Instituição de Utilidade Pública - filiada na ISME Internacional Society for Music Education
Menu
O Conceito de Educação Musical de Kodály, disseminado por todo o mundo, tem dado provas da sua eficácia nos ensinos geral e especializado. Promove a prática musical sobretudo através do canto. A prática coral, com a inerente valorização da língua materna, é tida como forte contributo para a literacia musical.
Kodály Principles: singing and movement in music learning
Princípios Kodály: canto e movimento na aprendizagem da música
This 6-hour training course introduces the principles of the Kodály approach, which places singing, movement, and direct musical experience at the center of the learning process. Starting from the idea that musicality develops naturally through the voice and body, the training takes on a practical nature, proposing that participants explore strategies for applying Kodály's principles in varied educational contexts, in general and specialized education.
Throughout the training, participants will have the opportunity to experience excerpts from the classical and traditional repertoire through singing and movement, and to reflect on their integration into their professional contexts. The aim is for teachers to develop their musical and pedagogical skills through diverse strategies and the use of pre-reading, reading, and musical analysis techniques that will allow them to acquire new skills.
At the end of the course, it is intended that trainees will be able to:
Identify the Kodály principles most appropriate to their educational context;
Use singing as a central learning activity;
Integrate movement and games as strategies to musical development.
Esta ação de formação de 6 horas introduz os princípios da abordagem Kodály, que coloca o canto, o movimento e a experiência musical direta no centro do processo de aprendizagem. Partindo da ideia de que a musicalidade se desenvolve de forma natural através da voz e do corpo, a formação assume uma natureza prática, propondo aos participantes a exploração de estratégias para aplicar os princípios de Kodály em contextos educativos variados, do ensino geral ou do ensino especializado.
Ao longo da formação, os participantes terão oportunidade de vivenciar excertos do repertório erudito e tradicional através do canto e do movimento e de refletir sobre a sua integração nos seus contextos profissionais. Pretende-se que os professores desenvolvam as suas capacidades musicais e pedagógicas através de estratégias diversificadas e da utilização de técnicas de pré-leitura, leitura e análise musical que lhes permitirão adquirir novas competências.
No final da ação, pretende-se que os formandos estejam capacitados para:
identificar os princípios Kodály mais adequados ao seu contexto educativo;
utilizar o canto como a actividade central de aprendizagem;
integrar o movimento e o jogo em estratégias de desenvolvimento musical;
promover a aquisição de competências musicais através de práticas acessíveis, lúdicas e baseadas em repertório criteriosamente selecionado.
László Norbert Nemes é maestro e pedagogo, especialista internacionalmente reconhecido em educação musical inspirada no conceito Kodály. Estudou Música e Direção Coral na Academia Liszt (Budapeste) e completou o doutoramento em Direção Coral na Universidade de Alberta (Canadá), tendo posteriormente obtido a habilitação e o título de professor na Academia de Música Franz Liszt.
Foi Diretor do Instituto Kodály em Kecskemét até 2023, dirigiu durante doze anos o Coro Infantil da Rádio Húngara e é fundador do Coro Nacional Juvenil da Hungria. Atualmente é co-diretor artístico dos Nationale Koren (Países Baixos).
Leciona Direção Coral no Real Conservatório de Haia, onde integra também as equipas docentes do mestrado Music Education according to the Kodály Concept e da formação Muziek als Vak.
Para se inscrever, clique no link em baixo e preencha o formulário:
Olá, torne-se sócio APEM aqui para poder beneficiar de um desconto de 50% nesta formação. Caso seja sócio APEM, faça login para ter acesso ao desconto.
Informações: apem associação portuguesa de educação musical
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.
Caros sócios,
A APEMNewsletter de novembro acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.