De A a Z para a Música na Educação
De A a Z para a Música na Educação... por Liliana Marques
Educadora de Infância, Licenciada em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, Mestre em Ciências da Educação na especialidade de Avaliação e Desenvolvimento Curricular.
Docente em diversos contextos educativos no meio rural e citadino, na rede pública e solidária, em creche e jardim de infância.
Exerceu funções na DGIDC/ME (2000-2011) participando em diversos projetos: Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias-DQP, Rede ECEC da OCDE, grupo de trabalho para a conceção das brochuras da Língua e da Matemática para a educação pré-escolar.
Na Fundação Aga Khan (2011-2014) foi formadora em contexto e Diretora Pedagógica do Centro Infantil Olivais Sul.
Foi Vice-Presidente da Associação dos Profissionais de Educação de Infância - APEI, membro da equipa editorial dos Cadernos de Educação de Infância (2011-2016) e Presidente da Assembleia Geral da Associação (desde março 2016).
É formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua.
Atualmente exerce funções na Direção-Geral da Educação, é coautora das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, membro do projeto-piloto Grupos Aprender, Brincar, Crescer e representante do ME na Rede da OCDE Early Childhood Education and Care.
Clique no seguinte link para ler este A a Z:
A
de Aprendizagem, de Ação educativa que não se pretende que seja a de transmitir mas a de escutar e de proporcionar contextos de educação desafiantes, interativos em que se possa aprender a aprender.B
de Brincar.Atividade espontânea da criança, que corresponde a um interesse intrínseco e se caracteriza pelo prazer, liberdade de ação, imaginação e exploração (OCEPE 2016). Ao brincar as crianças vão-se apropriando de conceitos que lhes permitem dar sentido ao mundo, realizam processos de socialização, constroem a imagem de si próprias, desenvolvem capacidades físicas e motoras. Vivem, crescem e aprendem! Brincar na escola, em casa, na rua, na natureza…
C
de Crianças.Indivíduos competentes, construtivos, curiosos, detentores de Direitos.
D
de Direito à educação desde o nascimento, de desafio de o considerarmos na Lei de Bases da Educação que, por enquanto, só considera esse direito às crianças a partir dos 3 anos de idade.E
de Educador/a de infância, que observa, que reflete, que verdadeiramente se coloca à escuta e toma decisões, que é capaz de se conter e não se antecipar às crianças, dando-lhe tempo e espaço para serem protagonistas da sua própria aprendizagem; que organiza o tempo, o espaço, os materiais, que cria um ambiente educativo culturalmente rico e desafiante.F
de Feedback construtivo, numa perspetiva de avaliação formativa.G
de Gardner, Howard Gardner, o cientista das inteligências múltiplas.H
de Histórias para crianças.Histórias que se contam, que se leem que apelam a todos os sentidos, que contribuem para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da memória, da linguagem, da capacidade de reflexão e da construção da identidade. Histórias contadas em casa, na escola, no espaço exterior, pelos educadores e professores, pelos pais, pelas crianças, pelos avós. E as crianças gostam tanto!
I
de Intencionalidade educativa que caracteriza a intervenção dos docentes e que permite dar sentido a ação pedagógica.J
de Jazz, Louis Armstrong - What a wonderful world (1967).K
de Kilpatrik.Autor de O Método de Projeto. Segundo Kilpatrik o conceito de projeto na educação deve realçar a importância da experiência do educando no processo educativo, em oposição ao ensino tradicional no qual o aluno é reduzido à simples condição de recetor de conteúdos. Realça a ideia de que a educação deveria ser considerada parte da própria vida e não uma mera preparação para a vida. (Kilpatrik, W.H., 2006).
L
de Liberdade.Liberdade de falar, de escrever, de opinar, de votar, de escolher, de protestar, de falhar…
M
de Música.De música que está presente na nossa vida desde muito cedo. Sendo a qualidade uma exigência fundamental, é imperativo que as crianças oiçam música de géneros, formas e estilos musicais diferentes, através de diferentes recursos, que lhes permita o acesso à arte e à cultura artística.
N
de Nelson Mandela (1918-2013).Foi presidente da África do Sul, depois de ter sido um defensor da liberdade e do fim do apartheid. Uma das suas frases mais conhecidas: Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros.
O
de Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar .Documento que se constitui como uma referência para apoiar os educadores de infância na construção e gestão do currículo, que deverá ser adaptado ao contexto social, às características das crianças e das famílias e à evolução das aprendizagens de cada criança e do grupo. Não se trata de um programa a cumprir http://www.dge.mec.pt/ocepe/ .
P
de Pedagogia, de Paulo Freire.Educador, pedagogo e filósofo brasileiro que entende a pedagogia como um meio de ler o mundo, dialogar, escutar e conscientizar.
Q
de Queen.Para ouvir ontem, hoje e sempre! É a banda rock que mais ouvi durante a minha vida e que me transporta para as matinés dos anos 80 e é a música que oiço quando faço uma grande viagem. O meu dueto preferido: Freddie Mercury & Montserrat Caballé - Barcelona (Live at Ku Club Ibiza, 1987)
https://www.youtube.com/watch?v=pPG5DP2RQZkR
de Reggio Emilia.Uma cidade situada no norte de Itália, na região de Emilia Romagna que inspirou Loris Malaguzzi fundador da perspetiva pedagógica que tem na arte a ferramenta para o pensamento. É identificada como a pedagogia da escuta, reconhece que as crianças usam as cem linguagens para se expressar, pensar, descobrir, aprender, através do desenho, da escultura, da dança, do movimento, da pintura, da música e do brincar ao faz-de-conta. Brincar e aprender estão profundamente ligados.
S
de Saxofone.Instrumento de sopro muito usado no jazz .
T
de Teatro Musical.Outro modo de contar histórias em que, para o desenvolvimento da narrativa dramática, se estabelece um diálogo entre a representação e a música que envolve o canto, a dança e o teatro.
U
de Universal, a música é uma linguagem universal.François Guizot (França 1787-1874, político e historiador) afirmava que “a música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo”.
V
de Voz.Voz para cantar, mas também ter voz e ser escutado.
W
de William Shakespeare (1564-1616).Dramaturgo e poeta inglês, foi o maior escritor da língua inglesa e o maior influenciador dramaturgo do mundo.
X
de Xutos e Pontapés.Emblemática banda portuguesa de rock formada no final do ano de 1978.
Y
de Yes we can! - Barack Obama.Z
de Zuza Homem de Mello.Música com Z é o seu oitavo livro onde publica 140 textos sobre música brasileira ou jazz que reúne artigos, reportagens e entrevistas publicados ao longo de 58 anos de atividade jornalística, nos principais órgãos da imprensa nacional além de alguns inéditos (1957-2014).
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
Newsletter da APEM
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.
Apoios:
Contactos:
apem associação portuguesa de educação musical
Praça António Baião 5B Loja1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
© Associação Portuguesa de Educação Musical
© Associação Portuguesa de Educação Musical