Formação multifacetada sobre o estudo do ritmo, destinada principalmente a professores de Formação Musical e professores de Instrumento. Esta ação tem como objetivo contribuir para uma compreensão profunda dos fundamentos teóricos e práticos do ritmo, capacitando os participantes para implementar estratégias pedagógicas inovadoras, motivadores e eficazes. Serão exploradas metodologias diversificadas para resolver problemas comuns no ensino-aprendizagem do ritmo, promovendo uma abordagem integrada e criativa.
Ritmo: elementos de cognição, prática e implicações pedagógicas
ESGOTADO
Ação de formação de curta duração*
6h | Certificada pelo Centro de Formação da APEM
por
Joaquim Branco
Destinatários:
Professores de Música grupo 250, 610, D06 e todos os grupos M
Datas:
17 de janeiro de 2026 das 10h00 às 17h30
Localização:
Escola Profissional de Música de Espinho - Link do do google maps: https://maps.app.goo.gl/dnvoJKFpr15A41Pg7
Valor da Inscrição:
- Sócios da APEM - 20€
- Outros - 40€
Nota:Recomenda-se o uso de vestuário e calçado confortável durante a formação.
Formação multifacetada sobre o estudo do ritmo, destinada principalmente a professores de Formação Musical e professores de Instrumento. Esta ação tem como objetivo contribuir para uma compreensão profunda dos fundamentos teóricos e práticos do ritmo, capacitando os participantes para implementar estratégias pedagógicas inovadoras, motivadores e eficazes. Serão exploradas metodologias diversificadas para resolver problemas comuns no ensino-aprendizagem do ritmo, promovendo uma abordagem integrada e criativa.
Objetivos
- Explorar os fundamentos psicológicos da atividade rítmica
- Contribuir para uma definição do ritmo e seus constituintes
- Definir abordagens práticas para o estudo do ritmo, na aula de Formação Musical assim como na prática instrumental
- Explorar abordagens múltiplas de estudo do ritmo, com influências da percussão corporal, o konakol e o método Dalcroze
- Contribuir para uma reconfiguração do estudo do ritmo com direção à fruição, ao prazer, ao trabalho em grupo e à criatividade
- Diagnosticar e intervir em dificuldades rítmicas específicas dos alunos
- Integrar tecnologias digitais no ensino do ritmo
Conteúdos
- Bases psicológicas e cognitivas do ritmo
- Neurociência da perceção rítmica
- Solfejo rítmico, segundo a teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon – uma versão portuguesa
- Percussão corporal
- Vocalização do ritmo: o caso particular do Konakol
- Expressões rítmicas não familiares
- Estratégias de abordagem criativa ao estudo do ritmo
Metodologias
- Ações de carácter fundamentalmente prático.
- Exposição dos conceitos teóricos necessários para sustentação e contextualização de cada assunto ou momento.
- Reflexão e discussão coletiva.
Bibliografia
- Gordon, E. E. (2012). Learning sequences in music: A contemporary music learning theory (2012 ed.). GIA Publications.
- London, J. (2012). Hearing in time: Psychological aspects of musical meter (2nd ed.). Oxford University Press.
- McAuley, J. D. (2010). Tempo and rhythm. In M. R. Jones, R. R. Fay, & A. N. Popper (Eds.), Music perception (pp. 165–199). Springer.
- Nelson, D. (2008). Solkattu manual: An introduction to the rhythmic language of South Indian music (2nd ed.). Wesleyan University Press.
Joaquim Branco
Professor de Formação Auditiva na Universidade de Aveiro e na Escola Profissional de Música de Espinho. Com base nas premissas da música improvisada tem criado e participado em inúmeros eventos, entre os formatos de aula, performance e workshop. Colaborou regularmente com a Companhia de Música Teatral em projetos de Música na Infância e integrou o Serviço Educativo da Casa da Música, "factor E". É criador de software didático no âmbito da Formação Musical, na plataforma Max/MSP/Jitter, e outras. Muito crítico das práticas convencionais no ensino da Música e, especificamente, na disciplina de Formação Musical, tem realizado formação neste âmbito, em escolas, centros de formação e instituições artísticas, promovendo e incentivando uma nova abordagem da disciplina. Acredita nos poderes transformador, comunitário e de comunicação transcendente da Música, e procura integrar esses poderes no contexto de sala de aula, em particular, e no conceito de ensino de música, em geral.
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A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
A APEM é membro do Conselho de Associações Profissionais da ISME - International Society for Music Education, EAS - European Association for Music in Schools e MEP Group - Music Education Policy Group
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