Cada vez mais se torna necessário fazer da aprendizagem um prazer, para poder estimular a curiosidade e o desejo de saber mais. Na área da produção de texto e na aprendizagem da música, fazer a ponte entre texto, letra de canção, melodia e harmonia, pode ser um caminho para melhores e mais completas aprendizagens nos primeiros da escolaridade. A relação entre a música e a palavra, presente na canção, pode e deve ser explorada de forma lúdica e cativante em diversos contextos. Olhar para um texto narrativo ou poético, à luz da musicalidade das palavras, permite-nos ter acesso a um vasto campo de ação em que o balanço de um texto sugere uma sonoridade, uma melodia sugere um texto, uma harmonia faz nascer uma canção.

Cantar palavras - Estratégias para a criação de canções em sala de aula

Cantar palavras - Estratégias para a criação de canções em sala de aula

ESGOTADO

Ação de formação Creditada

25h | Registo: CCPFC/ACC-113371/21

por

Margarida Fonseca Santos

Destinatários:

Professores dos grupos 110 e 250

Datas:

16 de janeiro a 13 de fevereiro de 2023

Valor da Inscrição:

Sócios da APEM com as quotas regularizadas1 - 50 €

Não Sócios2 - 100€

1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:

A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas. Existirão, no entanto, algumas sessões síncronas que serão divulgadas oportunamente.

Existirão quatro sessões síncronas das 19h00 às 20h00, às quintas-feiras, nos seguintes dias:

  • 21 de abril
  • 12 de maio
  • 19 de maio
  • 26 de maio
Requisitos mínimos para participar na formação:
  • Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
  • Auscultadores, câmara e microfone;
  • Ligação à internet.

Sinopse:

Cada vez mais se torna necessário fazer da aprendizagem um prazer, para poder estimular a curiosidade e o desejo de saber mais.

Na área da produção de texto e na aprendizagem da música, fazer a ponte entre texto, letra de canção, melodia e harmonia, pode ser um caminho para melhores e mais completas aprendizagens nos primeiros da escolaridade.

A relação entre a música e a palavra, presente na canção, pode e deve ser explorada de forma lúdica e cativante em diversos contextos.

Olhar para um texto narrativo ou poético, à luz da musicalidade das palavras, permite-nos ter acesso a um vasto campo de ação em que o balanço de um texto sugere uma sonoridade, uma melodia sugere um texto, uma harmonia faz nascer uma canção.

Objetivos a atingir:

  • fornecer ferramentas de produção de estratégias para a diversificação de atividades que ligam palavras e música;
  • contribuir para a vivência de processos criativos no uso das palavras, da construção de textos, de melodias, de ritmos e harmonias;
  • saber cantar e construir canções usando estratégias que impliquem o envolvimento de todos e metodologias específicas para a criação de ambientes de participação na criação e interpretação individual e coletiva.

Conteúdos da ação:

MÓDULO 1 - AS POTENCIALIDADES DA LIGAÇÃO ENTRE MÚSICA E TEXTO:

Análise desta relação, exercícios práticos e construção de materiais pedagógicos na área da escrita de canções.

MÓDULO 2 - O AFETO E A CRIATIVIDADE:

Reflexão sobre a ligação do afecto à criatividade e sobre a importância da atitude do professor ao pedir um exercício deste tipo.

MÓDULO 3 - A MÚSICA E O TEXTO:

Reflexão e exercícios práticos sobre a importância da musicalidade do texto, partindo da melodia para o texto e do texto para a melodia, não esquecendo a harmonia subjacente. Preparação de textos com banda sonora, não necessariamente canções, e a sua utilidade na criação do gosto pela música e pela escrita/leitura.

MÓDULO 4 - OS EXERCÍCIOS DE ESCRITA CRIATIVA :

Concepção, experimentação e reformulação dos exercícios propostos e sua utilização em situações diferentes como forma de chegar mais facilmente à escrita de canções.

