"A música é uma arte presente em todas as culturas e no quotidiano dos seres humanos. É uma linguagem universal que assume uma muito singular forma de criatividade. A música é uma prática social comunicativa e expressiva. A partir do ouvir e através da produção sonora em conjunto do cantar, do tocar, do compor, do olhar, do escutar, as crianças e jovens dialogam e constroem significados, partilhando-os e transformando-os, enriquecendo assim as suas práticas e horizontes culturais em consonância com as diferentes Áreas de Competências do Perfil dos Alunos" (AE Música).
A Música das Palavras
Interdisciplinaridade em Português e Música
ESGOTADO
Curso de formação presencial e à distância com o registo de acreditação CCPFC/ACC -120871/23
25h (15 horas presenciais; 3 síncronas e 7 assíncronas)
Formadoras:
Manuela Encarnação e Filomena Viegas
Destinatários:
Professores dos Grupos 100, 200, 210, 220, 250, 910 (Nº1 do Art.8º e Art.9º do RJFCP)
Datas das sessões presenciais:
- 16 de janeiro, 18h00-21h00
- 17 de janeiro, 10h00-17h00
- 31 de janeiro, 10h00-17h00
Datas das sessões síncronas:
- Síncrona 1, 13 de janeiro - (18h00-19h00) - terça-feira
- Síncrona 2, 22 de janeiro - (18h00-19h00) - quinta-feira
- Síncrona 3, 27 de janeiro - (18h00-19h00) - terça-feira
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM - 50 €
Não Sócios2 - 100€
1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e obtenha um desconto de 50% ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 25
Local:
Museu de Portimão Rua D. Carlos I Zona Ribeirinha, 8500-607 Portimão - Localização google maps: https://maps.app.goo.gl/21H1fTS3DeixScjdA
Sinopse:
O reconhecimento da música como linguagem e da língua como fator de realização e comunicação torna transversais os processos de aprendizagem de uma e de outra.
Os estudos em neurociência têm vindo a consolidar e a tornar mais evidente a forma como se aprende uma língua e as semelhanças com a aprendizagem musical, para além dos aspetos de facilitação e vantagens de quem aprende música na fluência e compreensão da língua.
Tornou-se evidente a necessidade de juntar as duas áreas num projeto de formação interdisciplinar, explorando estratégias, conteúdos e contextos da música e da língua propiciadores da construção do significado das palavras, dos textos e dos sons da música das palavras.
"Assumir o português como objeto de estudo implica entender a língua como fator de realização, de comunicação, de fruição estética, de educação literária, de resolução de problemas e de pensamento crítico" (AE Port. 1.º CEB).
"A música é uma arte presente em todas as culturas e no quotidiano dos seres humanos. É uma linguagem universal que assume uma muito singular forma de criatividade. A música é uma prática social comunicativa e expressiva. A partir do ouvir e através da produção sonora em conjunto do cantar, do tocar, do compor, do olhar, do escutar, as crianças e jovens dialogam e constroem significados, partilhando-os e transformando-os, enriquecendo assim as suas práticas e horizontes culturais em consonância com as diferentes Áreas de Competências do Perfil dos Alunos" (AE Música).
Objetivos:
Conteúdos da ação:
- Processos de ensino e aprendizagem: do ensino de conteúdos para a criação de contextos de aprendizagem
- Estratégias para gerar e questionar as ideias:
- porque não?
- encontrar uma pulsação na prosódia: textos rimados e não rimados (lengalengas, charadas, jogos, trava-línguas, provérbios e rimas infantis, …);
- descobrir nos sons e na música geradores de sensações, sentimentos, ideias e textos;
- sonorizar textos/ histórias;
- analisar o ritmo das palavras;
- criar melodias para palavras e frases/versos;
- compor textos orais e escritos;
- dizer um texto/poema e tocar sílabas tónicas;
- decompor frases/versos em padrões silábicos e sílabas métricas;
- substituir palavras numa canção;
- criar letras para canções;
- recorrer a aplicações digitais para fazer música e/ou musicar frases/versos, textos e histórias.
