Uma prática docente completa requer permanente atualização do saber teórico e prático. No ensino do canto, dos conhecimentos de fisiologia e de acústica oferecidos pela ciência da voz resultam implicações pedagógicas relevantes. Também os conhecimentos da neurociência obrigam a repensar os processos de aprendizagem. O impacto destes conhecimentos leva à construção de novas ferramentas didáticas que os professores devem dominar.

A voz como paradigma

Da didática do canto às didáticas dos instrumentos musicais

A voz como paradigma | da didática do canto às didáticas dos instrumentos musicais

ESGOTADO

Ação de formação Creditada

25h | Registo:CCPFC/ACC-113349/21

por

Ana Leonor Pereira

Destinatários:

Professores dos Grupos 250, 610 e M01 a M38

Datas:

13 de fevereiro a 27 de março de 2023

Valor da Inscrição:

Sócios da APEM com as quotas regularizadas1 - 50 €

Não Sócios2 - 100€

1Os sócios com as quotas em dia para beneficiarem do desconto de sócio têm que fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:

A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite. Estão, no entanto, calendarizadas as seguintes sessões síncronas:

Sessões síncronas das 19h00 às 20h30 nos seguintes dias:
  • 15, 22 e 28 de fevereiro
  • 7, 14 e 21 de março
Requisitos mínimos
  • Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
  • Auscultadores, câmara e microfone;
  • Ligação à internet.

Sinopse:

Uma prática docente completa requer permanente atualização do saber teórico e prático. No ensino do canto, dos conhecimentos de fisiologia e de acústica oferecidos pela ciência da voz resultam implicações pedagógicas relevantes. Também os conhecimentos da neurociência obrigam a repensar os processos de aprendizagem. O impacto destes conhecimentos leva à construção de novas ferramentas didáticas que os professores devem dominar.

No ensino instrumental a voz cantada tem servido de modelo. Para o professor de instrumento, o uso deste paradigma e a transversalidade das didáticas instrumentais é fundamental para uma didática eficaz e esclarecida dos instrumentos musicais incluindo a voz.

Reunir os grupos do ensino artístico especializado a partir da voz é uma mudança de paradigma do ensino e da aprendizagem que se procura desenvolver na formação contínua de professores.

Objetivos a atingir:

  • Discutir o impacto das neurociências e da psicologia da música no ensino e aprendizagem musical.
  • Compreender os processos e estratégias de aprendizagem na sua transversalidade didática: processos neuromusculares, motores, proprioceptivos, emocionais, interpretativos.
  • Compreender a voz como modelo didático para todos os instrumentos.
  • Desenvolver o conhecimento sobre fisiologia e acústica da voz cantada.
  • Reconhecer as diferenças comportamentais da voz nos seus diversos estádios e implicações no ensino/ aprendizagem.
  • Reconhecer as diferenças psicofísicas nos diferentes estádios de desenvolvimento e implicações no ensino/ aprendizagem.
  • Trocar e validar experiências de ensino do canto e dos instrumentos musicais.
  • Discutir o impacto da saúde física e mental para a boa realização didática instrumental.

Conteúdos:

  1. Impacto das neurociências e da psicologia da música no ensino dos instrumentos musicais.
  2. Processos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem na sua transversalidade didática: Processos neuromusculares, motores, proprioceptivos, emocionais, interpretativos.
  3. A voz como modelo didático para todos os instrumentos musicais.
  4. Ciência da voz cantada: bases fisiológicas e acústicas da voz cantada.
  5. Estádios de desenvolvimento vocal e práticas pedagógicas consequentes.
  6. Diferentes estádios de desenvolvimento psíquico, físico e motor, e a necessária diferença de abordagens ensino/aprendizagem.
  7. Manutenção da saúde física, mental, vocal para a realização didática instrumental.
  8. Aplicação prática dos conteúdos teóricos.

Metodologias de realização da ação:

A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem à distância organizada maioritariamente em sessões assíncronas e em sessão síncronas cujo calendário será divulgado em breve.

A formação será distribuida através do LMS Moodle do Centro de Formação da APEM de acordo com o modelo pedagógico de ensino a distância da APEM.

A ação desenvolve-se num conjunto de módulos que contêm atividades formativas diversas e vários recursos. As sessões síncronas realizar-se-ão com recurso a videoconferências, com conteúdos essencialmente práticos, com esclarecimento de dúvidas e momentos de reflexão.

Regime de avaliação dos formandos:

  • Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
  • Reflexão crítica.
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.

A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:

  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente
  • 5 a 6,4 valores – Regular
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom
  • 9 a 10 valores – Excelente

Bibliografia fundamental

  • Sundberg, J. (1987). The science of the singing voice. DeKalb: Northern Illinois University Press.
  • Titze, I. R. (1994). Principles of voice production. Englewood Cliffs: Prentice Hall.
  • Vennard, W. (1967). Singing: The mechanism and the technic New York: Carl Fischer Music.
  • Ware, C. (1997). The basics of vocal pedagogy. Columbus: McGraw Hill.
  • Pereira, A. (2011) "A voz cantada" in "A voz humana – Comunicação, Arte e Ciência" Boletim SCUCP Lumen Veritatis , nº XVII
Ana Leonor Pereira

Ana Leonor Pereira

Mestre em Ciências da Fala pela ESSA/Universidade Católica, licenciada e profissionalizada em Canto pelo Conservatório de Haia e em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É bacharel em Canto pela ESML. Formadora creditada pelo CCPFC. Tem vários artigos científicos publicados e discos editados. Fundou o Teatro de Ópera Infantil do qual é directora artística. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista em Música. Lecciona nos mestrados em Ensino Vocacional da Música no ISEIT do Instituto Piaget de Almada e nos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra sendo, deste último, Directora Pedagógica.

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Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
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