A tecnologia faz parte no nosso quotidiano. Consideramos fundamental dar ferramentas aos professores para a integração da tecnologia e das suas potencialidades no âmbito da Educação e da Criação Musical. Com uma evolução imparável, importa reforçar a oferta de formação contínua na área das tecnologias da Música. São inúmeras as ferramentas ao nosso dispor a usar livremente. Estas podem ser utilizadas contribuindo de forma significativa para as competências e aprendizagem essenciais dos alunos, nomeadamente, a nível da improvisação e composição de peças musicais manipulando sons através de recursos tecnológicos diversificados e software. Para além da sua especificidade musical estas ferramentas permitem mobilizar aprendizagens de diferentes áreas do conhecimento dos alunos, que podem ser aplicados em processos criativos multidisciplinares.
Tecnologias e Criação Musical: Processos e Ferramentas
ESGOTADO
Ação de formação Creditada
25h | Registo: CCPFC/ACC-107724/20,
por
Nuno Cintrão
Destinatários:
Professores de Música grupo 250, 610 e M28
Datas:
15 de janeiro a 4 de março de 2024
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM1 - 50 €
Não Sócios2 - 100€
1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 30
Modalidade:
A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite.
Sessões síncronas:
- 15 de janeiro - 20h
Requisitos mínimos para participar na formação:
- Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
- Auscultadores, câmara e microfone;
- Ligação à internet.
Nota: Embora não seja condição para a participação na formação, é importante ter um controlador de jogos com ligação USB. Para quem desejar adquirir, poderá optar por um semelhante ao demonstrado neste site.
Sinopse:
A tecnologia faz parte no nosso quotidiano. Consideramos fundamental dar ferramentas aos professores para a integração da tecnologia e das suas potencialidades no âmbito da Educação e da Criação Musical.
Com uma evolução imparável, importa reforçar a oferta de formação contínua na área das tecnologias da Música. São inúmeras as ferramentas ao nosso dispor a usar livremente. Estas podem ser utilizadas contribuindo de forma significativa para as competências e aprendizagem essenciais dos alunos, nomeadamente, a nível da improvisação e composição de peças musicais manipulando sons através de recursos tecnológicos diversificados e software.
Para além da sua especificidade musical estas ferramentas permitem mobilizar aprendizagens de diferentes áreas do conhecimento dos alunos, que podem ser aplicados em processos criativos multidisciplinares.
Objetivos a atingir:
- Conhecer diferentes ferramentas tecnológicas para a criação e performance musical;
- Desenvolver competências técnicas que permitam a utilização das ferramentas de forma autónoma;
- Experimentar diferentes processos de criação musical;
- Refletir sobre o papel da tecnologia nas práticas educativas atuais e de que forma podem ou não ser úteis;
- Refletir, adequando ao seu contexto profissional, sobre os desafios da utilização da tecnologia para a educação e criação musical.
Conteúdos da ação:
- Aplicações para a criação musical
- Aplicações para dispositivos móveis
- Aplicações para computador
- Estratégias de exploração musical
- SoundPlant e controladores de jogos
- SoundPlant
- SounPlant e controladores de jogos
- Utilização de controladores de jogos para produzir som e música
- Criação musical com o BandLab
- Introdução ao BandLab
- Aspetos técnicos a considerar
- Estratégias e processos de criação musical em grupos e individuais
Metodologias de realização da ação:
O curso será realizado totalmente a distância com recurso à plataforma moodle do CFAPEM (Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical) em atividades síncronas e assíncronas.
A metodologia de realização da ação será essencialmente prática. Haverá momentos de apresentação e exploração das potencialidades de cada ferramenta apresentada e os formandos serão convidados a refletir de que forma cada uma delas se poderá adequar ao seu próprio contexto profissional. O trabalho será realizado individualmente e em pequeno grupo permitindo que cada formando explore as ferramentas através de diversos desafios criativos. Espera-se que a vivência dos processos criativos e a utilização/experimentação das ferramentas tecnológicas permita aos formandos desenvolver as competências e a motivação para integrar na sua prática profissional os conteúdos da ação de formação.
Regime de avaliação dos formandos:
De acordo com o exigido, a avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0 a 10 valores. Serão consideradas duas componentes de avaliação: a participação do formando nas atividades da plataforma e a apresentação de um trabalho final. Os registos de avaliação atendem a todos os elementos que traduzam o desempenho do formando, nomeadamente:
- Participação nas atividades propostas;
- Trabalhos e atividades realizadas;
- Trabalho final.
Bibliografia fundamental
- Damian, J. (2015). Fresh music: explorations with the creative workshop ensemble for musicians, artists, and teachers. Cambridge, MA: YO! Publications.
- Watson, S. (2011). Using technology to unlock musical creativity. New York: Oxford University Press USA
Nuno Cintrão
Músico, Guitarrista, Compositor, Performer.
Divide a sua atividade profissional entre a performance e a educação.
A sua atividade artística e pedagógica tem sido pautada pela procura de pontos de contacto entre diferentes formas de expressão artística e criativa e a realização de projetos em diferentes contextos.
Interessa-se pela experimentação e construção de objectos sonoros e a concepção de espectáculos colaborativos e multidisciplinares.
É licenciado em guitarra clássica, pela Escola Superior de Música de Lisboa e em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Em 2017 concluiu o Mestrado em Ensino de Música no ISEIT-Almada.
Ao longo do seu percurso tem tido a oportunidade de colaborar com artistas de diferentes áreas de expressão artística. Desde 2010 que compõe música para teatro, vídeo e dança tendo colaborado com diversas companhias e artistas. Destas colaborações destacam-se a Byfurcação Teatro, Companhia da Esquina, Musgo, Créme de La Créme e Aldara Bizarro.
Tem concebido e realizado workshops , formações e espectáculos junto de várias entidades, das quais se destacam : Fábrica das artes- CCB, Fundação Calouste Gulbenkian, Associação Portuguesa de Música nos Hospitais, Fórum Dança, Fundação do Gil, Operação Nariz Vermelho, CFMI- Universidade March Bloch Strasbourg, APEM- Associação Portuguesa de Educação Musical.
Fez parte do projeto "Música nos Hospitais" com o qual trabalhou como músico e formador até 2013, realizando intervenções musicais e em Hospitais e diferentes instituições de cariz social.
Divide o seu interesse entre a guitarra e outros objetos sonoros, procurando a sua linguagem musical no universo da música improvisada e experimental, passando pelas músicas do mundo, erudita, jazz e rock.
Enquanto guitarrista tem colaborado com diferentes projetos, de entre os quais se destacam: Trama, Ana Barroso e mais recentemente com Teresa Salgueiro (ex-Madredeus).
Para além de Portugal, teve a oportunidade de apresentar os seus projetos em Cabo Verde, Macau, Bélgica, Hungria, Alemanha, Brasil, Itália e Espanha.
Vídeo criado para o projeto de formação Erasmus+: Music Education Plus.
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
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Apoios:
Contactos:
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© Associação Portuguesa de Educação Musical
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