Metodologias de realização da Ação
A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem b-learning.
Será criada uma disciplina no Moodle com todos os materiais que vierem a ser produzidos, para contextualização da ação e leitura e criação de situações de aprendizagem interdisciplinar.
Prevê-se um momento de caráter teórico, para contextualização do percurso a desenvolver, com referência ao Perfil dos Alunos, às AE de Português e Música e à mais-valia do recurso às TIC.
As sessões serão essencialmente práticas, com momentos de reflexão sobre as mesmas.
As atividades desenvolvidas na transversalidade entre o Português e a Música recorrem a diversas aplicações digitais.
Regime de avaliação
- Participação e envolvimento nas tarefas propostas.
- Elaboração de reflexão crítica individual sobre as atividades desenvolvidas.
Na avaliação dos/as formandos/as dá-se cumprimento às determinações legais, nomeadamente os n.ºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2.ª Série, N.º 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.
A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente
- 5 a 6,4 valores – Regular
- 6,5 a 7,9 valores – Bom
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom
- 9 a 10 valores – Excelente
Bibliografia:
Aprendizagens Essenciais em Português e Música 1.ºCEB e 2.ºCEB - https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Costa, M. J. (1992). Um Continente Poético Esquecido. As rimas infantis. Porto: Porto Editora
Freitas, M. J & Santos, A. L (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri | APP
Plataforma Digital de recursos artísticos e pedagógicos: www.cantarmais.pt
Mills, J.(2005) Music in the Schools. Oxford University Press
Manuela Encarnação
Mestre em Ciências da Educação especialização em orientação da aprendizagem pelo Instituto de Educação da Universidade Católica, tem o Curso de Formação Avançada do Doutoramento em Educação, na área de especialização em Formação de Professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o CESE em Supervisão Pedagógica e Gestão da Formação pela Escola Superior de Educação de Lisboa e o Curso Geral de Canto e Composição da Escola de Música do Conservatório Nacional.
Professora de Educação Musical do Agrupamento Almeida Garrett onde exerceu diversos cargos de gestão pedagógica de 1990 a 2006. Formadora credenciada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Educação Musical/ Música, Concepção e Organização de Projetos Educativos e Didáticas Específicas (Educação Musical/ Música).
Orientadora pedagógica e professora tutora nos cursos de formação inicial variante de Educação Musical, a convite da Escola Superior de Educação de Lisboa entre 1991 e 2003. Tem diversas publicações em coautoria de livros escolares e de canções infantis.
Membro da Direção da APEM desde 2005 e Diretora do Centro de Formação da APEM de 2009 a 2022. Presidente da Direção da APEM desde 2016.
Membro do Conselho Científico do IAVE desde 2014. Em representação deste órgão, foi Conselheira do Conselho Nacional de Educação entre 2015 e 2021.
Filomena Viegas
Filomena Viegas é diretora executiva da revista Palavras, da Associação de Professores de Português (APP) e presidente da Mesa da Assembleia Geral; foi presidente da Direção até 2021 e diretora do Centro de formação até 2018.
Tem certificação do CCPFC como formadora nas áreas e domínios A46 Português/Língua Portuguesa, C05 Didáticas Específicas, C15 Tecnologias Educativas.
É autora e coautora de publicações na área do ensino do Português e das Tecnologias digitais. Tem mestrado (1996, FLUL) em Linguística Portuguesa Descritiva e doutoramento (2014, FLUP) em Didática de Línguas.
Para se inscrever, clique no link em baixo e preencha o formulário:
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
A APEM é membro do Conselho de Associações Profissionais da ISME - International Society for Music Education, EAS - European Association for Music in Schools e MEP Group - Music Education Policy Group
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
Newsletter da APEM
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.
Apoios:
Contactos:
apem associação portuguesa de educação musical
Praça António Baião 5B Loja1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
© Associação Portuguesa de Educação Musical
© Associação Portuguesa de Educação Musical


