Northern Illinois University Press. 
  • Titze, I. R. (1994). Principles of voice production. Englewood Cliffs: Prentice Hall. 
  • Ware, C. (1997). The basics of vocal pedagogy. Columbus: McGraw Hill. 
  • Pereira, A. (2011) "A voz cantada" in "A voz humana – Comunicação, Arte e Ciência" Boletim SCUCP Lumen Veritatis , nº XVII 
  • Pereira, A. (2021) "Pedagogia Vocal para a Infância e Adolescência: reflexões" in O Ensino de Canto para Crianças e Adolescentes, Curitiba: CRV.
Ana Leonor Pereira

Ana Leonor Pereira

Mestre em Ciências da Fala pela ESSA/Universidade Católica, licenciada e profissionalizada em Canto pelo Conservatório de Haia e em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É bacharel em Canto pela ESML. Formadora creditada pelo CCPFC. Tem vários artigos científicos publicados e discos editados. Fundou o Teatro de Ópera Infantil do qual é directora artística. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista em Música. Lecciona nos mestrados em Ensino Vocacional da Música no ISEIT do Instituto Piaget de Almada e nos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra sendo, deste último, Directora Pedagógica.

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Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
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©  Associação Portuguesa de Educação Musical

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