Nesta ação de formação vamos conhecer melhor os objetos que nos rodeiam diariamente, aos quais normalmente não prestamos atenção. Iremos visitar projetos artísticos inspiradores relacionados com objetos do quotidiano. Procuraremos estabelecer critérios sonoros e ecológicos para a seleção de objetos com potencial para integrarem produções sonoro-musicais e criações pedagógicas consertadas com objetivos de aprendizagem específicos, à luz da legislação em vigor.
Objetos do quotidiano aplicados à música: Ambientes educativos e sustentabilidade
ESGOTADO
Ação de formação de curta duração*
6h | Certificada pelo Centro de Formação da APEM
por
Maria João Magno
Destinatários:
Professores dos grupos 100, 110, 250 e 610
Datas:
20 a 25 de março de 2023
Horário das sessões síncronas:
- Segunda-feira, 20 de março das 19h00 às 20h30
- Quarta-feira, 22 de março das 19h00 às 20h30
Valor da Inscrição:
- Sócios da APEM - 15 €
- Outros - 30€
*Ação de formação de curta duração certificada e reconhecida pelo CFAPEM nos termos do disposto na alínea d) do ponto 1 do artigo 6º, no ponto 2 do artigo 7º e no ponto 2 do artigo 19º do Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro e do Despacho e do Despacho no 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de Retificação no 470/2015 de 11 de Junho
Nesta ação de formação vamos conhecer melhor os objetos que nos rodeiam diariamente, aos quais normalmente não prestamos atenção. Iremos visitar projetos artísticos inspiradores relacionados com objetos do quotidiano. Procuraremos estabelecer critérios sonoros e ecológicos para a seleção de objetos com potencial para integrarem produções sonoro-musicais e criações pedagógicas consertadas com objetivos de aprendizagem específicos, à luz da legislação em vigor.
Objetivos
- Sensibilizar para a importância da observação sensorial do objeto na procura do seu potencial sonoro
- Sensibilizar para a sustentabilidade
- Fomentar a experimentação sonora e a criação musical
- Valorizar as práticas em grupo para uma aprendizagem integral
- Articular as práticas pedagógicas com os documentos orientadores em vigor
Conteúdos
- Apresentação dos elementos que constituem o grupo de trabalho
- Partilha do Tigelafone, uma proposta musical centrada na tigela com recurso a pequenos objetos do quotidiano
- Apresentação de diversos Projetos
- Como ouvimos? O que percebemos?
- Critérios sonoros do objeto do quotidiano
- Critérios ecológicos para a utilização de objetos do quotidiano
- Criações sonoras/musicais, individuais e coletivas, com objetivos de aprendizagem e de interesse pedagógico, baseados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais
Bibliografia
- Henrique, Luís. (2007) Acústica Musical. Fundação Calouste Gulbenkian
- Bosseur, Dominique e Bosseur Jean-Yves. (1990) Revoluções Musicais: A música contemporânea depois de 1945. Editorial Caminho
- Desenvolvimento sustentável
https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/os-17-ods - Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de Julho
- Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de Julho
- Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho | Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
https://www.dge.mec.pt/noticias/perfil-dos-alunos-saida-da-escolaridade-obrigatoria - Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julho | Aprendizagens Essenciais
https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais - Resolução de Conselho de Ministros nº 90/202 | Plano 21/23 Escola+
https://escolamais.dge.mec.pt/
Maria João Magno
Autora do Tigelafone.
Desempenho como músico na criação artística, gestão e colaboração em diversos projetos - poesia, dança, pintura e vídeo - com concertos em equipamentos culturais do país.
Colaboração em gravações discográficas e em publicidade na área da música.
Prémio Internacional Ultimaker Education Chalenge 2016, tendo concorrido com o projeto pedagógico inovador Orquestra Ultimaker, para a criação de objetos sonoros visando a integração das Artes no STEM. Menção Honrosa no I Concurso de Composição de Canções para Crianças sobre Poemas Portugueses, promovido pela APEM, 2014.
Publicações, destacando-se «Instrumentos Musicais com material reutilizado: uma contribuição para projectos de educação expressiva» e «Tigelafone: quando tigelas se transformam em instrumento musical», capítulos integrados na obra Educação Expressiva, editada pela Tuttirèv, 2011.
Em mobilidade estatutária integrou a equipa de Educação Estética e Artística no Ministério da Educação e Ciência, 2012 e a Equipa da Divisão de Apoio Pedagógico e Inovação Educativa do Departamento de Educação, na Câmara Municipal de Cascais, 2019-2022, para a colaboração em projetos de promoção da música e do sucesso educativo junto das Escolas.
Professora do quadro (250/610) do Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, possui experiência como docente no Ensino Superior, Artístico Especializado e Básico 1º, 2º e 3º ciclos, desde 1989.
Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Educação Musical/ Música.
Licenciada em Ciências Musicais , especialização no ramo de Animação Musical e Curso de pós-licenciatura no Ramo de Formação Educacional em Ciências Musicais , pela Universidade Nova de Lisboa. Frequência do Curso de Piano do Conservatório Nacional de Música.
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
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http://www.cantarmais.pt/pt
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© Associação Portuguesa de Educação Musical
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