Revestir a aprendizagem de uma dimensão lúdica é a função principal do jogo na aprendizagem. Esta dimensão lúdica confere ao gesto do ensinar e do aprender, na seriedade e esforço que esse gesto comporta, um sentido de alegria e de prazer que reforça o aprendido e consolida a motivação para o novo aprender. Por isso, uma pedagogia da alegria implementada na aprendizagem musical é um facilitador imprescindível a que o professor de música deve recorrer. Ensinar jogando, criando jogos e fazendo jogar são oportunidades únicas não só para o professor dos primeiros anos de escolaridade, mas também para o professor dos alunos pubertários e adolescentes. Assim, uma formação contínua que forneça aos professores fundamentação teórica e ferramentas práticas que lhes permitam colocar, ao serviço duma aprendizagem eficaz e duradoura, o jogo, conferindo ao esforço e à difícil tarefa de aprender o prazer e a alegria, é uma formação não só pertinente como necessária.
Jogos Musicais
Esgotado
Ação de formação Creditada
12,5h | Registo:CCPFC/ACC-120007/23
por
Ana Leonor Pereira
Destinatários:
Professores dos Grupos 110, 150 e 250
Datas:
18 de novembro a 10 de dezembro de 2024
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM com as quotas regularizadas1 - 30 €
Não Sócios2 - 60€
1Os sócios com as quotas em dia para beneficiarem do desconto de sócio têm que fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:
A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite.
Sessões síncronas das 19h às 20h nos seguintes dias:
- 19 e 26 de novembro e 3 de dezembro de 2024
Requisitos mínimos
- Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
- Auscultadores, câmara e microfone;
- Ligação à internet.
Sinopse:
Revestir a aprendizagem de uma dimensão lúdica é a função principal do jogo na aprendizagem. Esta dimensão lúdica confere ao gesto do ensinar e do aprender, na seriedade e esforço que esse gesto comporta, um sentido de alegria e de prazer que reforça o aprendido e consolida a motivação para o novo aprender. Por isso, uma pedagogia da alegria implementada na aprendizagem musical é um facilitador imprescindível a que o professor de música deve recorrer. Ensinar jogando, criando jogos e fazendo jogar são oportunidades únicas não só para o professor dos primeiros anos de escolaridade, mas também para o professor dos alunos pubertários e adolescentes.
Assim, uma formação contínua que forneça aos professores fundamentação teórica e ferramentas práticas que lhes permitam colocar, ao serviço duma aprendizagem eficaz e duradoura, o jogo, conferindo ao esforço e à difícil tarefa de aprender o prazer e a alegria, é uma formação não só pertinente como necessária.
Objetivos a atingir:
- Fornecer jogos musicais passíveis de serem utilizados em sala de aula.
- Implementar estratégias conducentes à criação de jogos musicais.
- Desenvolver o conhecimento sobre anatomofisiologia e acústica da voz cantada.
- Criar jogos musicais em função dos contextos de aprendizagem e dos estádios de desenvolvimento dos alunos.
- Desenvolver o sentido lúdico inerente à aprendizagem musical.
- Oferecer fundamentação teórica para a construção da motivação através do sentido do jogo na aprendizagem.
- Oferecer fundamentação teórica para uma pedagogia musical da alegria.
Conteúdos:
- Jogos musicais de copos, de mãos, de improvisação, de reconhecimento musical, de desenvolvimento da memória musical, de expressão corporal, de desenvolvimento auditivo melódico e rítmico, etc.
- Estratégias de criação de jogos musicais: níveis de aprendizagem, funções e objetivos dos jogos.
- Criação de jogos musicais a partir de diferentes recursos.
- Aplicação dos princípios de uma pedagogia da alegria na aprendizagem musical através do jogo.
Metodologias de realização da ação:
A ação será fundamentalmente de índole prática (9 horas) nas quais serão dados e criados jogos musicais diversos. Serão ainda dadas 3 horas de aulas teórico-práticas nas quais será fornecida fundamentação teórica corroborando a importância do sentido lúdico na aprendizagem e na motivação.
A avaliação dos formandos será efetuada tendo em conta:
- A avaliação contínua nas situações práticas da ação e na realização e participação nas tarefas propostas;
- Uma breve reflexão escrita sobre alguns dos conteúdos da ação à escolha do formando.
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.
A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente
- 5 a 6,4 valores – Regular
- 6,5 a 7,9 valores – Bom
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom
- 9 a 10 valores – Excelente
Bibliografia fundamental
- Beineke, V. e Freitas, S. P.R. (2006), Lenga la lenga: Jogos de mãos e copos. São Paulo.
- Gainza, V.H. (1986), Juegos de manos. 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires:Guadalupe.
- Litman, J.A. (2005), Curiosity and the pleasure of learning: Wanting and liking new information. Cognition and Emotion 19 (6), 793-814.
- Storms, G. (1984), 100 jogos musicais. Actividades práticas na escola. Rio Tinto -Portugal.
- Tyng, C. M., Amin, H.U., Saad, M.N.M. & Malik, A.S. (2017) The Influences of Emotion on Learning and Memory. Frontiers in Psychology, 8:1454.
Ana Leonor Pereira
Mestre em Ciências da Fala pela ESSA/Universidade Católica, licenciada e profissionalizada em Canto pelo Conservatório de Haia e em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É bacharel em Canto pela ESML. Formadora creditada pelo CCPFC. Tem vários artigos científicos publicados e discos editados. Fundou o Teatro de Ópera Infantil do qual é directora artística. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista em Música. Lecciona nos mestrados em Ensino Vocacional da Música no ISEIT do Instituto Piaget de Almada e nos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra sendo, deste último, Directora Pedagógica.
Para inscrever-se, clique no link em baixo e preencha o formulário:
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
Newsletter da APEM
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.
Apoios:
Contactos:
apem associação portuguesa de educação musical
Praça António Baião 5B Loja1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
© Associação Portuguesa de Educação Musical
© Associação Portuguesa de Educação Musical