Uma prática docente completa requer permanente atualização do saber teórico e prático. No ensino do canto, dos conhecimentos de fisiologia e de acústica oferecidos pela ciência da voz resultam implicações pedagógicas relevantes. Também os conhecimentos da neurociência obrigam a repensar os processos de aprendizagem. O impacto destes conhecimentos leva à construção de novas ferramentas didáticas que os professores devem dominar.
A voz como paradigma Da didática do canto às didáticas dos instrumentos musicais
ESGOTADO
Ação de formação Creditada
25h | Registo:CCPFC/ACC-113349/21
por
Ana Leonor Pereira
Destinatários:
Ação de formação Creditada
25h | Registo:CCPFC/ACC-113349/21
por
Ana Leonor Pereira
Professores dos Grupos 250, 610 e M01 a M38
Datas:
13 de fevereiro a 27 de março de 2023
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM com as quotas regularizadas1 - 50 €
Não Sócios2 - 100€
1Os sócios com as quotas em dia para beneficiarem do desconto de sócio têm que fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:
A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite. Estão, no entanto, calendarizadas as seguintes sessões síncronas:
Sessões síncronas das 19h00 às 20h30 nos seguintes dias:
- 15, 22 e 28 de fevereiro
- 7, 14 e 21 de março
Requisitos mínimos
- Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
- Auscultadores, câmara e microfone;
- Ligação à internet.
Sinopse:
Uma prática docente completa requer permanente atualização do saber teórico e prático. No ensino do canto, dos conhecimentos de fisiologia e de acústica oferecidos pela ciência da voz resultam implicações pedagógicas relevantes. Também os conhecimentos da neurociência obrigam a repensar os processos de aprendizagem. O impacto destes conhecimentos leva à construção de novas ferramentas didáticas que os professores devem dominar.
No ensino instrumental a voz cantada tem servido de modelo. Para o professor de instrumento, o uso deste paradigma e a transversalidade das didáticas instrumentais é fundamental para uma didática eficaz e esclarecida dos instrumentos musicais incluindo a voz.
Reunir os grupos do ensino artístico especializado a partir da voz é uma mudança de paradigma do ensino e da aprendizagem que se procura desenvolver na formação contínua de professores.
Objetivos a atingir:
- Discutir o impacto das neurociências e da psicologia da música no ensino e aprendizagem musical.
- Compreender os processos e estratégias de aprendizagem na sua transversalidade didática: processos neuromusculares, motores, proprioceptivos, emocionais, interpretativos.
- Compreender a voz como modelo didático para todos os instrumentos.
- Desenvolver o conhecimento sobre fisiologia e acústica da voz cantada.
- Reconhecer as diferenças comportamentais da voz nos seus diversos estádios e implicações no ensino/ aprendizagem.
- Reconhecer as diferenças psicofísicas nos diferentes estádios de desenvolvimento e implicações no ensino/ aprendizagem.
- Trocar e validar experiências de ensino do canto e dos instrumentos musicais.
- Discutir o impacto da saúde física e mental para a boa realização didática instrumental.
Conteúdos:
- Impacto das neurociências e da psicologia da música no ensino dos instrumentos musicais.
- Processos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem na sua transversalidade didática: Processos neuromusculares, motores, proprioceptivos, emocionais, interpretativos.
- A voz como modelo didático para todos os instrumentos musicais.
- Ciência da voz cantada: bases fisiológicas e acústicas da voz cantada.
- Estádios de desenvolvimento vocal e práticas pedagógicas consequentes.
- Diferentes estádios de desenvolvimento psíquico, físico e motor, e a necessária diferença de abordagens ensino/aprendizagem.
- Manutenção da saúde física, mental, vocal para a realização didática instrumental.
- Aplicação prática dos conteúdos teóricos.
Metodologias de realização da ação:
A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem à distância organizada maioritariamente em sessões assíncronas e em sessão síncronas cujo calendário será divulgado em breve.
A formação será distribuida através do LMS Moodle do Centro de Formação da APEM de acordo com o modelo pedagógico de ensino a distância da APEM.
A ação desenvolve-se num conjunto de módulos que contêm atividades formativas diversas e vários recursos. As sessões síncronas realizar-se-ão com recurso a videoconferências, com conteúdos essencialmente práticos, com esclarecimento de dúvidas e momentos de reflexão.
Regime de avaliação dos formandos:
- Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
- Reflexão crítica.
A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente
- 5 a 6,4 valores – Regular
- 6,5 a 7,9 valores – Bom
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom
- 9 a 10 valores – Excelente
Bibliografia fundamental
- Sundberg, J. (1987). The science of the singing voice. DeKalb: Northern Illinois University Press.
- Titze, I. R. (1994). Principles of voice production. Englewood Cliffs: Prentice Hall.
- Vennard, W. (1967). Singing: The mechanism and the technic New York: Carl Fischer Music.
- Ware, C. (1997). The basics of vocal pedagogy. Columbus: McGraw Hill.
- Pereira, A. (2011) "A voz cantada" in "A voz humana – Comunicação, Arte e Ciência" Boletim SCUCP Lumen Veritatis , nº XVII
Ana Leonor Pereira
Mestre em Ciências da Fala pela ESSA/Universidade Católica, licenciada e profissionalizada em Canto pelo Conservatório de Haia e em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É bacharel em Canto pela ESML. Formadora creditada pelo CCPFC. Tem vários artigos científicos publicados e discos editados. Fundou o Teatro de Ópera Infantil do qual é directora artística. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista em Música. Lecciona nos mestrados em Ensino Vocacional da Música no ISEIT do Instituto Piaget de Almada e nos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra sendo, deste último, Directora Pedagógica.
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A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
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© Associação Portuguesa de Educação Musical
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