Metodologias de realização da ação:

O curso será realizado totalmente a distância com recurso à plataforma moodle do CFAPEM (Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical) em atividades síncronas e assíncronas.

Esta é uma ação essencialmente prática. O que se pretende é que os formandos experimentem cada uma das estratégias propostas construindo canções e textos, para que sintam, entendam e vivenciem o desenvolvimento da criatividade. Será a forma mais certa de entender o que sentirão os alunos fazendo o mesmo trabalho.

Serão realizados exercícios diversificados que pretendem ser uma fonte de inspiração para outros tantos servindo o mesmo objetivo, que é estimular as crianças a escrever, compor canções, cantar de forma expressiva e desenvolver a audição interior.

Os exercícios serão feitos em grupo e individualmente, sendo o resultado de cada um discutido por todo o grupo.

Será feita uma reflexão sobre todo o material apresentado e sobre a importância da interligação das várias expressões para estimular a criatividade.

Regime de avaliação dos formandos:

De acordo com o exigido, a avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0 a 10 valores. Serão consideradas duas componentes de avaliação: a participação do formando nas atividades da plataforma. Os registos de avaliação atendem a todos os elementos que traduzam o desempenho do formando, nomeadamente:

  • Participação nas atividades propostas;
  • Trabalhos e atividades realizadas;
  • Elaboração de reflexão crítica individual sobre as atividades desenvolvidas.

Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.

A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:

  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente
  • 5 a 6,4 valores – Regular
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom
  • 9 a 10 valores – Excelente

Bibliografia fundamental

  • Bach, Pierre (1991) O prazer na escrita : ASA
  • Baker, Felicity A. (2015) Therapeutic Songwriting; Palgrave Macmillan
  • Goleman, Daniel, Senge, Peter (2014) Triple Focus – A New approach to Education ; More Than Sound
  • Orlick, Terry, (1996) Feeling Great – Teach Children to excel at leaving ; Creative Bound Inc.
  • Robinson, Ken (1992), "Developing the Arts in Schools", in ACARTE, Educação pela Arte: Pensar o Futuro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 27-37.
  • Rodari, Gianni (1992) Gramática da fantasia: Caminho
  • Santos, Margarida F. (2016) Desafios em 77 Plavras! ; Edicare
  • Santos, Margarida F. e Serra, Elsa (2007) Quero ser Escritor! Manual de Escrita Criativa para todas as idades: Oficina do Livro
  • Santos, Margarida Fonseca, (2005) Histórias de Cantar: Juventude Musical Portuguesa (ilustrações de Carla Nazareth; orquestrações de Francisco Cardoso)
  • Santos, Margarida Fonseca, (2015) O segredo da floresta: Genius y Meios (ilustrações de Carla Nazareth; orquestrações de Francisco Cardoso)
Margarida Fonseca Santos

Margarida Fonseca Santos

Foi professora de Pedagogia e Formação Musical em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa. Estudou Escrita Criativa, Escrita para Teatro, Guionismo e Curta-Metragem.Tem mais de 100 livros publicados, sendo a maioria na área infantojuvenil, estando mais de metade incluídos no PNL. Publicou dois livros de canções para os mais novos. Dinamiza oficinas de escrita para professores, alunos e adultos. Alguns dos seus romances são De Nome, Esperança (2011) e De Zero a Dez (2014). Publicou, em 2015, o livro AltaMente – treino mental e uso pedagógico da metáfora. A coleção «A Escolha é Minha» (da 20|20) é o seu projeto mais recente, e que corresponde a uma atitude perante o dia-a-dia: podemos não controlar o que nos acontece na vida, mas podemos sempre decidir como vamos reagir a partir daí. É responsável pelo projeto Histórias em 77 palavras, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 2027, tendo publicado o livro Desafios em 77 Palavras.


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A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

A APEM é filiada na ISME - Internacional Society for Music Education como INA - ISME National Affiliate

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Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
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©  Associação Portuguesa de Educação Musical

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