Formação multifacetada sobre o estudo do ritmo, destinada principalmente a professores de Formação Musical e professores de Instrumento. Esta ação tem como objetivo contribuir para uma compreensão profunda dos fundamentos teóricos e práticos do ritmo, capacitando os participantes para implementar estratégias pedagógicas inovadoras, motivadores e eficazes. Serão exploradas metodologias diversificadas para resolver problemas comuns no ensino-aprendizagem do ritmo, promovendo uma abordagem integrada e criativa.

Ritmo: elementos de cognição, prática e implicações pedagógicas

Ritmo: elementos de cognição, prática e implicações pedagógicas

ESGOTADO

Ação de formação de curta duração*

6h | Certificada pelo Centro de Formação da APEM

por

Joaquim Branco

Destinatários:

Professores de Música grupo 250, 610, D06 e todos os grupos M

Datas:

17 de janeiro de 2026 das 10h00 às 17h30

Localização:

Escola Profissional de Música de Espinho - Link do do google maps: https://maps.app.goo.gl/dnvoJKFpr15A41Pg7

Valor da Inscrição:
  • Sócios da APEM - 20€
  • Outros - 40€

Nota:Recomenda-se o uso de vestuário e calçado confortável durante a formação.


Formação multifacetada sobre o estudo do ritmo, destinada principalmente a professores de Formação Musical e professores de Instrumento. Esta ação tem como objetivo contribuir para uma compreensão profunda dos fundamentos teóricos e práticos do ritmo, capacitando os participantes para implementar estratégias pedagógicas inovadoras, motivadores e eficazes. Serão exploradas metodologias diversificadas para resolver problemas comuns no ensino-aprendizagem do ritmo, promovendo uma abordagem integrada e criativa.

Objetivos

  • Explorar os fundamentos psicológicos da atividade rítmica
  • Contribuir para uma definição do ritmo e seus constituintes
  • Definir abordagens práticas para o estudo do ritmo, na aula de Formação Musical assim como na prática instrumental
  • Explorar abordagens múltiplas de estudo do ritmo, com influências da percussão corporal, o konakol e o método Dalcroze
  • Contribuir para uma reconfiguração do estudo do ritmo com direção à fruição, ao prazer, ao trabalho em grupo e à criatividade
  • Diagnosticar e intervir em dificuldades rítmicas específicas dos alunos
  • Integrar tecnologias digitais no ensino do ritmo

Conteúdos

  • Bases psicológicas e cognitivas do ritmo
  • Neurociência da perceção rítmica
  • Solfejo rítmico, segundo a teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon – uma versão portuguesa
  • Percussão corporal
  • Vocalização do ritmo: o caso particular do Konakol
  • Expressões rítmicas não familiares
  • Estratégias de abordagem criativa ao estudo do ritmo

Metodologias

  • Ações de carácter fundamentalmente prático.
  • Exposição dos conceitos teóricos necessários para sustentação e contextualização de cada assunto ou momento.
  • Reflexão e discussão coletiva.

Bibliografia

  • Gordon, E. E. (2012). Learning sequences in music: A contemporary music learning theory (2012 ed.). GIA Publications.
  • London, J. (2012). Hearing in time: Psychological aspects of musical meter (2nd ed.). Oxford University Press.
  • McAuley, J. D. (2010). Tempo and rhythm. In M. R. Jones, R. R. Fay, & A. N. Popper (Eds.), Music perception (pp. 165–199). Springer.
  • Nelson, D. (2008). Solkattu manual: An introduction to the rhythmic language of South Indian music (2nd ed.). Wesleyan University Press.
Joaquim Branco

Joaquim Branco

Professor de Formação Auditiva na Universidade de Aveiro e na Escola Profissional de Música de Espinho. Com base nas premissas da música improvisada tem criado e participado em inúmeros eventos, entre os formatos de aula, performance e workshop. Colaborou regularmente com a Companhia de Música Teatral em projetos de Música na Infância e integrou o Serviço Educativo da Casa da Música, "factor E". É criador de software didático no âmbito da Formação Musical, na plataforma Max/MSP/Jitter, e outras. Muito crítico das práticas convencionais no ensino da Música e, especificamente, na disciplina de Formação Musical, tem realizado formação neste âmbito, em escolas, centros de formação e instituições artísticas, promovendo e incentivando uma nova abordagem da disciplina. Acredita nos poderes transformador, comunitário e de comunicação transcendente da Música, e procura integrar esses poderes no contexto de sala de aula, em particular, e no conceito de ensino de música, em geral.

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Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

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©  Associação Portuguesa de Educação Musical

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